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Descubra qual o perfil ideal para o seu Instagram

Existem três tipos de perfis no Instagram. Aquele destinado aos produtores de conteúdo, outro destinado às empresas e suas funcionalidades, ou o tradicional perfil pessoal. Desde 2016, a rede social incorporou a versão comercial para segmentar os usuários que desejam apenas compartilhar a vida pessoal daqueles que desejam vender na plataforma. Diante disso, é fundamental construir o seu perfil de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Saiba qual o perfil de Instagram ideal para você | Foto: Claudio Schwarz – @purzlbaum

Para saber qual perfil criar no Instagram, conheça as características e possibilidades de cada um!

Perfil profissional no Instagram

O Instagram hoje pode funcionar como uma ferramenta de Marketing. O seu uso estratégico é importante para que as marcas busquem engajamento, além de poderem impulsionar as vendas e conquistar mais clientes. Você também poderá anunciar sem gastar muito dinheiro, segmentando o público-alvo da publicação.

De acordo com a Mention, ferramenta de monitoramento de mídia social e web, cerca de 71% das empresas dos Estados Unidos estão no Instagram ou fazem uso frequente dele. Além disso, mais de 80% das marcas que participaram da pesquisa afirmaram que o engajamento dos seguidores é um dos mais importantes indicadores de desempenho para o sucesso da loja. Se você tem uma empresa e deseja conquistar um público fiel, vender mais e construir uma imagem de credibilidade no mercado, a conta comercial no Instagram é a mais indicada.

Se você tem uma loja física ou on-line, o Instagram comercial é ideal para você | Foto: Sharon McCutcheon

Com ela, você poderá expor os seus produtos e inserir links no perfil que levarão ao WhatsApp, site, blog ou catálogo da loja. Além disso, será possível conhecer melhor o seu público-alvo, pois o Instagram disponibiliza quais são os dias e horários em que os seus seguidores mais consomem conteúdos. Com IGTV, reels, stories e destaques, é mais fácil agradar diferentes perfis de cliente.

Lembre-se que cada ferramenta exige um tipo de linguagem. Se você tem uma loja de maquiagens e cosméticos, por exemplo, poderá fotografar os itens e adicionar as imagens no feed. Entretanto, só isso não é suficiente: no reels, será possível criar clipes curtos testando os produtos em alguma modelo; nos stories, será possível demonstrar o dia a dia da empresa e oferecer algumas dicas; com o IGTV, você poderá gravar entrevistas com especialistas sobre o assunto; nos destaques, você poderá colocar algumas promoções disponíveis e atualizá-las de acordo com o momento. Enfim, são muitas possibilidades que podem ser adaptadas para qualquer segmento do comércio.

Se você não tiver uma loja, mas uma empresa de prestação de serviços, a plataforma continua ideal. Além de todos os recursos citados anteriormente, com uma conta comercial você conseguirá mensurar os resultados dos seus posts, identificar seu público e, com isso, implantar melhorias e aumentar as vendas e a interação.

Perfil de produtor de conteúdo

Se você recebe um volume grande de directs por dia, é um influenciador, uma pessoa pública ou se vende o conteúdo que cria no próprio Instagram, o perfil de produtor de conteúdo é ideal para você. Com ele, é possível organizar as mensagens entre principais e gerais, independente do tipo de negócio que gerencia ou do volume recebido. A conta de criador de conteúdo pode ser uma opção para quem trabalha com algo não especificado pelas categorias disponibilizadas. Assim, você não precisa adicionar uma caracterização que não esteja relacionada ao que você realmente faz.

Perfil pessoal

O perfil pessoal também pode ser utilizado caso você queira vender algum produto/serviço ou produzir conteúdo. A maioria das pessoas costuma ter afinidade e comprar mais de quem transmite confiança e credibilidade, de quem “mostra o rosto”. O relacionamento humano geralmente prevalece ao relacionamento com marcas. Por esse motivo, alguns nomes famosos tendem a contratar personalidades públicas como atores, atletas e outras celebridades para representarem o negócio nas redes sociais. Assim, atingir seguidores e admiradores para a conversão em vendas é mais fácil.

Em contrapartida, é preciso ficar atento para não misturar os conteúdos. Se você for apresentar o seu negócio em seu perfil pessoal, atente-se às postagens relacionadas à vida cotidiana. É preciso ter equilíbrio e organização no processo, ou seja, prezar pela sua imagem pessoal na Internet. Dessa forma, é possível compartilhar fotos de pratos saborosos, de viagens e confraternizações com os amigos e com a família, mas também demonstrar o quanto a sua empresa está relacionada com a sua vida individual e com os seus valores.  

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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