A cada dia que passa, o comércio eletrônico cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, por isso diversos livros sobre e-commerce foram criados. O objetivo dessas obras, no entanto, não é simplesmente ensinar a vender, mas sim orientar, dar dicas e mostrar como esse tipo de comércio pode ser lucrativo e certeiro.
O e-commerce é uma modalidade que vem se popularizando cada vez mais. Essa modalidade surgiu nos Estados Unidos, na década de 90 e início dos anos 2000 e, desde então, o comércio eletrônico só ganha destaque mundial e é apresentado como uma forma de venda viável, após a epidemia de SARS na Ásia. Pois, quando as pessoas se veem impossibilitadas de comprar presencialmente, elas são obrigadas a buscar por outras formas. Isso se repete na pandemia de Covid-19, quando o e-commerce viu seu ápice no Brasil, por exemplo.
Dito isso, a seguir, explicamos o que é o comércio eletrônico, como ele se desenvolveu no Brasil e os 5 livros sobre e-commerce para entender e se aprofundar sobre o comércio virtual.
O e-commerce, ou comércio eletrônico e comércio virtual, é todo tipo de venda que se realiza pela internet. Mais especificamente, são negócios que estruturam todo o seu processo de vendas de maneira on-line. É preciso entender, contudo, que o comércio eletrônico vai além da criação de um site para a exposição de produtos, pois esse comércio refere-se a todo um processo que será feito on-line, como apresentação e publicidade do produto, processo de compra (métodos de pagamento, métodos de envio, entre outros) e toda etapa que se realiza durante a compra.
Além disso, o e-commerce utiliza uma estrutura de envio de mercadoria, ou seja, uma de suas principais características é o produto chegar às mãos do cliente por meio da empresa. Sendo assim, além de todo o processo ser feito on-line, aquele produto será armazenado em galpões e depois transferido para uma transportadora, que fará a entrega para quem comprou.
O e-commerce irá digitalizar duas etapas fundamentais da venda de produtos: a própria venda, que como foi dito, terá todos os seus processos feitos on-line; e o atendimento ao cliente, que ocorre exclusivamente pela internet. A partir desses processos virtuais, o comércio eletrônico abre portas para a automação de outros processos, como o marketing.
Sendo assim, o e-commerce é um tipo de comércio que facilita e agiliza diversos processos importantes, como a divulgação dos produtos ou até mesmo a própria venda. É preciso, contudo, tomar cuidado com um detalhe e as estratégias de logística, porque o comércio eletrônico exige uma excelente logística de distribuição dos produtos, uma vez que são muitas entregas e em locais distintos.
O e-commerce no Brasil é datado da segunda metade da década de 90, pouco tempo após a popularização do método nos Estados Unidos. A popularização dessa prática, contudo, só cresceu a partir da segunda década do século XXI, após a popularização e expansão do acesso à internet, os preços competitivos praticados pelo mercado on-line e, recentemente, à pandemia de Covid-19 que, a partir de 2020, provocou o fechamento de lojas físicas, obrigando muitas marcas se voltarem para o comércio on-line.
Atualmente, o sudeste brasileiro é a região que mais aposta no e-commerce, que conta com diversas lojas e aplicativos de compra on-line. Além disso, a região possui o maior número de consumidores, seguido pelo nordeste brasileiro e, em terceiro lugar, a região sul do País. Os consumidores brasileiros, após anos de e-commerce, perceberam as comodidades e facilidades das compras eletrônicas. Além disso, criou-se uma confiança com o método, que até pouco tempo estava associado a golpes.
Essa confiança e a facilidade se convertem em dados. Segundo o NeoTrust, apenas no primeiro trimestre de 2021, o País registrou um aumento de 57,4%, em comparação ao mesmo período no mesmo ano. Quando falamos em faturamento, o e-commerce brasileiro faturou, entre janeiro e março de 2021, cerca de R$35,2 bilhões. Além disso, Worldpay from FIS acredita que até 2024, o comércio eletrônico no Brasil irá crescer em mais 56%.
Outro detalhe é a quantidade de brasileiros que passaram a fazer compras on-line. Em 2020, 80 milhões de pessoas utilizaram o e-commerce no País. Em 2021, apenas no primeiro trimestre houve um registro de 13 milhões de pessoas comprando on-line. Pesquisas apontam que a maioria dos consumidores são mulheres, representando 58,1% dos compradores. Os homens, no entanto, gastam mais que as mulheres em compras virtuais.
Esses dados indicam que, atualmente, o comércio eletrônico vem se sobressaindo ao comércio físico. Pois, além da pandemia que impedia as pessoas de saírem de casa, manter um comércio físico se tornou caro, devido a gastos como aluguel, luz, água, entre outros. Sendo assim, esse tipo de comércio não possui tantas facilidades. No entanto, aqueles que desejam começar seu próprio negócio, poderão se destacar no e-commerce.
Abrir um comércio eletrônico pode parecer desafiador, porém, não precisa ser um tiro no escuro. Atualmente, existem muitas pessoas que dedicaram sua vida a estudar esse tipo de comércio, enquanto alguns abriram seu próprio comércio on-line. Essas pessoas, por sua vez, decidiram lançar seus próprios livros sobre e-commerce e explicam sobre esse tipo de comércio, disponibilizando dicas valiosas para acender no mercado.
Grandes exemplos de livros são: Crie seu mercado no mundo digital, A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon, Sem Limites, Cauda Longa e Otimização de conversão. A seguir, conheça cada uma dessas obras e entenda como elas podem te ajudar a entender e abrir seu e-commerce.
O livro “Crie seu mercado no mundo digital” é um manual de como ingressar no mercado eletrônico. Nele, o autor ensina passo a passo como idealizar sua loja virtual, como escolher seu nicho, como ingressar no mercado e muito mais. O principal objetivo é guiar o leitor, e é pensado para aqueles que não tem prática com e-commerce. Ele partirá de dois pontos: a visão daquela pessoa que possui um comércio físico e deseja expandir e daqueles que irão começar o primeiro comércio.
O que torna o livro interessante, contudo, é a visão de Bruno de Oliveira, um dos pioneiros do e-commerce no Brasil. O empresário ingressou nesse negócio em 2000 e, atualmente, abriu a empresa E-commerce na Prática, voltada para ensinar as pessoas como começar seu próprio negócio, além de oferecer consultorias sobre o assunto. Por tal razão, essa é uma das melhores obras para quem deseja saber por onde começar para ter seu próprio negócio virtual.
O livro “A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon” não é um manual, mas sim um compilado dos bastidores da loja. Nele, o autor busca explicar como Bezos começou seu negócio, quais passos ele deu, seus erros e acertos, as pessoas que o influenciaram e muito mais. Por meio dessa obra, o leitor irá entender como nasceu uma das maiores lojas do mundo e como surgiu a segunda pessoa mais rica do mundo.
A obra foi escrita por Brad Stone, jornalista que dedicou parte de sua vida a estudar personalidades como Jeff Bezos. O autor realizou entrevistas, colheu materiais e escreveu um dos livros mais completos sobre como a Amazon começou, como se desenvolveu e cresceu. Por isso, essa é a leitura perfeita para se inspirar para abrir seu próprio e-commerce e ter uma noção de como trabalhar na área.
O livro “Sem Limites”, assim como “A Loja de Tudo”, narra como um grande e-commerce surgiu. Nesse caso, contudo, a história fala sobre a Netshoes, um dos maiores comércios eletrônicos de sapatos da América Latina. O livro aborda, em detalhes, como os primos e empresários Marcio Kumruian e Hagop Chabab transformaram sua loja física de sapatos em um e-commerce gigante. Nele, o leitor saberá como ocorreu a compra da plataforma, como ela foi idealizada e como eles lidaram com a concorrência. Esse, inclusive, é um dos pontos mais interessantes, pois eles explicam sobre o que é a concorrência e como se sobrepor a ela.
José Eduardo Costa traz uma narrativa envolvente e ideal para aqueles que querem conhecer mais sobre migrar de uma loja física para on-line. Ele apresenta as dificuldades enfrentadas nesse processo e algumas estratégias adotadas pelos donos.
Neste livro, escrito em 2006 pelo físico Chris Anderson, é abordado uma perspectiva muito interessante do mercado: a economia. Na obra, o autor explica como uma nova estratégia, denominada de cauda longa, impacta o mercado atual. Ele acredita que essa tática, que consiste em vender diversos produtos, mas em pouca quantidade, surgiu após a popularização da internet e das redes sociais.
O livro é perfeito para aqueles que desejam compreender como o mercado do e-commerce funciona e desejam conhecer a estratégia da cauda longa, utilizada por muitas lojas on-line.
O livro “Otimização de Conversão” traz uma análise do comportamento de clientes, com o objetivo de empresários e empreendedores compreenderem como o ROI (Retorno sobre Investimento) funciona e como realizar ajustes para maximizar suas conversões. A obra traz exemplos para que o leitor compreenda cada tópico abordado nos 10 capítulos do livro.
Por isso, a obra é ideal para os empreendedores que desejam compreender o que é ROI e como aplicar essa técnica corretamente em seu e-commerce.
Agora que você já conhece os melhores livros sobre e-commerce, está na hora de lê-los e começar seu próprio negócio. Agora, se você deseja ir além do comércio eletrônico e investir na internet, a solução está aqui. Com o Método Sirius, metodologia criada e desenvolvida por Bruno Ávila, você aprende como criar conteúdos estratégicos, se destacar dentro do mercado virtual e se tornar um verdadeiro empreendedor digital. Ficou interessado? Clique aqui e saiba tudo sobre o Método Sirius!
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