fbpx

Algoritmo do Instagram: o que é e como funciona?

Com mais de um bilhão de usuários ativos por mês e, só no Brasil, 95 milhões de pessoas utilizando o aplicativo, o Instagram tornou-se uma das principais redes sociais nos últimos anos. É considerado uma das principais opções de plataforma para criar uma conta comercial, pois apresenta uma grande possibilidade de engajamento e divulgação. Apesar disso, muitos ainda não entendem a funcionalidade do seu algoritmo, o que pode dificultar o sucesso do perfil criado. Dessa forma, listamos alguns pontos importantes sobre o algoritmo do Instagram: o que é, quais são os seus critérios, e como ele prioriza as principais publicações em seu site. Confira!

O que é o algoritmo do Instagram

Em resumo, o algoritmo do Instagram é um sistema operacional dentro da plataforma que recolhe os dados de cada perfil e recomenda publicações ou contas semelhantes com base nas suas informações. Ou seja, uma inteligência artificial que interpreta o comportamento de cada usuário na rede, sugerindo postagens que combinem com o que aquela pessoa busca ou curte, apoiando-se no que o usuário demonstrou maior interesse dentro do site. Assim, o seu feed principal e a aba de exploração acabam trazendo posts que se encaixam ao perfil criado. Por exemplo: se você curte fotos de roupas e looks prontos na plataforma, consequentemente aparecerão mais fotos e conteúdos desse tipo.

Saiba tudo sobre o algoritmo do Instagram | Foto: Medium.com

Como funciona o algoritmo do Instagram

Inicialmente, o Instagram organizava o seu feed principal a partir de uma ordem cronológica, com as postagens mais recentes no topo da tela e as mais antigas ao decorrer da página. Porém, a partir de 2016, a plataforma desenvolveu um algoritmo que deixa os posts mais relevantes do seu perfil no topo da sua timeline, “facilitando” os conteúdos de maior interesse para o usuário. Essa foi uma maneira que a rede encontrou de aumentar o engajamento das suas publicações e o alcance dos usuários. A partir disso, a rede social leva em conta uma série de critérios para identificar o conteúdo de maior relevância em cada perfil. A seguir, conheça alguns desses fatores para a criação do algoritmo.

Engajamento

O engajamento de uma postagem ajuda a impulsionar seu conteúdo para mais pessoas. Mesmo agora, que as curtidas não são mais visíveis para outros usuários, os comentários, compartilhamentos, publicações salvas e até visualizações de um vídeo são métricas de uma boa performance atingida. Já para a propagação de um perfil, além das postagens, os cliques em um story e o acesso ao perfil por essa ferramenta também são fortes indicadores para gerar engajamento na sua conta.

Cronologia

Apesar das postagens não serem mais em ordem cronológica, o Instagram continua adicionando os conteúdos mais recentes no topo do seu feed. Cada vez que um usuário entra na plataforma, a tendência é mostrar as publicações que são mais “frescas” naquele momento. Por isso, seu algoritmo ainda remete a uma linha temporal quando acessado.

O algoritmo do Instagram ainda segue uma linha temporal de relevância | Foto: HiComm

Frequência e amigos próximos

A frequência em que você publica o seu conteúdo também é importante para mensurar a sua relevância para as outras contas. Esse é um caso em que os seus posts podem disputar engajamento e relevância entre si. Além disso, os seus seguidores mais próximos (aqueles que você mais interage) normalmente estão no topo da sua página e são mais relevantes para você. Essa análise é feita através dos comentários e interações com os outros perfis que você segue.

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor

Existem diversas formas para utilizar o algoritmo do Instagram a seu favor: analisar as suas funcionalidades citadas acima é uma ideia para começar. Elas podem servir de base para aumentar sua relevância na rede. Ainda assim, existem outras maneiras de se beneficiar com essa ferramenta. Dentre elas, listamos as seguintes:

  • Utilizar os outros recursos que a rede social dispõe, como enquetes nos stories ou vídeos curtos no formato de IGTV;
  • Manter a interação constante com seus seguidores, respondendo aos seus comentários, repostando suas publicações ou DMs enviadas para maior contato;
  • Observar o horário que seus seguidores estão on-line para fazer as publicações nesse tempo: essa opção está disponível na aba de “informações/insights” dentro do seu perfil;
  • Escolher imagens de qualidade e com forte apelo para sua marca. Afinal, elas fazem parte da identidade do seu perfil;
  •  Utilizar hashtags: elas são importantes fontes de engajamento da plataforma. Use-as frequentemente quando for possível associá-las à sua marca.

Dessa forma, o algoritmo do Instagram pode se tornar um aliado para aumentar o alcance do seu negócio digital e convidar mais consumidores para o seu negócio. Se você ainda tem dúvidas em como aumentar a sua quantidade de seguidores, mesmo utilizando o algoritmo da melhor forma, clique aqui!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *