Nos últimos tempos, os sorteios on-line estão fazendo sucesso na internet e o YouTube é uma das plataformas que permite essa atividade, mas a questão que fica é: como fazer sorteio no YouTube? Na imaginação de muitos, um sorteio on-line parece algo complexo, porém, pode ser mais simples do que parece. Além disso, existem diversas ferramentas que facilitam esses sorteios, tanto para o criador de conteúdo quanto para o consumidor.
A seguir, saiba como fazer um sorteio no YouTube, quais ferramentas utilizar e como planejar essa atividade.
Os sorteios no YouTube se popularizaram muito, isso porque os criadores de conteúdo passaram a utilizar essa atividade como uma forma de manter seguidores e atrair novos para seus canais e redes sociais.
Nos sorteios, costumam-se oferecer diversos tipos de prêmios, desde produtos (como cosméticos, maquiagens, roupas e alimentos) até aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores. O prêmio, na maioria das vezes, está relacionado ao nicho que fazem parte, por exemplo, criadores de conteúdo de beleza oferecem maquiagens, enquanto aqueles que trabalham com jogos oferecem equipamentos, games, entre outros.
Então, o primeiro passo para fazer um sorteio no YouTube é escolher os prêmios que serão sorteados. O criador pode comprar esses prêmios, realizar permutas com patrocinadores ou entregar produtos que recebeu de patrocínio. Em seguida, ele irá escolher o vídeo em que fará esse sorteio, ou seja, o conteúdo em que seus seguidores irão comentar e dentre esses comentários um será escolhido.
Quando tiver os prêmios e o vídeo, siga o seguinte passo a passo:
Além de realizar o sorteio, o criador de conteúdo pode realizar a atividade em live, ou seja, ao vivo. O YouTube permite que seus usuários façam transmissões ao vivo e que, durante elas, realizem diversas atividades, como os sorteios.
É necessário frisar, contudo, que a plataforma não permite nada que infrinja seus termos de uso, como conteúdo violento e impróprio, venda de produtos ilícitos ou que necessitem de licenças. Sendo assim, sorteios que infrinjam essas regras não serão permitidos pela plataforma.
Para realizar o sorteio em live, basta seguir o mesmo passo a passo citado acima, mas em streaming, ou seja, transmitindo para o público. Além disso, em live é possível realizar um sorteio convencional, mas que será muito trabalhoso.
Fazer sorteio no YouTube, entretanto, não é apenas para entretenimento do público, existem diversos benefícios para o criador. Isso porque o sorteio poderá lhe proporcionar novos seguidores, lhe trazer parcerias com marcas e patrocinadores, além de ajudar com o engajamento na plataforma.
Tudo isso ocorre porque, ao fazer sorteio no YouTube, o criador de conteúdo incentivará seus inscritos a participarem buscando um prêmio. Além disso, ele atrai novos inscritos, que ficam sabendo da oportunidade e se inscrevem no canal para participar. Sorteios também geram visualizações, tanto em live quanto no vídeo utilizado para divulgar a atividade. As visualizações, na plataforma de vídeo, são fundamentais para os usuários serem monetizados e atraírem patrocínio.
Fazer um sorteio no YouTube é muito mais fácil do que as pessoas imaginam. Para fazer esses sorteios é preciso pouca coisa, sendo o primeiro um canal no YouTube. Todos os usuários dentro da plataforma podem criar um canal, personalizando-o da maneira que desejarem. Com um canal, é preciso ter inscritos, pois serão eles que participarão do sorteio. Além disso, essas pessoas indicam o canal para outras, auxiliando na divulgação de seu trabalho e de seu sorteio.
Ter o canal e inscritos, por outro lado, não basta se você não possui os prêmios. Como foi dito, os prêmios podem variar, dependendo do nicho que o criador de conteúdo faz parte. Além do mais, esses prêmios podem ser entregues com a ajuda de marcas e patrocinadores, ou podem ser adquiridos pelo criador e passado para seus seguidores.
Com o prêmio em mãos, é preciso ter um vídeo no YouTube para atrelar ao sorteio. O conteúdo pode ser aquele que desejar, mas é mais interessante algo que trate do que será sorteado. Por exemplo, se for sortear um batom de uma determinada marca, faça um vídeo falando sobre ele, seus benefícios etc.
As principais dicas para fazer um sorteio no YouTube são:
Ofereça prêmios relacionados a seu nicho e que outros criadores não estejam oferecendo. É muito importante inovar, tanto no conteúdo quanto nas premiações de sorteio. Isso fará com que os inscritos se interessem por participar.
Divulgue seu sorteio em outras redes sociais, pois assim um número maior de pessoas ficará sabendo. Muitas vezes, os criadores divulgam apenas em seu canal no YouTube, mas pessoas que seguem eles em outras redes, mas que não usam a plataforma de vídeo ficam sem saber. Além disso, o Instagram, por exemplo, poderá apresentar esse conteúdo para pessoas que ainda não te seguem, mas teriam interesse no conteúdo.
Faça o sorteio em live, pois além de ser outra forma de interação com seus inscritos, a live irá transmitir confiança de que o criador está selecionando alguém ao acaso, além de apresentar o sistema para as pessoas que te seguem e acompanham. Outro ponto é que dúvidas e comentários podem ser respondidos na hora.
Vincule seu sorteio a um vídeo sobre o produto, pois quanto mais informações a pessoa tiver a respeito do prêmio, mais ela irá se interessar por participar do sorteio no YouTube. Então, quando decidir o prêmio, faça uma resenha sobre ele em seu canal e quando fizer o sorteio no YouTube, selecione tal vídeo.
Cuidado com as diretrizes do YouTube, pois a plataforma poderá lhe punir por um sorteio indevido. Para eles, um conteúdo indevido é aquele que contém conteúdo sexual, violento ou que incitem o ódio, conteúdos que ofereçam produtos ilícitos ou que necessitem de licença. Então, antes de criar o conteúdo e fazer o sorteio no YouTube, leia suas regras.
Para fazer sorteio no YouTube, é preciso algumas ferramentas, que serão utilizadas para sortear o vencedor. Elas, em sua maioria, sorteiam de forma aleatória ou a partir de filtros adicionados pelo usuário, para selecionar comentários com uma determinada palavra ou frase.
Existem diversas ferramentas, algumas até para celular, entretanto, não são todas que funcionam corretamente ou que oferecem a opção de linkar um vídeo do YouTube no sorteio. Por isso, confira, a seguir, as 4 ferramentas mais confiáveis para fazer sorteio no YouTube.
Esse site oferece diversas ferramentas para YouTube, desde edições, otimização de tags, análise de audiência, entre tantas outras opções. Uma de suas funcionalidades mais populares é o sorteio para YouTube, em que o usuário irá copiar o link do vídeo de seu canal, adicionar a plataforma e obter um vencedor.
Esse site é simples e fácil de ser utilizado, basta acessar o site e seguir as instruções indicadas na página. Em poucos minutos você consegue o resultado do sorteio. O Random Comment, contudo, não oferece a opção de filtros de comentários.
Esse aplicativo permite que o usuário faça sorteios no YouTube, no Instagram e em outras plataformas. Ele permite que sejam adicionados filtros nos comentários, facilitando a escolha de um vencedor. Além do mais, é um app simples de ser utilizado, basta adicionar o link de seu vídeo ou publicação e configurar da forma desejada.
O site Sorteador dá a opção de o usuário escolher a plataforma que irá sortear, no caso o YouTube, permite que você escolha o tipo de sorteio, adicione filtros, entre outros detalhes.
Com as ferramentas e dicas certas, como fazer sorteio no YouTube não é mais uma dúvida, mas uma solução. Mas se você deseja conhecer um novo método para engajar em suas redes sociais e criar conteúdos de qualidade, clique aqui e conheça o Método Sirius, para você se destacar na internet.
Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:
Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo sobre como fazer sorteio no YouTube e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…