fbpx

Entenda como merecer as placas do YouTube para o seu canal

A presença digital de muitos indivíduos é, hoje, uma forma direta de obtenção de renda. No YouTube, essa produção de conteúdo rentável é massiva e, após a disponibilização de programas de monetização de vídeos, muitos criadores que dominaram técnicas de como ganhar dinheiro no YouTube passaram a obter retornos significativos por seus canais. Como uma forma de celebrar essas conquistas, o YouTube iniciou por volta de 2012 um programa de premiação de botões e placas para os youtubers que atingissem alguns marcos de inscritos em seus canais. As placas do YouTube são comumente utilizadas também como parte do cenário de gravação de produtores de conteúdos na plataforma. Quer entender melhor quais são as placas do YouTube, como ganhá-las e quais youtubers já as conquistaram? Leia a seguir!

As placas do Youtube indicam o progresso do seu canal | Foto: Christian Wiediger/Unsplash

O que são as placas do YouTube?

Há anos as placas do YouTube – conhecidas também como o “botão Play” – estimulam os produtores de conteúdo na plataforma e, com todas as transformações que a web e a própria rede social sofreram, ela continua representando uma meta muito desejada pelos youtubers.

Isso ocorre pois as placas são presentes dados aos canais de grande popularidade, sendo que cada uma delas corresponde a um número de inscritos diferente e maior que o anterior.

As placas possuem diferenças de cor e tamanho, mantendo sempre o desenho do botão de reprodução do YouTube, símbolo da plataforma. Para recebê-las, é preciso seguir rigorosamente as diretrizes de uso, sem violações às políticas predeterminadas para os canais.

Como ganhar uma placa do YouTube?

Para receber a primeira placa do YouTube, é necessário obter 100 mil inscritos no canal. Entretanto, alcançar essa meta não significa que você automaticamente receberá a primeira placa, pois é preciso requisitá-la ao YouTube, para que ela seja produzida e enviada.

O resgate do prêmio ocorre a partir do YouTube Studio, a central pela qual os criadores de conteúdo gerenciam sua presença no ambiente digital da plataforma. Ao fazer o login no Studio, será necessário aguardar por um período de análise do canal – usualmente, não é um tempo grande.

Nesse período, o YouTube verificará se ele está efetivamente qualificado para receber o prêmio. Violações das diretrizes, denúncias recebidas, contas em situação irregular ou com manipulações do número de inscritos serão descartadas da seleção. Se o seu canal se encaixar nos critérios desejáveis, o pedido passará para a próxima etapa.

Em cerca de uma semana, será enviado um código ao criador para preenchimento no portal de resgate dos prêmios. A partir daí, só resta informar o endereço e seus dados corretos, e aguardar até três semanas para ganhar a primeira placa do YouTube personalizada.

Quantas e quais são as placas do YouTube?

Atualmente, existem três placas principais disponíveis para conquista pelo YouTube. Todas as placas do YouTube em ordem são:

  1. Placa de Prata;
  2. Placa de Ouro;
  3. Placa de Diamante.

A Placa de Prata é dedicada aos canais que acabaram de bater a meta dos 100 mil inscritos e será a primeira premiação apta a ser conquistada. Após ela, existe a Placa de Ouro, para os criadores de conteúdo com 1 milhão de inscritos. E para os criadores de conteúdo que alcançarem a grande meta de 10 milhões de inscritos, será destinado o Prêmio Diamante, um botão Play com detalhes de diamante no símbolo triangular central.

Até o ano passado, no Brasil, apenas 52 canais possuíam a Placa de Diamante. Dentre eles, estão o Canal Nostalgia, de Felipe Castanhari, Eu Fico Loko, de Christian Figueiredo, Fit Dance, Manual do Mundo, de Iberê Tenório, e alguns canais de música como o de Anitta, Jorge e Mateus e Wesley Safadão.

Além dessas três placas, outros prêmios também já foram entregues aos canais com quantidade de inscritos superior a 10 milhões. Para criadores de conteúdo que alcancem os 50 milhões, o YouTube presenteia com a chamada Placa Rubi, Botão de Rubi ou Botão Customizado. Já para a grande marca de 100 milhões de inscritos, existe o Botão de Diamante Vermelho, o maior número a receber premiação até o momento.

Quais canais receberam as maiores placas?

Grandes canais já acumulam todas as placas do YouTube até o momento. Especialmente para os que trabalham para ampliar seus conhecimentos acerca de como ganhar dinheiro no YouTube, elas conferem uma grandiosidade à página e motivam os criadores a seguirem sempre com sua produção.

Saber quais foram os primeiros canais a ganhar placas do YouTube como prêmio possibilita ter uma noção de como os parâmetros de quantidade de inscritos mudaram atualmente, pois o que antes era considerado um grande canal, hoje não ultrapassa métricas (e metas) de outros youtubers que viralizam na rede.

Acredita-se que o primeiro canal a receber a primeira placa do YouTube foi o Smosh. Ele é formado por uma dupla de comediantes norte-americanos, Anthony Padilla e Ian Andrew, e já foi nomeado mais de uma vez como o canal mais assistido do YouTube. Atualmente, eles possuem 25 milhões de inscritos e foram os primeiros a alcançar também os 10 milhões e a Placa de Diamante, em 2013.

Atualmente, poucos produtores de conteúdo alcançaram marcas superiores a 50 milhões de inscritos e receberam placas como a Rubi, apesar de a disputa por ela ser intensa. No Brasil, Felipe Neto e Whindersson Nunes, hoje com mais de 40 milhões de inscritos cada, são alguns dos youtubers famosos mais próximos de receber a primeira placa do YouTube após a de diamante. Em 2019, quando estava em turnê internacional, Whindersson, que é comediante e youtuber, realizou uma espécie de filme em seu canal sobre a sua jornada em conquistar o Prêmio Rubi. Na época, ele tinha 34 milhões de inscritos, e hoje já conta com mais 42 milhões.

Alguns dos canais ao redor do mundo que já receberam placas com altos números de inscritos são:

Porta dos Fundos

O canal foi o primeiro dentre os brasileiros a conquistar a marca de 10 milhões de inscritos (Placa de Diamante), e é amplamente conhecido até mesmo por públicos que não utilizam a plataforma com frequência. O “Porta dos Fundos” existe desde 2012 e hoje conta com 16,8 milhões de inscritos acompanhando seus vídeos periódicos de comédia sobre situações e temáticas da rotina das pessoas. Grandes nomes como Fábio Porchat e Rafael Portugal, atualmente envolvido com o Big Brother Brasil, já passaram pela produção e participação direta nos vídeos.

Justin Bieber

O canal do cantor canadense está na lista dos dez maiores canais do mundo em número de inscritos. Ele contabiliza hoje mais de 63 milhões de usuários inscritos, o que fez com que Bieber se tornasse o primeiro artista na plataforma a alcançar o marco de 50 milhões de inscritos. Logo, o canal possui todas as placas até a categoria Rubi.

Canal KondZilla

Com enfoque na publicação de videoclipes, o KondZilla é hoje o maior canal de funk do mundo e, no Brasil, possui o maior número de inscritos, ultrapassando os 60 milhões. O canal, criado por Konrad Dantas, já atingiu a marca do Botão Rubi e foi o primeiro no país a receber o prêmio, em junho de 2019.

PewDiePie

​O youtuber Felix Kjellberg é conhecido mundialmente por seu apelido na plataforma, que corresponde também ao nome do seu canal, “PewDiePie”. O sueco realiza uma série de vlogs, gameplays e vídeos de conteúdos diversos de essência cômica, e hoje disputa com o T-Series (182 milhões de inscritos) o posto de maior canal do YouTube no mundo. Apesar de hoje estar em segundo lugar, com 110 milhões de inscritos, PewDiePie foi o primeiro a conquistar a Placa Rubi, de 50 milhões de inscritos, e também já possui o prêmio equivalente aos 100 milhões, conquistado hoje apenas por outros três canais: Cocomelon – Nursery Rhymes, T-Series e SET India.

Você Sabia?

Apresentado por Lukas Marques e Daniel Molo, o Você Sabia possui hoje mais de 40 milhões de inscritos, com vídeos sobre curiosidades e fatos pouco comentados sobre assuntos diversos de forma dinâmica, desde cinema e desenhos animados até sobre pontos turísticos e o próprio YouTube. Eles são o quarto canal com o maior número de inscritos no país, e acumulam as placas de Prata, Ouro e Diamante até o momento. Agora que você conhece todas as placas do YouTube em ordem, sabe que conquistar as placas do YouTube não é uma tarefa fácil, pois envolve um processo que pode levar um tempo até se concluir, e é essencial se manter dentro das diretrizes da plataforma para que a premiação seja feita. Mas, com uma dedicação à produção de conteúdo de qualidade e o conhecimento das técnicas de como ganhar dinheiro no YouTube, é possível visualizar um crescimento diário do canal que irá qualificá-lo à condição de receber sua primeira placa do YouTube.

Referências:


https://exame.com/tecnologia/youtube-premia-canais-recordistas-com-botao-de-ouro/
https://www.youtube.com/intl/pt-BR/creators/awards/
https://www.montagemdevideos.com/placas-do-youtube-quais-sao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube_Bot%C3%A3o_Play
https://www.oficinadanet.com.br/post/13911-os-10-maiores-canais-do-youtube
https://pleno.news/entretenimento/musica/play-de-diamante-confira-os-canais-que-ja-o-conquistaram.html

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *