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Chuva de seguidores: aumentar os seguidores no Instagram melhora os resultados da sua empresa

O Instagram conta com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente. Diante dessa alta quantidade de internautas, é difícil encontrar lojas que não estejam presentes na rede social. Hoje, muitos e-commerces contam com a plataforma para vender e divulgar produtos. Lojas físicas também aproveitam a oportunidade para estender o comércio ao ambiente digital e conquistar novos clientes – e assim começa uma corrida bem específica, a corrida pela chuva de seguidores.

O Instagram, diferentemente do Facebook e do YouTube, tem o funcionamento baseado na relação entre um perfil e seus seguidores. Esses perfis podem ser diversificados: pessoal, comercial, para criadores de conteúdo, entre outros. E, para pessoas com negócios em mente, os perfis comerciais (Instagram business) são os mais indicados. Ao modificar o perfil e administrá-lo de acordo com algumas estratégias para vendas, é possível adquirir lucro e ainda a confiança dos seus clientes.

Para isso, é fundamental contar com seguidores engajados, que interajam com você. Afinal, somente ter um número elevado de followers não é suficiente. Para que a marca consiga um resultado satisfatório, é necessário determinar um público-alvo e criar conteúdos personalizados e focados no nicho escolhido. Para saber como conseguir seguidores no Instagram, atente-se às próximas dicas!

Chuva de Seguidores: 5 Passos para ganhar seguidores no Instagram

1. Não compre seguidores

O mecanismo está cada vez mais trabalhando contra as atividades que não são permitidas dentro da plataforma. Existem “limpezas” para a remoção de perfis falsos, e a maioria dos seguidores comprados são fakes. Além disso, não é possível mensurar os resultados de sua loja se não existir um público que responda aos questionários, curta e comente as publicações.

Outro ponto fundamental é a entrega de conteúdo personalizado. Cada usuário apresenta um perfil de gostos, publicações e seguidores. Por meio disso, a rede social consegue criar um feed para cada um. Essa distribuição de publicações está relacionada à interação que cada post recebe. Ou seja, se grande parte dos seus seguidores não são reais, sua relevância será baixa e o seu material não será divulgado para potenciais clientes.

2. Interaja com seus seguidores

É muito importante que exista o engajamento dos seus seguidores. Para isso, sempre “instigue” comentários, curtidas e compartilhamentos. Uma boa alternativa é o “call-to-action“, ou seja, utilizar verbos no imperativo como: curta, compartilhe, comente se gostou do post ou se foi útil para você.

3. Utilize as possibilidades disponíveis

É muito importante ter um feed organizado e com todas as informações necessárias disponíveis na bio, como telefone, endereço e do que se trata o perfil. Utilize reels, IGTV e lives (quando sentir necessidade). Assim, você passará a ter mais credibilidade. Converse com pessoas da área, mostre o dia a dia da empresa e ofereça dicas sobre o assunto. Por exemplo, se o seu segmento for alimentício, demonstre o preparo dos pratos, passe algumas receitas e entreviste chefs gourmet. Se for moda, os reels são muito úteis: com a ferramenta, é possível criar diferentes looks com peças similares em um mesmo vídeo e fazer uma edição moderna e criativa.

O recurso reels do Instagram é muito útil para lojas de acessórios

Variar o canal de transmissão também é importante. Produzir conteúdo para o YouTube e adaptar para o Instagram é uma boa opção. Lembre-se de utilizar linguagens específicas: cada rede social exige um tipo de comunicação. Se os seus vídeos para o YouTube podem ser maiores, transforme-os em versões mais objetivas, mesmo que seja para o IGTV.

4. Tenha uma rotina

É importante elaborar uma rotina de posts. Isso não significa postar todos os dias para ganhar seguidores, mas sim uma periodicidade de conteúdos. Os seus seguidores precisam entender que você está presente na rede social e disponível para eventuais dúvidas que surgirem: nunca deixe de responder directs e comentários. 

5. Posicione-se digitalmente

Como dito anteriormente, a presença e o posicionamento digital do indivíduo é importante para que o seu negócio “decole” e atinja os objetivos desejados. Para ter uma “chuva de seguidores“, além de técnicas específicas como uso correto de hashtags, localização e horário de postagens, cuidar da sua imagem na rede é fundamental. Você precisa mostrar para as pessoas como o seu trabalho pode ajudar a vida delas: não vender somente produtos, mas soluções.

No Instagram, o foco é o compartilhamento de imagens e vídeos | Foto: Kate Torline
Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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