Se as redes sociais transformaram a internet num imenso show de sertanejo onde milhões de brasileiros tentam falar e ninguém escuta ninguém, é fundamental que você escolha um discurso que represente aquilo que cada pessoa gostaria de dizer para o mundo mas não tem como.
E não é qualquer pessoa. Você precisa dizer somente aquilo que as pessoas do seu nicho querem ouvir ou querem falar. Posicione-se sabendo que não será possível agradar a todos.
Por incrível que pareça, não agradar a todos faz parte da estratégia de aproximação com seu público. Quando você defende uma posição que o seu público concorda, você automaticamente passa a ser porta-voz do seu público. E isso é muito poderoso.
Em junho de 2015 publiquei um vídeo de uma palestra sobre marketing digital gravada exclusivamente para um evento online. Essa palestra apresentava um discurso bem diferente dos meus “concorrentes” da época (falo “concorrentes” por ser senso comum mas não os considero concorrentes mas colegas de trabalho. Afinal estamos todos no mesmo barco). 😉
Enquanto os outros focavam seus conteúdos nos dígitos e lucros financeiros (e não tem nada de mal nisso, tenho vários vídeos com o tema “ganhar dinheiro” também), apareci com um discurso contrário, falando dos cuidados que os outros deveriam ter em não serem iguais (realmente se todos estavam falando do mesmo assunto e da mesma maneira, seguindo a mesma receita sem adaptar ao seu jeito, todos se tornaram iguais aos outros).
No final revelei que minha principal riqueza não eram os dígitos mas os minutos e segundos que poderia dedicar ao meu filho e a minha família.
Quando enviei essa palestra para os organizadores do evento eles concordaram com meu discurso mas acharam inadequado por ser contrário aos discursos de outros palestrantes e até mesmo do próprio evento.
Tudo bem.
Por minha própria conta publiquei o mesmo vídeo no Youtube com o título “A Palestra Censurada sobre Marketing Digital”. Claro que o nome “censurada” chamou muito a atenção. Mas por falar um discurso diferente dos demais e ter identificado uma insatisfação de boa parte do público em relação às receitas de discursos prontos, me conectei rapidamente com essas pessoas. Pois estava falando aquilo que elas queriam falar para o mundo. Me tornei porta-voz delas.
Por falar aquilo que meu nicho queria falar, o vídeo se espalhou entre os simpatizantes do marketing digital e hoje conta com mais de 200 mil visualizações enquanto escrevo esse texto. Um número excelente para um nicho tão específico.
Agora o mais incrível não foram somente as visualizações. A palestra censurada está entre os três primeiros vídeos a aparecerem no resultado de busca quando procuramos por “marketing”no Youtube. Um termo extremamente concorrido. Sem nenhuma tag, sem nenhuma estratégia de palavra-chave, sem anúncio, nada. Apenas gravei um vídeo falando aquilo que meu público queria falar para o mundo da maneira que elas queriam ouvir.
E aqui está o resultado em audiência.
Fui notado.
Reconheceram o meu trabalho, independente de quem eu era (muitos me conheceram pela primeira vez por conta desse vídeo). Fui notado por esse público não pela minha formação, MBA, histórico, mas pelo trabalho digno de atenção que apresentei, defendendo uma causa, adotando um posicionamento e falando aquilo que eles queriam ouvir e falar.
Será que você não conseguiria fazer o mesmo com o seu nicho? Qual a insatisfação do seu público? O que os que já estão no mercado falam sobre o assunto? Onde você pode se encaixar de maneira diferente entre os discursos e posicionamentos de seus concorrentes?
No vídeo abaixo explico mais sobre a estratégia número 1 para ser notado e reconhecido no seu mercado. Ainda existem outras 7 estratégias que você vai encontrar nesse ebook aqui: “As 8 Estratégias para Ser Notável”
Deixe suas impressões e dúvidas no campo de comentários, aí embaixo que terei o maior prazer em responder. 😉
Abraços Notáveis!
Bruno Ávila
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