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Gatilhos mentais para vendas digitais: como funcionam

Conquistar consumidores para o seu negócio demanda dedicação e responsabilidade. Por isso, além de determinar o público-alvo, é importante que a divulgação e o planejamento da sua marca girem em torno das decisões dos seus clientes, que precisam realmente desejar os serviços oferecidos por você. Uma forma de maximizar esse processo é a utilização dos gatilhos mentais, uma tática do marketing para aumentar as vendas através do inconsciente.

Entenda como funcionam os gatilhos mentais para vendas digitais | Foto: unsplash.com

A seguir, saiba mais sobre o que gira em torno de um gatilho e como ele funciona para as vendas digitais!

O que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais se baseiam em decisões tomadas pelo inconsciente da pessoa, automatizando uma ação ou atitude a fim de evitar escolhas complexas que desgastem o indivíduo mentalmente, acionando um impulso em sua mente. Esse é um termo utilizado pela psicologia e neurociência relacionado à natureza humana, não foi criado especialmente pelo marketing.

Na verdade, passamos a maior parte do dia tomando decisões por um estímulo mental. A Cornell University fez um estudo que mostrou que tomamos cerca de 226 escolhas por dia pensando apenas em comida. Aliás, a abundância de escolhas difíceis a serem feitas em 24h tende a causar uma fadiga diária, pois temos um estoque de energia limitada para ser gasto, de acordo com um artigo da The New York Times Magazine. Esse esgotamento mental é evitado devido aos gatilhos que são acionados pelo inconsciente. Quando eles não passam despercebidos pela sua cabeça, normalmente você encontrará explicações bem rasas para o motivo daquela decisão.

Como funcionam os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais acontecem por meio do inconsciente, que influencia nessas decisões dependendo de um estímulo anterior. Por isso, os sentimentos e experiências próprias de cada pessoa são muito determinantes. Muitas vezes, as escolhas são devido a uma vontade muito grande do consumidor, uma necessidade básica ou às relações sociais daquele indivíduo na sociedade. Essa explicação está envolta dos campos na neurociência e psicologia humana.

Os gatilhos mentais funcionam de maneira inconsciente | Foto: unsplash.com

Gatilhos mentais para vendas digitais

Nas vendas, é preciso estudar o comportamento do público-alvo e planejar uma estratégia de marketing que consiga acionar um gatilho e impulsionar o consumo. O neuromarketing é uma opção para auxiliar nisso, pois leva em conta os gostos, preferências, dúvidas ou dificuldades dos consumidores, também analisando o inconsciente. Ele utiliza uma técnica de persuasão, acionando prazer ou até exclusividade de alguma coisa. A intenção é proporcionar uma experiência positiva ao usuário, associando sua marca a um bom sentimento e aproximando o seu público do seu negócio.

Para persuadir seus clientes, existem alguns passos que podem ser colocados em prática. Um deles é a autenticidade de um produto. Com ela, você consegue mostrar exclusividade, instigar uma necessidade do seu consumidor e apresentar algo que transmita informações úteis da sua marca. Além disso, existe um outro gatilho entre os principais que está associado a uma escolha inconsciente relacionada ao prazer: uma mercadoria que satisfaça os seus clientes e evite suas dores, ou conteúdos que sejam sobre as suas necessidades, que demonstrem empatia.

Outros gatilhos mentais são processados por características que oferecem afinidade e aproximação. Uma marca deve estar presente socialmente para seus consumidores, manter relacionamentos mais entrosados com sua comunidade, ser participativa ou receptiva para novos usuários e, assim, conquistar cada vez mais clientes. Ainda existem os tipos de gatilho mental que acontecem pela limitação de vendas: devem ser aplicadas as chamadas de última hora para um produto que está quase esgotado ou até mesmo se ele não estiver, como também a delimitação de um curto período de tempo para sua compra: “compre, pois as vendas só acontecerão até determinado momento”.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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