Nicho de mercado é um “pedaço” dentro de um determinado segmento, que considera um grupo menor de indivíduos com interesses e necessidades particulares. Pode ser considerado um público com um potencial específico e, para determiná-lo, é necessário destrinchar bastante a parte mercadológica escolhida.
Dentro do mercado de sorvetes, pode-se encontrar diversos sabores, versões feitas com leite ou com água, sem açúcar e com açúcar, veganos, com ou sem chocolate, entre outras opções. Esse é um segmento de atuação bastante amplo, já que inclui uma diversidade de produtos. Se você focar em apenas uma especificação, como sorvetes veganos, por exemplo, estabelecerá um nicho de mercado. Esse detalhamento pode ser aplicado em diversas áreas: quase todo mercado (segmento) pode ser dividido em categorias, de acordo com as especificidades dos consumidores que fazem parte dele.
Para definir qual é o seu nicho de mercado, você pode atentar-se a algumas instruções fundamentais:
Você precisará definir um nicho se quiser trabalhar da melhor forma com as estratégias de Marketing Digital. Assim, o ideal é pensar e desenvolver ações que foquem em parte do público e não no mercado todo. Para isso, identifique o que o cliente precisa ou qual é o seu problema e defina os canais que utilizará para comunicar-se com ele. O recorte do público e o foco das ações nas suas características é primordial no processo de anúncio e de conversão em vendas.
Determinar um nicho de mercado pode ser uma estratégia utilizada por empresas de pequeno porte para evitar competir com outras maiores ou já consolidadas. Ao escolher um nicho dentro de um segmento mais amplo, é possível evitar uma concorrência que poderia prejudicar os seus lucros e o sucesso da corporação como um todo. Entretanto, é fundamental dizer que até mesmo as empresas grandes podem trabalhar com nichos específicos
Ao escolher um nicho, seu investimento provavelmente terá um melhor retorno (ROI – Return over Investment). Além disso, há maior espaço para oferecer algo exclusivo e diferente do que já foi lançado. Haverá valorização do consumidor, desde que a oferta seja feita de forma assertiva e com planejamentos em Marketing, o que pode trazer um público mais fiel e satisfeito com a experiência que o seu produto ou serviço gera.
Assim, é possível focar na qualidade do que você oferece, e em perpetuar um relacionamento mais humanizado com seus clientes e admiradores. Se você tem uma oferta que pode resolver os problemas da persona (sanar suas “dores”), você será um auxílio, e não somente um negócio querendo vender a qualquer custo.
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