A tarefa de crescer no YouTube não é fácil, afinal é necessário criar um conteúdo interessante que consiga atrair novos usuários e aumentar cada vez mais o engajamento do canal. No entanto, mesmo com a popularização da plataforma, algumas pessoas ainda acreditam que é simples o crescimento de seus conteúdos e acabam se frustrando quando não conseguem alcançar o sucesso. Por isso, para ajudar na escolha das estratégias, preparamos este texto para você entender quanto tempo leva para um canal crescer. Confira!
Muitos acham que ao criar canal no YouTube a tendência é ficar rico do dia para a noite sem precisar se esforçar e trabalhar muito, mas esse é um pensamento enganoso, fazer um canal no YouTube crescer é um trabalho árduo.
Nesse sentido, saber como crescer no YouTube é fundamental para você não se enganar e buscar o melhor planejamento e organização para aumentar os seus números. Atualmente, esse pensamento de esforço é importante, pois demora mais para ganhar inscritos em um canal no YouTube.
Ser youtuber é uma profissão como todas as outras. Desse modo, já foi o tempo em que o site era uma plataforma nova e pouco concorrida. Por isso, é preciso aprender com e estudar os próprios erros, assim como em qualquer outro trabalho.
No caso da plataforma do YouTube, esses dois aspectos significam ganhar inscritos aos poucos e desenvolver o seu próprio público. Por outro lado, é impossível ter uma média do tempo necessário para cada canal crescer, pois isso depende muito do nicho, formato, características do conteúdo e o público-alvo, ou seja, é parecido com as outras profissões.
Nesse sentido, ninguém nasce engenheiro, médico, advogado, jornalista etc. No caso dos youtubers, o processo é igual.
Por isso, é preciso aprender e dar tempo ao tempo. Ninguém vai crescer de um dia para o outro. Além disso, como acontece em outros trabalhos, o tempo necessário para crescer pode variar.
Há faculdade, por exemplo, que demora mais tempo e outras que demoram menos. Há canais no youtube que demandam cinco anos ou mais para chegar à marca de 100 mil inscritos, enquanto outros conseguem em um ano.
Desse modo, não tem motivo para esperar que tudo aconteça rapidamente. Assim, estude e cresça no seu tempo, criando o seu próprio público e engajando os usuários certos, o segredo é paciência.
Em primeiro lugar, elabore conteúdos criativos, assim, seus vídeos vão ser encontrados no YouTube a partir da busca direta na ferramenta. No entanto, ainda que não apareça entre os primeiros resultados, é importante para chamar a atenção do usuário.
Nesse sentido, conforme ele explora a página para conferir as alternativas sugeridas, o ideal é garantir que o clique seja no seu vídeo. Além disso, a melhor maneira de conseguir isso é acertar em cheio no título do material. Por isso, é essencial que os seus conteúdos sejam informativos e atraentes.
Outra estratégia é dar uma olhada nos concorrentes, buscar opções para conseguir se diferenciar, como também se atentar ao tamanho do título, que não pode ter mais de 60 caracteres. Nesse sentido, se você conseguir ser objetivo e chamar a atenção do usuário, saiba que essa é a fórmula perfeita.
Outro aspecto é que conforme o usuário pesquisa, é fundamental que seu conteúdo apareça logo de cara nos mecanismos de busca, assim, o segredo está no SEO, ou seja, o Search Engine Optimization. Além disso, nada mais é do que um trabalho de otimização do conteúdo que desenvolve o seu posicionamento à frente dos demais como opções de resultados de pesquisa.
Uma dica valiosa para ter sucesso com o SEO e essencial para o desenvolvimento do canal é pensar bem na palavra-chave. Nesse sentido, ela corresponde à expressão ou palavra exata que o usuário digita nos mecanismos de busca.
A ideia, então, é que o visitante realize a sua pesquisa e a plataforma apresente o seu vídeo como uma das primeiras alternativas para ele conhecer. Por isso, os dois conceitos fundamentais são: o volume de busca (a palavra-chave deve chamar a atenção do usuário, além de bom número de pesquisas no mês) e a adequação à persona (a expressão ou palavra precisa ter relação com os interesses das pessoas, pois garante que os usuários certos encontrem o seu canal).
No entanto, você pode encontrar as melhores sugestões de palavras-chave em ferramentas gratuitas, como Ubersuggest e Google Keyword Planner. Desse modo, o melhor de tudo é que essa otimização vai oferecer maiores suportes para a divulgação do seu canal no YouTube no próprio Google, trazendo novos visitantes para os seus conteúdos e para a sua página.
Ao contrário do que acontece no Google, na plataforma do YouTube, os resultados são mostrados com o título do vídeo junto a imagens. Nesse sentido, elas são as miniaturas, ou seja, uma prévia do vídeo que auxilia na decisão das pessoas sobre qual conteúdo vão assistir. Desse modo, as miniaturas estão sempre presentes, mesmo que você as deixe de lado. Por outro lado, nesse caso, o YouTube é quem vai gerar uma imagem automaticamente.
No entanto, essa imagem gerada de maneira automática não é o ideal, pois a plataforma não faz uma análise ou verifica sobre o melhor momento do vídeo a escolher, assim, é um compromisso do dono do canal no YouTube.
Por isso, ao criar a sua miniatura, considere as seguintes dicas: ela precisa ter identificação rápida com o usuário, close-up do rosto, logotipo para reforçar a sua marca e a marca d’água no canto da imagem ou efeitos diferentes (sobreposição de texto, contornos, fundo colorida em volta de pessoas e objetos).
A verdade é que não tem como saber quanto tempo leva para um canal crescer, pois como você viu é necessário uma série de aspectos, além de cada conteúdo ter um público específico, assim, o tempo pode variar de uma pessoa para a outra. No entanto, o ideal é buscar por estratégias e o desenvolvimento de conhecimento para conseguir criar maneiras de atrair a atenção dos usuários e aumentar o engajamento do seu canal na plataforma. Sendo assim, não dá para saber exatamente quanto tempo leva para um canal crescer, mas com certeza é necessário se dedicar muito para isso. Saiba que você não precisa passar por tudo sozinho, o Método Sirius é extremamente útil para te ajudar a crescer na internet e ganhar autoridade na sua área de atuação. Acesse o site e saiba mais!
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…