Por meio da internet, muitas atividades podem ser feitas de maneira mais fácil, atingindo um número ainda mais amplo de pessoas. Entre essas atividades, o processo de ensino e aprendizado é um destaque. Por meio de cursos online, cada vez mais populares na web, é possível aprimorar currículos, adquirir novas habilidades e conhecer diferentes assuntos de forma acessível e dinâmica. Para quem adquire o curso online, é uma ótima oportunidade de ampliar seus horizontes profissionais e pessoais e, para quem os realiza e comercializa, é um meio promissor de obter um retorno financeiro sem precisar sair de casa.
Para entender como fazer um curso online, criando um conteúdo atrativo e interessante para o público-alvo que deseja atingir, é importante dominar o processo de fazer curso online e ter uma boa estratégia de divulgação. Continue no artigo que a gente te explica como fazer isso!
Se você nunca participou de um curso online, pode estar se perguntando agora como funciona esse formato, e no que consiste um curso online. Basicamente, essa ferramenta consiste num curso sobre algum tema específico, promovido por uma pessoa ou empresa que domina aquele tema, com conteúdos gravados ou ministrados ao vivo por meio de uma plataforma de conferências digitais, ou pelo próprio YouTube. Por mais que, de cara, ele pareça ter algumas limitações, por ser realizado de forma exclusivamente online, ele pode oferecer várias vantagens em relação aos outros formatos.
Como eles podem utilizar todo o ambiente digital e seus recursos, os cursos online costumam ser dinâmicos, interativos e possuírem uma linguagem mais simples, clara e objetiva, focada no público que deseja atingir. Um curso de imagem pessoal na internet, por exemplo, pode te ensinar lições valiosas sobre como se tornar notável em um ambiente digital, por meio de exemplos práticos, relatos de pessoas com experiência na área e um acompanhamento direto para aplicar um plano estratégico para seus perfis nas redes. E tudo isso será ensinado num ambiente virtual, sem necessidade de sair de casa e gastar tempo e dinheiro com deslocamentos.
Saber como fazer curso online pode, além de proporcionar momentos de trocas de conhecimento muito ricas entre pessoas de qualquer lugar, ser uma forma extra de renda para uma empresa ou negócio digital.
Para criar cursos online, é preciso seguir alguns passos para garantir que ele seja bem estruturado e coerente com o conteúdo e o público-alvo que irá adquiri-lo. Entre os passos necessários no processo, estão:
Antes de qualquer preocupação técnica, você terá que decidir com precisão sobre qual assunto seu curso online irá tratar e qual seu objetivo. Ele pode ser feito para ampliar conhecimentos teóricos sobre um tema, mostrar exemplos e inspirar públicos a se engajarem com uma atividade ou funcionar como uma oficina, com caráter quase totalmente prático. E isso varia de acordo com o assunto a ser tratado.
Começar com temas mais amplos, e que sejam relacionados ao seu negócio ou com a mensagem da sua marca, pode garantir com mais certeza um retorno positivo e adesão de mais pessoas.
A comunicação com as pessoas e o modelo do conteúdo serão diferentes, de acordo com o público-alvo. Definir o tipo de pessoa que você deseja que participe do curso, considerando sua idade, sexo, classe social, profissão, entre outros aspectos, permite que a linguagem do curso seja adequada, e que o conteúdo se alinhe às necessidades dele.
É bom validar o curso antes de investir oficialmente na sua criação, buscando apresentar a ideia para o público e saber se as pessoas estariam realmente dispostas a pagar por ele, e qual poderia ser a média de aquisições. Quanto mais útil for o conteúdo do curso para complementar o conhecimento do público sobre o assunto, mais ele será mais divulgado e adquirido.
O processo de criação do curso requer esforço e cautela, para que tudo corra como esperado. Especialmente no caso de cursos online gravados, a criação de um roteiro é indispensável para manter o discurso claro e objetivo.
A escolha de um local com boa luminosidade e sem maiores distrações ajuda a produzir um conteúdo de boa qualidade, e sem precisar sequer de equipamentos profissionais de gravação ou softwares pagos de edição. Também, existem várias plataformas de edição de vídeo e áudio de fácil uso, mesmo para quem está aprendendo agora como fazer curso online, e que irão fazer a diferença na experiência dos alunos na hora de assistir às aulas.
Além disso, escolher uma plataforma de hospedagem para o conteúdo de fácil uso e boa interface também torna o curso melhor estruturado.
A divulgação do curso online é uma etapa tão importante quanto todas as anteriores, pois é com o impulsionamento nas redes que as pessoas irão saber da existência do curso e poderão adquiri-lo. Fazer posts no Instagram, Facebook, YouTube e até mesmo considerar o investimento em anúncios pagos pode ajudar na divulgação.
É importante que, no próprio perfil do negócio digital que está fornecendo o curso, um formulário de inscrição esteja disponível, ou um link de direcionamento para a página de adesão esteja visível e de fácil acesso. Assim, quanto mais pessoas saberem do conteúdo do curso online e conseguirem receber informações sobre duração, valores e benefícios, mais elas poderão se engajar nas redes e ingressar na experiência.
Essa é uma pergunta que não tem uma resposta fixa, pois os preços de custo de como fazer curso online não são tabelados. Cada curso possui uma dinâmica própria e específica, e aspectos como duração, plataforma usada, recursos envolvidos na produção e a complexidade da execução das atividades no digital podem influenciar diretamente em mais (ou menos) gastos na criação.
Se você busca uma base para te ajudar a entender porque fazer cursos online pode ser benéfico para seu negócio digital, saiba que é possível fazer um bom curso com menos de R$500. Nesse orçamento, estão inclusos um possível gasto com designer para criar o logotipo do seu curso e a contratação de uma plataforma de hospedagem, caso opte por uma que não seja gratuita. Além disso, o resultado final de como fazer curso online pode ser até mais barato, pois o processo de criação da identidade visual, o de gravação dos vídeos e até o de hospedagem podem sair a custo zero se você já tiver conhecimentos para fazer por conta própria. Mesmo se o custo for necessário, pense nisso como um investimento capaz de trazer resultados positivos e efetivos para seu negócio a longo prazo.
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