O podcast é uma modalidade de mídia que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos no Brasil. A praticidade de consumir o conteúdo em áudio na hora que quiser atrai muitos ouvintes. Para aproveitar a tendência de crescimento neste segmento, é necessário criar programas criativos e que engajem o público. Fique com a gente: vamos oferecer dicas de como criar podcasts criativos e rentáveis.
O podcast vem sendo uma das mídias mais consumidas nos últimos anos. De acordo com a diretora-geral do Spotify para América Latina, o número de conteúdos desse tipo teve um aumento de 400% na região, apenas na plataforma. Ademais, de acordo com uma pesquisa do Ibope, realizada com 2 mil internautas brasileiros, 40% deles já ouviram podcast.
Nesse cenário, é preciso compreender que o podcast não é apenas uma nova mídia popular, mas sim um novo canal de comunicação com seu público. Caso você já possua um negócio, como um e-commerce por exemplo, a ferramenta de áudio pode ser uma nova frente na sua estratégia de marketing digital.
Mas essa não é a única forma de rentabilizar um podcast. Atualmente, devido à grande procura dos ouvintes por essa mídia, muitas empresas buscam divulgar sua marca nela. Então, ainda que você não possua um negócio, seu conteúdo pode ser utilizado por outra empresa. Por exemplo, se você produz podcasts relacionados à moda e tem uma audiência qualificada, empresas podem se interessar por divulgar seus produtos com você. Além das parcerias com empresas interessadas no seu público, existe a possibilidade dos clubes de assinatura.
Nos clubes de assinatura, os ouvintes pagam uma taxa mensal para ter acesso a conteúdos exclusivos. Os ouvintes “premium” podem receber e-books, vídeos ou simplesmente episódios não disponíveis aos demais. Essa é uma estratégia muito boa quando já se tem uma base fiel de ouvintes interessados em seu conteúdo e nos melhores podcasts.
Para criar uma audiência qualificada para seu programa, é necessário buscar entregar um conteúdo de qualidade sempre. Portanto, vamos abordar quais são as etapas de produção de um podcast e quais as dicas para engajar seu público.
O planejamento é a peça-chave na criação de um podcast. Nesta etapa da produção, você irá definir as principais informações sobre seu programa. Qual o nome, qual a temática e qual o estilo são perguntas a serem respondidas. Caso tenha um e-commerce de cosméticos, você pode apropriar-se de temas relacionados à estética, ao comportamento e à beleza, por exemplo.
Nesta fase de planejamento também devem ser definidas as diretrizes para a produção do conteúdo: informações como periodicidade de publicação e escolha de dias para a gravação. Afinal, seu podcast começa muito antes de ser disponibilizado nas principais plataformas. Além das definições dos dias de publicação e gravação, uma outra dica é criar o cronograma dos episódios. Com as temáticas e as datas de cada episódio escolhidas, é muito mais fácil programar-se para produzir o conteúdo.
Este passo está intimamente relacionado ao anterior. Inclusive, devem ser realizados simultaneamente. A pesquisa consiste em analisar o conteúdo e a abordagem dos melhores podcasts dentro do seu nicho. Essas informações colhidas podem ser utilizadas para direcionar o planejamento do seu próprio podcast.
Cabe ressaltar que a pesquisa consiste apenas na busca de inspiração e na constatação do que está dando certo para programas similares ao seu. Não se deve copiar o conteúdo já existente de outro podcast. Seus ouvintes sempre irão preferir um conteúdo original.
A gravação é a construção plena do podcast. Neste momento, é interessante observar o ambiente onde será a gravação. Embora não seja necessário um estúdio profissional, a recomendação é que o espaço seja calmo e silencioso para diminuir interferências sonoras externas. Outra dica importante é escrever um roteiro antes de começar a gravação. Ele servirá de guia para o desenrolar do programa. No entanto, permita-se fluir naturalmente: as pessoas percebem quando o que está sendo falado é apenas a leitura de algo previamente escrito.
Assim como a gravação, a edição é um momento importante na garantia da qualidade do conteúdo. Um podcast bem gravado e editado é muito mais atrativo aos ouvintes. Você não precisa ser o mestre da edição, nem gastar fortunas em ferramentas pagas, principalmente se está começando.
A plataforma de edição que você escolher deve oferecer, ao menos, as seguintes funcionalidades: redução de ruído, equalização (equilíbrio entre os sons graves e agudos) e compressão (ajuste da diferença entre os picos altos e baixos do áudio). Caso não tenha familiaridade com edição, é importante assistir a alguns tutoriais em vídeo antes de tentar editar por conta própria ou contratar alguém especializado.
A publicação é a última etapa, a concretização de todos os processos anteriores. O seu podcast pode ser veiculado nas principais plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Amazon Music, Soundcloud e YouTube. Também existem sites menores especializados em publicar podcasts de determinados nichos. Cada qual tem sua própria forma de publicação, veja quais são os critérios e publique seu conteúdo.
A parte técnica da criação de um podcast é extremamente importante e reflete na qualidade do mesmo. Atente-se para os equipamentos de captação do áudio. Dê preferência a microfones que consigam eliminar ruídos do ambiente. Quanto melhor for a qualidade do seu áudio, melhor será a experiência de que o ouve.
A dinâmica do podcast é parecida a uma conversa. É um tipo de mídia mais íntima, dependendo do tema que você irá abordar. Portanto, nem sempre o tom formal ou sério será o mais adequado para essa modalidade de mídia. O ideal é que se crie um ambiente acolhedor para o ouvinte. Busque falar com naturalidade e permita-se usar do humor, caso seja possível.
No entanto, não force empolgação ou humor desnecessário, os ouvintes percebem. Caso não seja uma pessoa muito extrovertida, cabe convidar alguém naturalmente mais desinibido para dividir a apresentação do programa. Atente-se à pronúncia e à dicção. Afinal, a voz será o primeiro artifício que o ouvinte prestará atenção ao consumir seu conteúdo.
A divulgação é essencial para alcançar mais pessoas e crescer a base de ouvintes do seu podcast, principalmente quando se está no começo. Você pode utilizar muitas estratégias: desde postagens nas suas redes sociais,até anúncios pagos.
Uma dica de divulgação para quem está começando é chamar algum nome conhecido no seu nicho para participar de um episódio do seu podcast. No post de divulgação do episódio, marque o convidado. Isso, com certeza, irá atrair mais ouvintes para o seu programa.
Assim como em estratégias de marketing digital para redes sociais, é recomendado manter uma rotina de publicação. A frequência na distribuição dos episódios mantém o público interessado no seu conteúdo. É fundamental definir datas para a atualização do programa, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente. Assim, fica mais fácil para os ouvintes acompanharem os episódios.
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