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Confira como criar comunidade no YouTube

A plataforma do YouTube sempre traz atualizações para melhorar a experiência do usuário e também de seus criadores de conteúdo. Com a ascensão dos YouTubers (como são chamados os criadores de conteúdo), foi notável um número crescente de fãs desses profissionais, e com isso surgiram as comunidades. Você sabe como criar comunidade no YouTube?

 Quando se planejam estratégias de marketing no YouTube, é muito comum que surjam dúvidas sobre o funcionamento desta plataforma. Afinal, o YouTube é uma rede social ou mídia social? E como criar comunidade no YouTube a partir disso? Essa plataforma do Google não pode ser comparada a outras redes, como o Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo o LinkedIn. As suas diferenças vão muito além do formato de conteúdo que é postado nessas plataformas.

 Veja aqui mais sobre como criar comunidade no YouTube, como ela funciona, como ter comunidade no YouTube, e o que é preciso para ter como ativar a aba comunidade no YouTube!

Como ativar comunidade no YouTube. |  Foto: Unsplash.

O que é comunidade no YouTube?

 Um dos maiores problemas encontrados por marcas na hora de criar uma estratégia de conteúdo para o YouTube é a falta de interação com os seguidores, e como mantê-los engajados e “fiéis” a sua marca. Ao contrário do Facebook, Instagram e Twitter, o YouTube não tem tantas opções para manter um contato com todos, todas elas são bem limitadas.

 Porém, com a nova atualização, existe a possibilidade de ter como criar comunidade no YouTube, facilitando essa comunicação entre marca e público e clientes (sejam eles novos ou antigos).

 A seção Comunidade dentro do YouTube funciona como um tipo de timeline dentro de cada canal do site. Após aprenderem a como criar comunidade no YouTube, os produtores de conteúdo conseguem postar mensagens e imagens para seus seguidores, além de compartilhar links, fazer publicidades, postagens, criar enquetes e também promover o seus vídeos.

 O recurso da comunidade no YouTube foi feito a partir de pesquisas realizadas pela plataforma e com donos de grandes canais de vídeos. A ideia de como criar comunidade no YouTube veio do desejo de fazer com que seus usuários passem mais tempo no site do que passavam anteriormente.

Como funciona a comunidade do YouTube?

 Um dos principais objetivos que levam produtores de conteúdo a pesquisar como criar comunidade no YouTube é, com certeza, o poder de divulgação de canais dentro da plataforma.

 As postagens feitas pelos produtores aparecem de modo forma cronológica, e podem até mesmo receber curtidas, descurtidas e comentários dos inscritos do canal em questão. Essa funcionalidade faz com que mais produtores tenham conhecimento e a possibilidade de saber como criar comunidade no YouTube.

 A comunidade no YouTube expande a interação que os donos de canais e público tem para além dos vídeos postados em seus canais. Desse jeito, o YouTube conseguiu tirar a necessidade que seus produtores tinham de se comunicar com inscritos em redes concorrentes, como o Twitter e o Facebook, fazendo com que se comuniquem em sua própria plataforma.

 A melhor parte de ter como criar comunidade no YouTube é a divulgação do seu trabalho. As postagens feitas não ficam restritas em seus canais, e podem ser exibidas dentro da seção de Início e feed de inscrições de outros usuários.

O que é preciso para ativar a comunidade?

 Infelizmente, nem todo produtor de conteúdo tem como criar comunidade no YouTube. Existem alguns requisitos que devem ser cumpridos para que você tenha uma ativação desse recurso.

Caso todos os requisitos tenham sido cumpridos, qualquer canal consegue ter a aba de comunidade ativada assim que ultrapassar 1000 inscritos. Os critérios para essa ativação são: não ter nenhuma penalização no canal (como vídeos removidos por infringir regras ou direitos autorais) e ativar o layout de canal personalizado (o Google considera essa ação como um indicador de “maturidade”.

Para que você consiga ter essa ativação, é só acessar o seu canal e selecionar a opção Personalizar o Canal. Com isso, você consegue adicionar um trailer para seu canal, indicar conteúdo para inscritos e também organizar vídeos e playlists em seções.

É importante lembrar que, de acordo com algumas novas regras de publicidade e segurança do YouTube, canais destinados ao público infantil não tem como criar comunidade no YouTube.

Como criar e usar a comunidade no YouTube?

Se o seu canal já tem como criar comunidade no YouTube, é hora de usufruir desse privilégio e usá-lo para promover a sua marca e canal.

Um dos principais recursos da aba de comunidade no YouTube não poderia ser diferente, não é? Com ela, você pode promover o seu conteúdo de uma forma muito mais fácil. É possível promover seus últimos vídeos publicados, garantindo um maior engajamento, publicar imagens dos bastidores de seus vídeos, mostrando a como acontece a produção de seu conteúdo, e também anunciar novos projetos, com artes e fotos que despertem a curiosidade do seu público, fazendo com que engajem mais quando o projeto for ao ar.

Além disso, você pode compartilhar conteúdos externos da plataforma do YouTube. Uma das reclamações principais quanto a plataforma era o quão fechado o site era para conteúdo externos. Agora esse problema não existe mais!

Benefícios da comunidade no YouTube

Graças a ferramenta comunidade do YouTube, canais que tem como criar comunidade no YouTube conseguem ter um maior alcance em suas postagens (podendo promover um vídeo que não teve tantas visualizações), garantir um maior engajamento em seus conteúdos (já que conseguem ter mais contato com o público), ter uma maior presença no dia a dia dos seus inscritos e também conseguir realizar pesquisas em posts e enquetes, para aperfeiçoar ainda mais as estratégias.

Agora já é de seu conhecimento como criar comunidade no YouTube. Sabia que é possível criar conteúdo que gerem bons resultados dentro de sua comunidade? Conheça o Método Sirius! Com ele, é possível criar conteúdos que geram resultados rápidos, aprender o momento certo de postar o conteúdo certo e conseguir novos seguidores e mais visibilidade! Não fique para trás, se cadastre na lista VIP e tenha acesso a lives exclusivas e acompanhamento de grandes notáveis, como Bruno Ávila, o criador do Método Sirius!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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