fbpx

Entenda o que é o sininho do YouTube

Para os que querem entender como ganhar dinheiro na internet, em especial no YouTube, recursos como o sininho de notificações não devem ficar fora de uso nas estratégias de aumento do número de seguidores. Mas afinal, você sabe por que o sininho do Youtube é tão importante, e para que serve? Se não, confira abaixo tudo sobre esse símbolo e o propósito dele para o engajamento no seu negócio digital.

Como desenvolver uma imagem pessoal de qualidade?
O sininho do youtube é um elemento importante para um negócio digital | Foto: Christian Wiediger/ Unsplash

Desvendar os métodos de como ganhar dinheiro no YouTube é a meta de muitos criadores de conteúdo. Isso ocorre pois essa plataforma pode ser usada para além do entretenimento. Um negócio digital pode ter sucesso no YouTube e estar diretamente conectado a estratégias de marketing digital e análises completas de público para entender o funcionamento da dinâmica da plataforma.

Nesse contexto, considerar métricas como número de seguidores e buscar entender como ampliar os inscritos e as views do conteúdo é indispensável para quem quer saber como ser famoso na internet. 

O que é o sininho no YouTube?

Ao acessar a página de um canal no YouTube, logo ao lado do botão de inscrição, existe um símbolo de sino, que é sempre muito comentado pelos criadores de conteúdo em seus vídeos. Frases como “ativem o sininho”, ou “cliquem no sininho para não perder nenhum vídeo” são recorrentes e possuem um propósito coerente com a função do sininho, que é habilitar as notificações push daquele canal para o usuário. 

Com esse sino ativado, o YouTube vai enviar avisos via e-mail e pelo sistema de notificações do navegador ou do app, e deixará o usuário atualizado sobre um novo vídeo assim que ele for publicado.

Para quem deseja entender como ser um famoso e como ganhar dinheiro no YouTube, entender como o sininho funciona e como pode ser habilitado pelos inscritos é muito importante. Essa ferramenta é tão importante quanto os likes e comentários, por exemplo, pois com ela é possível chamar mais pessoas para engajar com o conteúdo logo após sua postagem, impulsionando as métricas de forma positiva.

Como ativar e desativar o sino do YouTube?

Como desenvolver uma imagem pessoal de qualidade?
Ativar ou desativar o sininho influencia nas notificações que você recebe | Foto: Freepik

Para configurar o sininho, você precisa clicar no símbolo e escolher as configurações desejadas para o funcionamento dele. Assim que você se inscreve em um canal, o YouTube automaticamente ativa o sininho de notificação, colocando as notificações como personalizadas. Isso quer dizer que os inscritos serão notificados de vídeos diferentes, ou seja, receberão uma experiência personalizada de notificações. 

Para o usuário, isso torna seu uso da plataforma mais direcionado. O algoritmo do YouTube decide o que será interessante, baseado no comportamento da conta com o tema. Mas para a conta que faz os vídeos e quer desenvolver seus meios de como ganhar dinheiro na internet, isso significa que nem todos os seus vídeos vão ser entregues para todos os seguidores, o que pode afetar o número de views e o engajamento de cada um.

Por isso, incentivar seu número de seguidores a ativarem o sininho manualmente, mudando da opção “personalizada” para “todas”, é uma estratégia interessante para que todo o seu conteúdo seja entregue com garantia para os inscritos.

E se você não é um criador, e sim um inscrito que deseja desativar o sininho do YouTube de algum canal, isso também é possível! Clique no sininho, assim como feito para a mudança de personalização, e terá uma opção de “desativar”. Ao selecioná-la, nenhuma notificação daquele canal será enviada, tanto por push quanto por e-mail. 

Isso não significa que você não verá os vídeos novos do canal! Mas para que isso aconteça, você terá que entrar no YouTube e procurar pelo canal para checar se há alguma novidade. Para não perder nenhum vídeo, ativar o sininho é a solução ideal.

Edições mais avançadas de notificação

Além de receber as notificações sobre novos vídeos por meio da ativação do sininho, outros tipos de notificação podem ser administradas e ativadas/desativadas no aplicativo. Para obter acesso a elas, você deverá fazer login no YouTube e, em seguida, clicar em sua foto de perfil. Após isso, surgirá uma barra de ferramentas, em que você irá clicar em “configurações”, e em seguida “notificações”. 

Várias opções podem ser habilitadas ou desativadas nesse espaço, desde o envio de notificações sobre a atividade dos canais em que você se inscreveu, o que seria o equivalente a desativar o sininho de todas as suas inscrições, até o gerenciamento das notificações de vídeos recomendados. Caso mude de ideia futuramente, é só acessar a mesma área, voltar a ativar as notificações e você será avisado das novidades.

Por que aparece um número no ícone do YouTube?

Especialmente se você acessa o YouTube pelo celular, você pode observar um número no canto do ícone do aplicativo. Ele indica o número de notificações que foram enviadas para você pelo app, de todos os canais que você é inscrito e que ainda não visualizou. 

Para visualizar todas as notificações e fazer com que o número suma do ícone, é necessário acessar o sininho da homepage do YouTube, ao invés daquele localizado na página de um canal em específico. Na barra superior, normalmente ao lado da lupa de busca de vídeos, o símbolo do sininho estará disponível e irá mostrar todas as notificações de todos os canais ao ser acessado. Para assistir ao vídeo indicado em uma notificação, basta clicar nela e você será direcionado diretamente ao conteúdo. Tanto para os criadores de conteúdo que buscam como ganhar dinheiro na internet, quanto para os usuários que interagem com os canais, conhecer essas ferramentas é muito importante para melhorar a experiência com a interface do YouTube. Acessar as notificações permite que conteúdos de seu interesse e necessidade possam ser acessados, e isso colabora na dinâmica nos canais que buscam monetizar sua presença digital com o público certo.

Gostou? Compartilhe!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *