As hashtags podem ser consideradas como “etiquetas” para categorizar os posts. Elas ajudam os usuários a encontrar novos conteúdos dentro de redes sociais como o Instagram. Os internautas podem buscar por publicações marcadas com uma determinada hashtag ou seguir diretamente alguma hashtag. Nessa pesquisa, as postagens são divididas entre recentes e relevantes.
Você pode utilizar até 30 hashtags por vez e escrever na legenda ou nos comentários do seu post. Lembre-se que somente os seus próprios comentários valem para marcar as hashtags na sua publicação. O indicado é que você mantenha um padrão de 10 somente: assim, a escolha das palavras-chave fica mais criteriosa e relacionada com a mensagem que a sua foto deseja transmitir.
Algumas hashtags são super concorridas. Por isso, será complicado sua postagem aparecer na busca como “mais relevante” ou ficar muito tempo como “mais recente”. Assim, utilize hashtags de variados tamanhos: você tentará ganhar relevância nas menores e poderá “ganhar espaço” nas mais concorridas.
Essas mais concorridas chegam a marcar mais de 1 milhão de postagens. Na prática, pesquise as hashtags relacionadas ao seu nicho e divida-as em categorias por tamanho e competitividade. Evite usar sempre as mesmas e faça testes para ver com quais o seu conteúdo atinge uma maior quantidade de pessoas. Claro, sempre prezando pelo público-alvo: não escolha termos aleatórios.
Para determinar quais hashtags utilizar, escolha algumas palavras-chave. As keywords são os principais instrumentos de busca do usuário. Toda pesquisa origina-se de uma ou mais palavras utilizadas para apresentar a dúvida ao buscador. Elas podem ser definidas como os termos usados para obter respostas e solucionar problemas. Um exemplo: se a pessoa está buscando algum sabor de vinho específico, “vinho” será uma das palavras-chave. Alguns sites disponíveis para auxiliar na escolha dessas palavras são: SEMrush e Google Trends. Normalmente, eles são utilizados para a produção de conteúdo. Entretanto, podem servir de inspiração para o Instagram.
Uma hashtag bastante concorrida é a “TBT“, que significa throwback thursday. Ela é utilizada pelos usuários para marcar fotos que se referem ao passado e trazem saudades. É indicado fazer essa utilização às quintas-feiras, para não fugir do propósito da expressão. Se você tem um negócio, não deixe de postar experiências que marcaram a trajetória da empresa e dos funcionários ou confraternizações e momentos especiais. Além disso, você poderá postar produtos que foram criados há algum tempo e merecem ser relembrados: tenha criatividade. Assim, os seus seguidores poderão conhecer um pouco mais sobre a sua história e a evolução da sua marca.
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…