fbpx

5 séries e filmes sobre a influência das redes sociais e do Marketing Digital

Filmes e séries podem ajudar as pessoas a se aprofundarem em diversos assuntos, inclusive sobre a influência das redes sociais e do marketing digital. Confira, então, algumas produções que irão ensinar algumas lições sobre esses temas!

Assistir a produções sobre redes sociais e marketing digital ajuda você a se aprofundar nesses temas. | Foto: Freepik

Séries e filmes sobre redes sociais e marketing digital

1. A Rede Social

O filme A Rede Social, de 2010, dirigido por David Fischer, conta a história de uma das maiores redes sociais da história, o Facebook. Mark Zuckerberg é um estudante de Harvard e gênio da computação, que, em 2003, tem a ideia de criar uma plataforma para as pessoas se relacionarem, interagirem e postarem fotos. Seis anos depois, ele se torna o mais jovem bilionário da história.

Além de acompanhar os conflitos de Zuckerberg com os amigos que o ajudaram a criar o Facebook, é interessante ver como, em pouco tempo, a rede social se torna um fenômeno, influenciando o comportamento, principalmente dos jovens universitários, os primeiros a usarem a plataforma. O facebook marca o início da era das redes sociais e da sua influência na sociedade.

Esse é um dos filmes sobre redes sociais mais premiados, inclusive com um Oscar de melhor roteiro. O seu elenco é estrelado, contando com atores como Jesse Eisenberg, Andrew Garfield e Justin Timberlake.

2. Chef

Esse é um dos melhores filmes sobre marketing digital, pois mostra sutilmente, mas de forma bem clara, como é importante ter uma boa imagem no espaço virtual. Chef é uma produção da Netflix de 2014.

A trama mostra Jon Favreau que interpreta Carl, um chef de cozinha renomado, que acaba se envolvendo em uma polêmica no Twitter e é demitido. Mas ele aprende a usar as redes sociais e adota um excelente marketing digital. Assim, Carl reverte a situação.

3. Girlboss

Girlboss é uma série da Netflix estrelada por Britt Robertson e mostra a influência do marketing digital no sucesso de um negócio. Nela, é narrada a história de Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados da moda, que começa a sua trajetória vendendo roupas antigas no eBay.

Aos 27 anos, Sophia já é dona de uma marca multimilionária, tudo isso depois de conseguir dominar o marketing digital, quando ele ainda estava em desenvolvimento.

Entre as séries sobre marketing digital, Girlboss é uma das mais inspiradoras e uma das poucas focada na história de uma mulher. Apesar de a montagem da personalidade da protagonista ter sido muito criticada por ser exagerada, inegavelmente, muitas lições de marketing digital são ensinadas na obra. Como a importância das fotos, descrições e a construção de relacionamento com o cliente.

4. O Dilema das Redes

Entre os filmes sobre redes sociais do gênero documentário, O Dilema das Redes é o que mais deixou o público polvoroso. Essa recente produção, de 2020, da Netflix, mostra como as redes sociais influenciam as nossas ações, por meio do acesso aos nossos dados.

A obra, dirigida por Jeff Orlowski, também mostra como as redes sociais estão impactando negativamente a sociedade, levando o mundo para caminhos sombrios. Essa influência ocorre por meio do controle dos nossos pensamentos e ações. Assim, as redes sociais reprogramam a forma que os usuários enxergam a vida.

5. Black Mirror

Essa é mais uma produção da Netflix distópica, que exagera nas situações para mostrar os problemas da sociedade contemporânea com a tecnologia. A série busca causar um mal-estar no público. Cada episódio é uma história diferente, algumas delas sobre marketing digital e redes sociais.

O primeiro episódio da terceira temporada, “Noosedive”, por exemplo, mostra a influência terrível das redes sociais quando elas são levadas ao limite e como estão cada vez mais presentes na sociedade. Também fala um pouco sobre marketing digital e a construção de uma imagem na Internet. Outro episódio que chama a atenção sobre o tema é o quarto da quarta temporada, “Hang the DJ”.

Essa é uma das séries sobre redes sociais que não tem um recorte específico sobre esses assuntos. Contudo, quando as redes sociais e o marketing digital na sociedade são abordados, os temas são explorados de forma profunda e marcante.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Entenda como ter engajamento no Twitter

Atualmente, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais para conseguir uma maior divulgação dos serviços e produtos oferecidos e, consequentemente, uma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *