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Marketing digital: 5 erros de engajamento para evitar nas redes sociais

O engajamento nas redes sociais é um dos principais fatores para alavancar seu perfil on-line e fortalecer o marketing digital dos seus serviços. Mas, afinal, o que é engajamento e por que ele importa? Essa é uma medida de marketing que mensura o número de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos, por exemplo) do público em suas publicações. Quanto mais engajamento, maiores os alcances para atingir outros usuários e consequentemente mais benefícios aos seus negócios, pelo crescimento de clientes e possíveis clientes.

Saiba cinco erros que causam perda de engajamento | Foto: Unsplash

Por isso, ao buscar por engajamento nas redes sociais, é preciso evitar alguns erros que podem comprometer o desempenho das suas atividades. Conheça cinco problemas muito comuns que podem atrapalhar o seu engajamento digital e evite-os sempre em suas estratégias on-line!

Inatividade das redes sociais

As redes sociais são impulsores muito fortes para empresas que querem crescer com as tendências atuais. Isto é, fazer postagens frequentes no meio digital será um grande fator para aumentar seu engajamento on-line. Por isso, a falta de publicações dentro da Internet pode influenciar no baixo rendimento para seus negócios.

Os consumidores na web são bem ativos dentro das redes sociais. Seu público, no geral, deve buscar por regularidade e atualizações dos perfis e páginas que seguem. Um exemplo disso é que, em 2020, a média de uso que os usuários do Instagram gastaram na plataforma foi de 30 minutos por dia, segundo os dados da Hootsuite. Enfim, a fidelização da audiência virá após uma constância na postagem dos seus conteúdos digitais.

“Engajamento Instagram: saiba como mantê-lo | Foto: Unsplash

Comprar seguidores: engajamento falso

Comprar seguidores é um erro que muitos fazem e que pode complicar sua publicidade na rede. Essa é uma forma de perder credibilidade, perder relevância nas recomendações e diminuir drasticamente o engajamento entre usuários. Pois, com a compra de perfis fakes ou bots para seguirem sua conta, a média de interação será baixa em suas publicações, por não ser uma comunidade real presente.

Aliás, quem faz uso de robôs automatizados para seguir sua conta, especialmente no Instagram, está infringindo uma condição dos termos de uso da rede social. Então, além de retirar o engajamento orgânico, isso pode acarretar em consequências maiores ao seu perfil. Se o algoritmo da plataforma descobrir essa violação, você será penalizado pela atitude com uma suspensão das atividades na plataforma, ou até mesmo com a perda de sua conta.

Falta de planejamento

A falta de estratégias e planejamento em um perfil comercial no Instagram pode prejudicar sua marca pela má execução dos seus conteúdos na plataforma. Para investir em uma conta na rede social, é preciso criar conteúdo de qualidade e organizar a data e ordem das publicações, criando um padrão a ser seguido. Sem essa estrutura, os materiais que forem postados nas redes sociais podem ficar bagunçados e sem apelo para atrair novos seguidores nos seus negócios. Também é importante desenvolver uma boa identidade visual.

Falta de anúncios

Os anúncios são fundamentais para aumentar o engajamento da sua página e recomendar o perfil para novos leads. Sem essa funcionalidade, sua conta pode perder potencial na rede e sofrer com baixas na relevância e com a diminuição de recomendações para outros usuários. Esse é um erro que não afeta de forma radical o seu negócio. Mas, com o investimento em anúncios pagos, as buscas de maneira não orgânica ajudariam muito a sua marca.

Uso de bots

Por fim, as respostas automáticas soam superficiais aos seus consumidores e não dão profundidade na relação entre seguidor e perfil comercial. Os bots usados para gerar mensagens já programadas dificultam a troca honesta e orgânica que a conta teria com potenciais novos leads, ocasionando na falta de engajamento. Também, essa é outra violação de contrato com as condições de uso das redes sociais, como o Instagram, pois ele “entende” como mensagens de spam e pode penalizá-lo com um bloqueio ou desativamento do seu perfil.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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