Com mais de um bilhão de usuários ativos por mês e, só no Brasil, 95 milhões de pessoas utilizando o aplicativo, o Instagram tornou-se uma das principais redes sociais nos últimos anos. É considerado uma das principais opções de plataforma para criar uma conta comercial, pois apresenta uma grande possibilidade de engajamento e divulgação. Apesar disso, muitos ainda não entendem a funcionalidade do seu algoritmo, o que pode dificultar o sucesso do perfil criado. Dessa forma, listamos alguns pontos importantes sobre o algoritmo do Instagram: o que é, quais são os seus critérios, e como ele prioriza as principais publicações em seu site. Confira!
Em resumo, o algoritmo do Instagram é um sistema operacional dentro da plataforma que recolhe os dados de cada perfil e recomenda publicações ou contas semelhantes com base nas suas informações. Ou seja, uma inteligência artificial que interpreta o comportamento de cada usuário na rede, sugerindo postagens que combinem com o que aquela pessoa busca ou curte, apoiando-se no que o usuário demonstrou maior interesse dentro do site. Assim, o seu feed principal e a aba de exploração acabam trazendo posts que se encaixam ao perfil criado. Por exemplo: se você curte fotos de roupas e looks prontos na plataforma, consequentemente aparecerão mais fotos e conteúdos desse tipo.
Inicialmente, o Instagram organizava o seu feed principal a partir de uma ordem cronológica, com as postagens mais recentes no topo da tela e as mais antigas ao decorrer da página. Porém, a partir de 2016, a plataforma desenvolveu um algoritmo que deixa os posts mais relevantes do seu perfil no topo da sua timeline, “facilitando” os conteúdos de maior interesse para o usuário. Essa foi uma maneira que a rede encontrou de aumentar o engajamento das suas publicações e o alcance dos usuários. A partir disso, a rede social leva em conta uma série de critérios para identificar o conteúdo de maior relevância em cada perfil. A seguir, conheça alguns desses fatores para a criação do algoritmo.
O engajamento de uma postagem ajuda a impulsionar seu conteúdo para mais pessoas. Mesmo agora, que as curtidas não são mais visíveis para outros usuários, os comentários, compartilhamentos, publicações salvas e até visualizações de um vídeo são métricas de uma boa performance atingida. Já para a propagação de um perfil, além das postagens, os cliques em um story e o acesso ao perfil por essa ferramenta também são fortes indicadores para gerar engajamento na sua conta.
Apesar das postagens não serem mais em ordem cronológica, o Instagram continua adicionando os conteúdos mais recentes no topo do seu feed. Cada vez que um usuário entra na plataforma, a tendência é mostrar as publicações que são mais “frescas” naquele momento. Por isso, seu algoritmo ainda remete a uma linha temporal quando acessado.
A frequência em que você publica o seu conteúdo também é importante para mensurar a sua relevância para as outras contas. Esse é um caso em que os seus posts podem disputar engajamento e relevância entre si. Além disso, os seus seguidores mais próximos (aqueles que você mais interage) normalmente estão no topo da sua página e são mais relevantes para você. Essa análise é feita através dos comentários e interações com os outros perfis que você segue.
Existem diversas formas para utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor: analisar as suas funcionalidades citadas acima é uma ideia para começar. Elas podem servir de base para aumentar sua relevância na rede. Ainda assim, existem outras maneiras de se beneficiar com essa ferramenta. Dentre elas, listamos as seguintes:
Dessa forma, o algoritmo do Instagram pode se tornar um aliado para aumentar o alcance do seu negócio digital e convidar mais consumidores para o seu negócio. Se você ainda tem dúvidas em como aumentar a sua quantidade de seguidores, mesmo utilizando o algoritmo da melhor forma, clique aqui!
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