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Engajamento on-line: preciso mostrar o rosto para vender na Internet?

Se você quer ter um negócio on-line de sucesso, precisa despertar dois sentimentos principais em alguém, são eles: credibilidade e segurança. Para que isso aconteça, é fundamental que você apareça em vídeos e compartilhe suas informações com o possível cliente. Isso pode ser um grande empecilho para quem é tímido ou simplesmente acha que não tem o conhecimento adequado e as técnicas para gravar um produto audiovisual.

Grave vídeos para alavancar suas vendas | Foto: Joey Huang

Normalmente, páginas compostas somente por textos não promovem o engajamento necessário para que vendas sejam efetuadas. Você precisa ter uma forte presença digital. Blogs para postar o seu conteúdo e estudos em narração e locução são boas alternativas. Além disso, você também tem a opção de não aparecer sozinho: convide algum especialista na área ou algum amigo ou familiar para participar do momento.  

Presencialmente, quando algum vendedor ou empreendedor fala bem do seu serviço ou produto, as chances de compra são bem maiores. Isso porque existe uma transmissão de solidez antes do ato de comprar, um poder de influência e persuasão. Com o posicionamento digital não é diferente. 

Por que aparecer nas redes sociais?

Algumas redes sociais já são fundamentais em qualquer estratégia de Marketing Digital para empresas. Os stories, anúncios e vídeos no YouTube são algumas estratégias para divulgar o seu serviço. Nessas plataformas, é possível relacionar-se com o público, fidelizar clientes, anunciar sem gastar tanto e promover parcerias e descontos.  Elas são um local onde o público pode pesquisar sobre a origem do negócio. Além disso, por meio dos comentários e das curtidas, é possível saber se vale a pena ou não confiar no produto ou serviço disponibilizado. Para construir uma boa relação com os seus clientes e seguidores, atente-se a alguns fatores quando for gravar um vídeo para postar:

1. Posicionamento da câmera

Saiba que, para gravar vídeos de qualidade, você não precisa de câmeras profissionais ou semiprofissionais. Hoje, a maioria dos smartphones consegue realizar bem a função. Coloque o seu celular em um local sem tantos ruídos e posicione-o de um modo em que ele fique parado. Uma boa opção para esse momento é investir em um tripé. Em algumas lojas, ele custa menos de R$ 40.

2. Luz

Não se esqueça que a luz correta pode fazer muita diferença no seu vídeo. Procure ambientes claros, preferencialmente onde haja iluminação do dia. Ainda existem opções de luzes artificiais, algumas já vêm com o tripé

3. Texto

Se você não apresenta tanta desenvoltura em frente à câmera e tem medo de esquecer ou errar o que vai falar, uma boa opção é produzir um pequeno texto antes. Tente ser o mais sucinto possível: afinal, você precisa chamar a atenção, e não entediar alguém. Evite rimas e cacofonias, a não ser que exista um objetivo específico para o uso. Uma boa dica é aquecer a voz com alguns exercícios básicos, alinhar a postura e colocar os pés firmes no chão.   

4. Edição

Existem alguns programas simples de edição como o Windows Movie Maker ou o iMovie, para dispositivos Apple. Entretanto, se você deseja algo mais sofisticado, aposte no Adobe Premiere Pro. Entretanto, saber editar não é um requisito fundamental para que você apareça na rede. Sem contar que muitos profissionais freelancers do mercado são especializados nisso.

Aprenda com quem entende do assunto

É claro que nenhum dos itens acima irá funcionar se você não souber como favorecer a sua própria imagem. Mesmo sem nunca ter gravado um vídeo, é possível atrair a atenção e a confiança do possível cliente simplesmente com o uso dos ângulos corretos e outras estratégias. Sem contar que as expressões utilizadas também farão muita diferença

O vídeo pode ser uma poderosa estratégia de Marketing Digital | Foto: Sam McGhee

Bruno Ávila grava vídeos há 23 anos para promover seus produtos e ensina como você pode fazer o mesmo para lucrar na Internet. No Vídeo Energia, você aprenderá o passo a passo para criar os seus primeiros vídeos, sejam eles promocionais ou de vendas, em apenas sete dias. Sem nunca ter feito teatro ou outras aulas específicas, aprenda a colocar o seu negócio on-line para funcionar!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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