fbpx

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar com o próprio hobby. Mas, a questão é:  como fazer disso um negócio lucrativo?

Essa transição parece ser fácil, mas não é bem por aí. Um hobby pode ser acompanhado de diversos apegos emocionais, tradicionais com familiares e amigos. Cada caso é um caso, há dificuldades nessa jornada, mas não se preocupe!

Ao longo da matéria, iremos te ajudar a conciliar as duas coisas, você verá como crescer a partir de um hobby, como separar o prazer pessoal da atividade empresarial e como calcular o risco e fazer um hobby se transformar em um bom negócio. Continue a leitura!

Saiba como transformar seu hobby em um negócio. | Foto: Freepik.

Como crescer a partir de um hobby?

Antes de mais nada, é necessário que você reflita sobre como transformar um hobby em um negócio lucrativo.

A partir do momento em que você transformar algo que você fazia por lazer em um negócio sério, a atividade irá passar a ser um trabalho e não mais um momento para se distrair, para o seu entretenimento ou algo do tipo.

É preciso pensar se você está preparado para abandonar um hobby e buscar novas atividades para passar o seu tempo livre e se está disposto a transformar, o que antes era o seu entretenimento, em um negócio lucrativo.

Caso suas respostas sejam positivas, o mundo do empreendedorismo está cada vez mais próximo da sua realidade. Saiba que para entrar nesse universo é preciso de conhecimento, perseverança, coragem e possivelmente capital – claro que isso depende do seu modelo de negócios.

Outra característica que você poderá lidar é o fato de que talvez o seu empreendimento pode não funcionar como você gostaria. Ao desistir de um projeto, por causa da quebra de expectativa, pode ser que ele não volte mais a ser um hobby, como costumava ser.

Qualquer empreendimento passa por riscos, inclusive a intenção de transformar algo que representava momentos de lazer e entretenimento para você em algo profissional, pode ser um deles.

O que será levado em consideração em casos como este será, além do seu espírito empreendedor, até que ponto seu planejamento será bom o suficiente para essa oportunidade identificada por si próprio.

Como separar o prazer pessoal da atividade empresarial?

Ao transformar um hobby em um negócio lucrativo, é importante compreender o conceito de um hobby. Trata-se de uma atividade exercida por passatempo ou lazer. Quando isso passa a se tornar um negócio, seu conceito é totalmente reconfigurado.

Podemos considerar as infinitas oportunidades de negócio que é possível gerar a partir dessa situação, pois uma boa ideia pode tomar diversas formas. Tudo dependerá da forma como você irá levar esse projeto adiante.

Ofertar o seu conhecimento em algum assunto que envolve seu hobby em alguma plataforma especializada neste nicho, é uma possibilidade a se levar em consideração.

Suponhamos que seu hobby seja esportivo. Uma possibilidade para se pensar é a organização de partidas em espaços adequados para a prática deste, com conforto e segurança. Dessa forma, você está unindo o útil ao agradável, ensinando alguém a praticar o seu esporte favorito e ainda exercer sua atividade.

As possibilidades são diversas no universo do empreendedorismo, contanto que você encontre algo que seja alinhado a sua paixão, mas que também seja relevante para o seu público. Assim, você pode desenvolver o seu negócio com recursos que você dispõe ou pode conseguir ao longo do projeto.

Pensando por um lado, você está deixando de usufruir dos benefícios de um prazer que o hobby te proporciona para transformá-lo em negócio. Já por outro, é possível que você se motive cada vez mais fazendo o que gosta, garantindo o sucesso de suas futuras ações.

O que realmente importa é a mentalidade da qual você irá adquirir durante todo esse processo. Afinal de contas, o importante não é o fato de você estar deixando de praticar algo que gosta, mas sim as chances de fazer disso mais do que uma simples distração.

Como fazer um hobby se transformar em um bom negócio

Assim como todo empreendimento baseado em casos de sucesso, é preciso considerar várias possibilidades envolvendo o seu novo negócio. Somente com todo o planejamento em mãos é que os empreendedores envolvidos conseguem passar pelas etapas importantes, como calcular os riscos dessa transição.

A única forma de manter o sucesso desse novo processo é colocando todas as possibilidades no papel e visualizar o que pode ou não dar certo e o que precisa ser adaptado para funcionar em curto, médio e longo prazo.

A análise de mercado é uma das opções para visibilizar melhor esse processo. Essa análise vai permitir que a identificação de uma oportunidade de negócio seja mais ampla, podendo ajudar a se destacar entre os demais concorrentes e atrair clientes.

Vale ressaltar que essa pesquisa funciona como uma base, mas que ela não deve ser fator decisivo para essa operação. Inúmeras variáveis devem ser pensadas e analisadas para que seu hobby, como negócio lucrativo, não se transforme em nenhuma dor de cabeça.

Nesses casos, como já dito anteriormente e ressaltando mais uma vez, a palavra-chave que vai dar andamento a todo esse processo, não é nada mais que o planejamento. Só assim, é possível garantir o andamento de um processo tão arriscado como esse. Em todos os casos, planeje-se cada passo com antecedência.

Se você gostou do artigo e ainda está em dúvidas de como empreender transformando o seu hobby em um negócio lucrativo, conheça o Método Sirius para obter os melhores resultados a respeito do seu negócio.

Esse método possibilita a criação de conteúdos que geram resultados rápidos e percepção imediata de autoridade; a postagem de conteúdos no momento e na frequência certa; e o reconhecimento, visibilidade e seguidores que você tanto almeja para o seu negócio. Para que você ainda conheça as cases de sucesso do Método Sirius e aprenda como empreender com seu hobby, acesse a Ser Notável e cadastre-se agora mesmo!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.