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Instagram Analytics: Veja o que é e como pode beneficiar seu negócio digital

O Instagram Analytics é uma ferramenta nativa do Instagram e que pode ser muito útil para negócios digitais. Através dessa funcionalidade, é possível ter acesso às principais métricas sobre o engajamento do seu conteúdo na rede social. Então, é muito importante entender como funciona o Analytics e como interpretar as informações que ele apresenta.

Descubra todas as vantagens que o Instagram Analytics pode trazer para o seu negócio digital. | Foto: Unsplash

Mas o que é o Instagram Analytics?

Para qualquer negócio digital é crucial ter acesso aos dados de acesso e engajamento relacionados ao seu conteúdo ou produto. Ainda mais quando falamos em redes sociais, onde a interação é a base de tudo. No entanto, nem sempre essas informações são expostas de maneira acessível para os usuários.

Portanto, existem diversas plataformas externas às redes sociais que compilam esses dados, na maioria das vezes de maneira paga. Mas esse não é o caso do Instagram Analytics, que é uma ferramenta nativa do próprio Instagram e que compila de maneira gratuita as principais informações sobre engajamento do seu conteúdo.

Como acessar as informações do Instagram Analytics?

As informações do Instagram Analytics apenas estão disponíveis para os usuários que acessam a rede social por dispositivos mobile. Além disso, é necessário possuir um perfil business, que é bem simples de criar, por sinal. Se cumpriu todos os requisitos anteriores, você passará a ter acesso a várias informações, como:

  • Curtidas dos seus posts;
  • Compartilhamentos dos seus posts;
  • Impressões dos seus posts;
  • Comentários nas suas publicações;
  • Visitas ao perfil;
  • Alcance de suas publicações.

Para acessá-las, é preciso abrir seu perfil e clicar no menu lateral. Lá, aparecerá a opção “Insights” ou “Informações”. Quando clicar em “Insights”, aparecerá as seguintes abas:

Visão Geral

Nesta aba, você verá um panorama geral das suas publicações e stories. É possível ver quais foram as postagens mais curtidas, quais tiveram maior alcance ou geraram mais interações.

Existe também a possibilidade de refinar ainda mais as informações apresentadas, filtrando por tipo de publicação (foto, vídeo, publicações em carrossel e outros) ou por período (7 ou 30 dias, 3 ou 6 meses e outros).

Atividade

Nesta aba, você é capaz de ver informações como o alcance, as impressões e as interações totais que seu perfil teve. Os dados desta aba são um resumo das principais informações dos últimos sete dias.

Com esses dados, você poderá calcular, por exemplo, a taxa de engajamento. Essa taxa é um indicador importante para analisar se seu conteúdo está respondendo às demandas do seu público-alvo. Para isso, usa-se a fórmula:

Alcance total / Nº de Interações = Resultado x 100 (Taxa de engajamento %)

Público

Na aba público, é possível analisar quem é seu público e o comportamento dele. Uma informação importante que está nessa seção é o gráfico de crescimento de público, onde se vê a quantidade de pessoas que começaram ou deixaram de te seguir nos últimos 7 dias.

Outras informações igualmente importantes para conhecer o seu público também estão nesta aba. É lá que estão as informações demográficas dos seus seguidores, como gênero, idade e localização, além dos horários e dias que eles mais acessam a rede social.

Qual a importância dos dados do Instagram Analytics?

Os dados do Instagram Analytics dão vários sinais valiosos sobre quem é o seu público e o que eles querem, o que dentro de uma estratégia de marketing é importantíssimo. Com essas informações na mão, é possível investir nos conteúdos que geram mais resultados no Instagram.

Com os dados, também pode-se adequar a publicação dos conteúdos para melhor atingir o público-alvo. Por exemplo, na aba público do “Insights”, podemos visualizar os horários e os dias de maior atividade dos seus seguidores, escolher esses horários para publicar pode aumentar as chances de engajamento do seu conteúdo.

O Instagram Analytics mostra os dados individuais de cada publicação, a partir daí é possível analisar qual tipo de publicação possui uma resposta mais positiva do seu público. Por exemplo, se entre todas as suas publicações, os vídeos são campeões em engajamentos, é sinal de que eles conseguem cativar mais seus seguidores do que os demais posts. Isso indica que, talvez, seja vantajoso continuar investindo nesse tipo de post.

Cabe ressaltar, no entanto, que apesar de muitas pessoas buscarem analisar as métricas de maneira individualizada, isso não é tão interessante. Mais recomendável é analisar todas em conjunto, pois não existe uma métrica mais importante. A análise completa é que te dará as melhores informações para direcionar seu marketing dentro do Instagram.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre como o Instagram pode ser usado por sua empresa? Clique aqui e leia um dos artigos sobre como o uso da rede pode melhorar os resultados de sua empresa.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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