fbpx

Como desenvolver uma imagem pessoal de qualidade?

É comum e saudável que um empreendedor se preocupe com a maneira como ele é visto pelas pessoas que o cercam. Afinal, isso influencia diretamente em sua relação com seus colaboradores, clientes e sócios. Cuidar de si mesmo significa cuidar dos negócios, por isso a imagem pessoal é tão relevante nos dias de hoje, principalmente no ambiente online, em que criar vínculos por meio das telas pode ser complicado. Sendo assim, saiba o que é imagem pessoal, porque é importante desenvolvê-la e como construir uma boa imagem pessoal.

Como desenvolver uma imagem pessoal de qualidade?
É necessário manter cuidados com a imagem pessoal | Foto: Unsplash/Laura Chouette

Aprenda o que é imagem pessoal

Imagem pessoal é a forma como você se apresenta para o mundo. Esse aspecto interfere diretamente nos seus negócios, pois é por meio dele que os outros decidem confiar, ou não, nos produtos da sua marca.

E, diferente do que muitos pensam, a imagem pessoal no trabalho vai muito além das suas roupas. Sua postura, modo de falar e o jeito como trata os outros interfere diretamente na visão que as pessoas têm de você. Por isso, apesar de a parte visual contar muito, lembre-se que o que você fala também interfere na forma como os outros te enxergam.

Importância de uma boa imagem para os negócios

Na internet, existem milhares de pessoas disputando a atenção do consumidor, então é necessário destacar-se para vencer essa disputa. Trabalhar sua imagem pessoal é uma excelente maneira de fazer isso, porque ela está diretamente ligada à forma como as pessoas enxergam seu negócio. 

A parte visual merece bastante cuidado nessa construção. Segundo a neurocientista Cati de Castro, o cérebro direciona apenas 7% de sua atenção para o que estamos falando, todo o resto é destinado à imagem e linguagem corporal.

“(…) Ele (o cérebro) vai buscar sempre conforto. E, de uma maneira muito veloz, decide se confia em você ou não” – Cati de Castro em vídeo exclusivo ao Elas no Tapete Vermelho. 

De acordo com a especialista, em apenas 2,5 segundos o cérebro decide se você passa credibilidade e confiança. Mas é interessante lembrar que, por mais que a parte visual, incluindo a postura, seja o aspecto que mais importa para uma boa primeira impressão, o intelecto também conta bastante, pois três minutos falando besteira pode jogar uma boa imagem pessoal no ralo. 

Inclusive, se você quer aprender como ganhar dinheiro no YouTube e se dar bem em outras redes sociais como o Facebook e Instagram, saiba que a imagem pessoal está diretamente ligada a isso, visto que ela é responsável por cativar as pessoas. 

Veja como construir uma boa imagem pessoal

Agora, você já sabe o que é imagem pessoal e a importância de desenvolvê-la. Então, pensando em te ajudar na tarefa, separamos algumas dicas de como construir uma boa imagem pessoal. Confira!

Escolha bem suas roupas

Quando se fala em construir uma imagem pessoal de sucesso, é impossível não falar das roupas. As peças que você usa traduzem sua personalidade e seu estado de espírito. Por isso, aposte em um vestuário que passe uma boa imagem para quem te vê do outro lado da tela, pois roupas desleixadas ou inadequadas podem passar uma impressão bem ruim para as pessoas com quem você se relaciona.

Isso não quer dizer, necessariamente, que você precisa sempre aparecer em trajes formais. A roupa perfeita depende de vários fatores. Opte sempre por peças que tenham a ver com sua personalidade e que combinem com os ambientes que você frequenta. 

Além disso, as cores também devem ser levadas em consideração. Além de combinarem com a ocasião, elas precisam funcionar bem com o tom da sua pele, olhos e cabelo. Assim, sua imagem não ficará apagada, principalmente na frente das câmeras. E, para te ajudar nisso, saiba que hoje já existem aplicativos como o My Best Colors que auxiliam nessa tarefa. 

Cuidado com o excesso de acessórios

Para um visual apresentável, as peças de roupa precisam combinar perfeitamente com os acessórios. Procure não usar nada chamativo demais, acessórios em excesso também podem acabar atraindo atenção desnecessária. Afinal, esses objetos precisam destacar suas melhores qualidades, não tirar o protagonismo de você.

Cuide da sua higiene

Bom, não adianta usar roupas bonitas e escolher os acessórios certos se sua higiene não estiver em dia. Não atentar-se a esse tipo de coisa aparenta desleixo e faz com que as pessoas não queiram ficar perto de você. 

Isso também se aplica ao seu ambiente de trabalho. Mesmo trabalhando de casa, em home office, é importante que esse local esteja sempre bem organizado. Seja para o caso de você precisar fazer uma videoconferência com sócios e colaboradores, gravar vídeos para publicar em alguma rede social ou para o seu próprio bem-estar mental. Trabalhar em um lugar limpo e organizado facilita muito as coisas. 

Trabalhe sua comunicação

É comum as pessoas focarem em roupas bonitas e esquecerem que entre os cuidados com a imagem pessoal também está desenvolver a habilidade de comunicação. Falar bem com os outros é essencial para o sucesso do seu negócio. Por isso, saber o que dizer pesa muito, seja em conversas com seus sócios, clientes ou leads ainda não convertidos.

Algumas coisas que podem te ajudar nessa tarefa são: 

  • Ler muitos livros;
  • Estudar sobre assuntos variados;
  • Conversar com pessoas que possuem diferentes visões de mundo;
  • Aprender a ouvir os outros;
  • Ter empatia;
  • Praticar constantemente, seja sozinho ou com outras pessoas;
  • Consultar um fonoaudiólogo, se for preciso.

Tudo isso vai ajudar a melhorar sua habilidade de comunicação. E, seguindo essas dicas, sua imagem pessoal ficará melhor, assim como você convencerá as pessoas a comprarem seus produtos com muito mais facilidade, levando em consideração que elas confiarão mais em você. 

Trate bem as pessoas

No fim, nada importa mais do que a forma como você trata as pessoas, tanto as que estão à sua volta, quanto as que simpatizam com sua marca. Falar bonito e se vestir com elegância não te trará uma imagem pessoal de sucesso se os outros não se sentirem confortáveis com suas atitudes. Então, acima de tudo, esforce-se para tratar todos ao seu redor da mesma forma que gostaria de ser tratado. Portanto, escolha bem suas roupas, selecione seus acessórios com cuidado, cuide da higiene, trabalhe sua comunicação e trate bem as pessoas para ter uma boa imagem pessoal no trabalho e na vida privada. Dessa forma, sua imagem pessoal melhorará completamente e seus negócios crescerão na mesma proporção. No entanto, caso ainda precise de ajuda, investir em um curso de imagem pessoal pode ser interessante.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *