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Aprenda a criar um roteiro para lives exibidas no YouTube

Durante a pandemia da COVID-19, houve um grande aumento da promoção e produção de live no YouTube, Instagram,Facebook e demais redes sociais. Segundo informações do site Publicitários Criativos, o número de lives cresceu 70% somente no Instagram. Por outro lado, o YouTube registrou cerca de 19% de crescimento.

Essa métrica é uma consequência natural e objetiva da necessidade de ficar mais tempo dentro de casa. Assim, as pessoas consumirão mais redes sociais e produções online, e as lives se destacam pelo formato dinâmico e grande oportunidade de interação.

Para as marcas, fazer live no YouTube é essencial para conseguir aproveitar essa tendência para envolver e atrair clientes, gerando engajamento para as redes sociais da marca, crescendo o nível de consciência dos consumidores, gerando valores e prepará-los para a oferta e, também, divulgar o relacionamento com potenciais e atuais clientes. No entanto, para uma live de sucesso, é necessário saber como criar um roteiro de qualidade, isso irá garantir um bom crescimento e constância de visualizações.

A seguir, preparamos um post completo sobre a importância do roteiro para lives, além de ensinar como desenvolver essa estratégia da melhor maneira possível.

Live no YouTube e outras redes sociais pode ser muito rentável para empresas patrocinadoras. Saiba mais sobre live no YouTube e como fazer uma live no YouTube. | Foto: Freepik.

A importância de desenvolver um roteiro

Mas, afinal, será que realmente vale a pena ter um roteiro para a produção das suas lives no YouTube, ou o melhor caminho é deixar as coisas fluírem naturalmente até serem resolvidas? Antes de qualquer coisa, é importante confirmar uma coisa: toda live tem um roteiro, seja este consciente ou não. Em outras palavras, isso acontece porque qualquer criador tem em mente mais ou menos o tema que deverá abordar. Afinal, toda live tem algum assunto e, assim, algum tipo de orientação temática.

Por isso, o roteiro está de alguma maneira presente, ainda que não seja divulgado ou organizado. Nesse post estamos nos referindo ao roteiro organizado, ou seja, aquela popular colinha utilizada por usuários nas mais diversas situações. E sim, esses roteiros são importantes para garantir objetividade e o melhor aproveitamento possível do tempo da live. Desse modo, sem uma organização, é bem possível que aquele que está direcionando a live se perca em seus pensamentos, caindo na prolixidade e esticando muito a duração da transmissão.

No marketing de conteúdo, existe uma regra de ouro que não pode ser deixada de lado: entregue o maior número de conteúdo, com o máximo de valor, no menor tempo e com a melhor pedagogia. Em outras palavras, o tempo precisa ser bem aproveitado, e a organização do conteúdo abordado oferece agilidade e evita delongas desnecessárias. Além disso, é necessário considerar outros dois aspectos que sempre aparecem nas lives: nervosismo e adrenalina.

A não ser que você já tenha anos de divulgação midiática, é bem provável que você sentirá grande nervosismo quando iniciar na live, e a adrenalina será tão grande, que informações e dados poderão ser esquecidos ou confundidos, gerando algumas informações ou falas precipitadas. Mas não se preocupe, é necessária muita prática para realizar lives ou qualquer tipo de vídeo com completa naturalidade. Com essa informação em mente, o apoio de um roteiro para lives garantirá que nenhuma informação passe despercebida ou nenhum dado equivocado.

Como organizar um roteiro?

A estrutura básica de qualquer peça de conteúdo deve ser: introdução, desenvolvimento e conclusão. Desse modo, o ideal é começar bem, entregar a melhor produção possível durante o decorrer do vídeo e saber como encerrar com chave de ouro.

O objetivo da introdução é mostrar o conteúdo, motivando o espectador a permanecer até o final da exposição. É possível também fazer anúncios logo no início, dependendo do acordo com o patrocinador. No desenvolvimento está o centro da exposição, e deve ser o momento onde o valor é desenvolvido, a partir do conteúdo. Por fim, na conclusão, são realizados os agradecimentos e, quando útil, faz-se a antecipação da próxima produção ou live.

Passo a passo para elaborar um roteiro

O roteiro depende da plataforma e objetivo da live. Assim, um roteiro simples para Instagram, por exemplo, seria o seguinte:

Introdução

Para a introdução utilize os seguintes passos:

  • Saudação inicial;
  • Pedido para compartilhar;
  • Apresentação do tema.

Desenvolvimento

No desenvolvimento deve ter:

  • Desenvolvimento do tema em bullet points;
  • Pedido de comentários e compartilhamentos.

Conclusão

A conclusão deve ter:

  • Avisos;
  • Incentivo a interações.

No caso do YouTube, a estrutura permanece semelhante, com poucas alterações, pois provavelmente a live será mais longa e elaborada que a de qualquer outra rede social.

O que não pode faltar?

Para desenvolver o seu roteiro na prática, é importante saber qual o seu público, ou seja, com quem você deseja falar. A partir disso, é importante entender com qual linguagem você deve abordar o tema e, em um terceiro passo, defina o assunto da sua live, caso esse tópico ainda não esteja certo. Logo depois, escreva em formato de bullet points o roteiro da sua live, ou seja, observando alguns pontos essenciais:

  • Mostrar o tema de maneira clara, fazendo com que o espectador queira assistir até o final;
  • A cada 10 minutos, lembre-se de fazer uma chamada mostrando a grande oportunidade que o espectador terá se permanecer até o fim. Ou seja, motive sua audiência constantemente a continuar a consumir o conteúdo;
  • Apresentar histórias e mostrar convidados. Histórias sempre engajam muito;
  • Realizar frequentes chamadas para ação, convidando a audiência a comentar, dar gostei, deixar o joinha no YouTube, compartilhar, seguir, etc.;
  • Estimule e aproveite as interações, respondendo perguntas, lendo comentários etc.

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma live no YouTube, está na hora de garantir que sua empresa tenha o melhor sistema de segurança e as melhores ideias e consultorias de marketing, para continuar crescendo. Mas se você deseja ir além e se tornar destaque na internet, nós temos o que você precisa. Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, você aprende como criar os melhores conteúdos para as redes, quais são os melhores horários para publicá-los e como se destacar em um ambiente competitivo. Gostou? Então, saiba tudo sobre esse método inovador!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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