O Instagram pode ser considerado uma das principais vitrines para lojas físicas e digitais. Não importa se você vende um produto específico ou um serviço, anunciar tanto nele, quanto no Facebook, pode alavancar as suas vendas. Para isso, desenvolva um bom atendimento ao cliente, que pode ser complementado até mesmo com o uso do WhatsApp, uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil.
O foco não deve ser só em ter um cliente fiel, mas em converter possíveis clientes. Para que isso aconteça, é preciso investir em relacionamento com cliente. Algumas ferramentas disponíveis nas redes sociais são fundamentais. Aprender a utilizá-las não é uma questão isolada, e sim uma prioridade.
A fidelização de clientes, como em qualquer outro tipo de relacionamento, depende da manutenção dos diálogos e da empatia. Com essas duas características, a maioria das empresas consegue desenvolver uma boa gestão do relacionamento com o cliente. Com o sistema de Customer Relationship Management – CRM, um software que reúne todos dados dos consumidores, é possível que as estratégias de Marketing sejam desenvolvidas com mais facilidade e de acordo com as necessidades do público-alvo.
No Instagram, por exemplo, existem diversas ferramentas para construir e manter essa relação: tenha uma conta comercial para utilizá-las. Conteúdos frequentes sobre as necessidades e gostos da sua persona são essenciais, seja no feed ou não. Além disso, os vídeos passam muita credibilidade. Por isso, não deixe de gravar e mostrar o seu rosto! Eles podem ser mais curtos, para os stories, um pouco mais longos para o IGTV, ou até maiores ainda, para o YouTube. Versões mais curtas para o IGTV e maiores para o YouTube sobre o mesmo assunto são alternativas se você deseja marcar presença pelas redes sociais. Entretanto, não adianta querer fazer tudo e não começar nada: foque em alguma plataforma, no início. Aos poucos, você aumenta a sua rede de publicações.
Você poderá fazer promoções, sorteios e enquetes. Assim, um maior engajamento é incentivado. Pode ser que algumas pessoas só te sigam pelo sorteio e depois deixem de seguir, mas algumas delas ainda podem permanecer na sua página: não existe uma regra. As enquetes podem ser utilizadas para descobrir um pouco mais sobre os gostos e hábitos do seu público. A caixa de perguntas pode ser aberta diariamente: com ela, você poderá sanar dúvidas a respeito do seu produto ou serviço, ou até mesmo compartilhar experiências e curiosidades da sua vida profissional. Muitas vezes, os seus seguidores também querem saber mais dos “bastidores”: não tenha vergonha de mostrar o dia a dia da empresa, como também as dificuldades enfrentadas. Os stories são justamente para isso.
Hoje, a maioria das pessoas busca praticidade e rapidez. Por isso, as ligações telefônicas estão em desuso. Neste cenário, é importante saber usar o WhatsApp de uma maneira que auxilie nas suas vendas. O aplicativo oferece a opção de conta comercial. Com ela, você poderá deixar o catálogo da sua marca disponível, além de colocar fotos dos produtos, horário de atendimento e e-mail (se necessário). Se você trabalha no ramo alimentício, não deixe de adicionar o cardápio.
Todos os pontos mencionados acima são essenciais. Entretanto, eles não funcionarão bem se você demorar para atender aos clientes. Para situações em que você não estiver disponível, as mensagens instantâneas podem funcionar. Esses recados automáticos podem ser mais personalizados, ou iguais para todos, tudo depende da sua intenção. Outra característica essencial é disponibilizar o link do WhatsApp no perfil do Instagram, para que a pessoa clique e possa iniciar rapidamente o diálogo. Essa junção de funcionalidades demonstra que você está atualizado e quer entregar a melhor experiência, e não somente vender. Tente resolver os problemas o mais rápido possível e enxergue-os como opções de melhora para a sua empresa: aceite críticas construtivas.
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