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Redes sociais: é interessante investir em mais de uma?

O isolamento social impulsionou o uso das redes sociais. De acordo com uma matéria publicada pela Jovem Pan, nos últimos meses, Instagram, Facebook e Whatsapp tiveram um crescimento de cerca de 40% e o TikTok ultrapassou 1 milhão de downloads. Por isso, utilizar estratégias de marketing que envolvem essas mídias é algo tão poderoso e eficaz.

Com tanta opção no mercado fica difícil decidir se vale ou não a pena escolher apenas uma para investir. Para te ajudar com essa dúvida, explicararemos neste artigo a importância de apostar em várias mídias e te ajudar a definir quais as melhores redes sociais para sua estratégia. Confira!

Investir em diferentes redes sociais é uma ótima estratégia de promoção | Foto: Pixabay

Por que vale a pena investir em muitas redes sociais?

As redes sociais trabalham com formatos diferentes, atingem pessoas variadas e de maneiras distintas. Por isso a importância de investir em mais de uma rede. Ampliar sua presença online nunca é má ideia, pelo contrário. Quando você faz isso, sua marca é melhor propagada e, consequentemente, mais conhecida.

Além das possibilidades de atingir mais pessoas e impactar seu público de diferentes formas, esse investimento tende a trazer mais autoridade para a marca, maiores possibilidades de conversão e tráfego para o site. Os mecanismos de busca também consideram a linkagem de páginas em redes sociais. Portanto, seu site ainda pode ganhar algumas posições no Google se a vantagem for usada corretamente.

A importância de adaptar o conteúdo e escolher com calma

Entretanto, não é apenas criar perfis em várias redes sociais, é preciso saber lidar com cada uma. Todas as mídias possuem suas particularidades e aprender isso é um grande passo para implantar uma estratégia bem estruturada. Seu conteúdo precisa ser adaptado para cada rede, a fim de atingir os objetivos desejados.

Além disso, é necessário conhecer seu público-alvo. Não adianta buscar as redes que gosta se a maioria das pessoas que você quer atingir não estão nelas. Antes de traçar sua estratégia em alguma mídia, é essencial conhecer seu público e entender do que ele gosta. Por isso é importante realizar uma pesquisa prévia.

Veja as melhores redes sociais para investir

Agora que você já sabe a importância de adaptar seu conteúdo de forma que ele possa ser compartilhado em diferentes redes sociais e entende a relevância de descobrir onde está seu público, é hora de conhecer as melhores redes sociais para investir, bem como as especificidades de cada uma. Assim, você poderá decidir quais delas fazem mais sentido para sua estratégia. Veja abaixo!

Facebook

Segundo um relatório da We Are Social e Hootsuite, o Facebook ocupou o primeiro lugar no ranking das redes sociais mais usadas de 2020. Essa rede é bastante abrangente, serve tanto para relacionamentos pessoais quanto para promover negócios. A capacidade de gerar interação em vários formatos (textos, vídeos e fotos), patrocinar campanhas e direcioná-las para públicos específicos, faz dela uma das preferidas dos estrategistas.

Instagram

O Instagram também é bastante querido. E, por ser uma rede social praticamente toda focada no visual, a estratégia a ser usada nela precisa ser um tanto diferente. Para se dar bem nessa rede é preciso apostar em posts visuais de muita qualidade e aproveitar os recursos que a plataforma oferece. IGTV e Reels são ótimas ferramentas para atrair pessoas que ainda não te acompanham, enquanto os Stories são ótimos para interagir com seus seguidores.

LinkedIn

O foco do LinkedIn são contatos profissionais. Diferente das redes sociais anteriores, a maior parte das pessoas faz uso dele visando conseguir conexões no meio profissional. Uma das principais vantagens em investir no LinkedIn é poder se conectar diretamente com grandes profissionais de áreas diversas.

Nessa rede é mais fácil se conectar com tomadores de decisões. Então, conteúdos mais sérios como artigos e atualizações acerca de realizações da empresa, são algumas formas de interagir na rede e gerar conversões. Além dos grupos segmentados, onde profissionais do mesmo segmento podem trocar ideias e fazer networking.

TikTok

Chegou há pouco tempo, mas já faz parte do dia a dia de muita gente. De acordo com o relatório da We Are Social e Hootsuite, o TikTok é o nono na lista das redes sociais mais usadas no Brasil e oitavo no ranking mundial. Marcas e influenciadores digitais têm investido forte em estratégias na rede. Sua principal vantagem é a possibilidade de viralizar e, com isso, conquistar mais público.

YouTube

O YouTube é uma rede focada no compartilhamento de vídeos que fica atrás apenas do Google quando o assunto é sites mais visitados do mundo. Investir em conteúdos para essa mídia pode trazer muitos benefícios para você. Além de ser uma forma de conquistar autoridade na internet, é uma maneira muito eficaz de atingir pessoas que ainda não conhecem seu trabalho.

Portanto, redes sociais são ótimas ferramentas para promover marcas e pessoas. Entretanto, para que suas estratégias funcionem, é necessário entender cada uma e dedicar-se à produção de conteúdo personalizado. Além de escolher bem em quais redes investir, considerando o que faz mais sentido para seus objetivos e onde seu público em potencial se encontra.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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