Categories: Blog

5 dicas para profissionalizar o seu perfil no Instagram

De acordo com uma pesquisa da SocialBakers, empresa global de marketing de mídia social com inteligência artificial, o Instagram é a rede social com maior engajamento, superando até o Facebook em 2019. Isso demonstra um grande potencial para empresas investirem na rede social e passarem a lucrar mais. Além de ser uma possibilidade para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos

Construa um perfil profissional no Instagram para a sua empresa | Foto: JESHOOTS.COM

Desde junho de 2016, existe a opção de perfil profissional no Instagram. Com isso, é possível separar quem quer efetivar vendas de produtos ou serviços de quem deseja apenas compartilhar a sua vida pessoal. Nesse tipo de conta, existem métricas para acompanhar a evolução do engajamento e das vendas, além de anúncios que podem contribuir com a divulgação da sua página. Saiba como criar uma conta comercial no Instagram ou até mesmo modificar a sua pessoal com algumas dicas simples e eficazes!

1. Perfil comercial

Para mudar a sua conta pessoal para profissional/comercial, siga os próximos passos:

  • Clique nos três risquinhos no canto superior direito, depois em “configurações”, depois em “conta”;
  • Clique em “mudar para o perfil comercial” ou “adicionar as ferramentas de negócios do Instagram”;
  • Quando aparecer a tela de “bem-vindo às ferramentas de negócios do Instagram”, clique em “continuar”.
  • Conecte sua página do Facebook.

Fique atento: você precisa ser administrador dessa página para conseguir vinculá-la ao Instagram. Além disso, o seu perfil deve ser público. Outros pontos importantes para o perfil da sua empresa no Instagram são as informações de contato: deixe a “bio” mais completa com  informações objetivas sobre o seu negócio. Não se esqueça de adicionar links para seu site (se ainda não tiver, avalie a possibilidade) e telefones (WhatsApp). Se existir também uma loja física, coloque o endereço.

2. Horários

Os dias e horários ideais de consumo de conteúdo pelo seu público estão na ferramenta de negócios do perfil. Utilizá-los na hora de postar pode garantir um maior engajamento dos usuários e, até mesmo, uma maior conversão em vendas.

3. Credibilidade

Para transparecer credibilidade, priorize a qualidade dos seus conteúdos. Isso quer dizer que você precisa entregar informações que gerem valor na vida do seu cliente ou possível cliente, soluções para os seus problemas. É fundamental pesquisar boas referências e fontes para o que é compartilhado. Além disso, não se esqueça da qualidade das fotos e dos vídeos: uma boa iluminação, foco e diminuição de ruídos externos para IGTV, reels e stories são fundamentais.

4. Posts patrocinados

Com os posts patrocinados, pessoas que ainda não seguem a sua página podem ter acesso ao seu conteúdo. O anúncio será sinalizado como “patrocinado” no feed e possibilita a adição de links para o próprio perfil, para um produto ou serviço ou para o site da empresa. Para que o resultado seja efetivo, defina o público-alvo desses posts.

5. Interação

Seus seguidores não são apenas números. Trate-os como pessoas e preze sempre por um relacionamento humanizado. Responda aos comentários e directs e estimule sempre a interação com o seu perfil. 

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

Como analisar a performance de um e-commerce

O e-commerce, ou seja, comércio baseado em compras e vendas realizadas pela Internet, está cada…

21 horas ago

Identidade visual: o que seu marketing digital ganha com isso?

Qual a primeira coisa que você nota quando acessa o perfil de uma marca nas…

2 dias ago

Instagram: como ganhar dinheiro com sorteio na rede social

Trabalhar com negócios digitais, principalmente nas redes sociais, exige algumas estratégias de marketing e bastante…

3 dias ago

Networking: 3 dicas para conseguir contatos com as mídias sociais

Os relacionamentos são importantes para qualquer área da vida, inclusive a profissional. Networking trata-se disso,…

4 dias ago

Impulsionar Instagram: saiba como

Impulsionar Instagram é uma tarefa que ajuda na visibilidade da sua marca dentro da plataforma…

5 dias ago

Nunca é tarde para ter seu negócio de sucesso on-line

Nunca é tarde para começar um negócio on-line. Sim, é um clichê, mas é verdade.…

6 dias ago