fbpx

Redes sociais: qual combina com o seu negócio?

Saiba quais são as principais redes sociais atualmente e escolha a que mais combina com o seu perfil profissional para investir.

De acordo com uma pesquisa recente da Emarsys, plataforma austríaca de Marketing, 3.2 bilhões de pessoas utilizam pelo menos uma rede social, o que corresponde a 42% de toda a população mundial. A facilidade que os aplicativos proporcionam faz com que as versões mobile sejam as mais acessadas. E, diante de um cenário de multiplataformas, algumas redes sociais destacam-se para determinados perfis de pessoas. Afinal, os usuários não são somente números: são eles que permitem o engajamento e a evolução desses meios tecnológicos.

As pessoas consomem notícias e divertem-se pelas redes sociais | Foto: Luke Porter
As pessoas consomem notícias e divertem-se pelas redes sociais | Foto: Luke Porter

Algumas redes sociais são destaque, devido ao grande número de adeptos. De acordo com um relatório de 2020 da We Are Social, em parceria com a HootSuite, o Facebook, WhatsApp, YouTube e Instagram são, respectivamente, as redes sociais mais utilizadas no Brasil no ano passado. Na lista também entram Facebook Messenger, LinkedIn, Pinterest, Twitter e TikTok. Em meio a tantas opções, entenda qual combina mais com o seu perfil profissional e quais são as ferramentas que você poderá explorar em seu trabalho.

Facebook

O Facebook está entre as redes sociais mais usadas. No Brasil, são mais de 130 milhões de contas ativas. Com ele, você pode conhecer outras pessoas e manter contato com as já conhecidas. Além disso, é uma alternativa para gerar negócios por meio da monetização de anúncios (Facebook Ads) da criação de fanpages, do agendamento de posts e das estratégias de Inbound Marketing.

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil | Foto: Brett Jordan
O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil | Foto: Brett Jordan

WhatsApp

O aplicativo permite o envio de mensagens instantâneas. Devido à possibilidade de compartilhamento de informações e notícias, além das conversas pessoais e em grupos, é considerado uma rede social. Você ainda tem a possibilidade de criar um perfil comercial. Com ele, você disponibiliza catálogos, cardápios, fotos dos produtos, informações sobre o negócio e horário de atendimento. Além disso, é possível criar algumas mensagens padronizadas para atendimento em larga escala e otimizado.   

YouTube

O YouTube já conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Lá, você pode publicar vídeos mais densos e longos sobre os conteúdos da sua empresa e sobre os produtos ou serviços que você vende. Além disso, é um “local” para expor materiais relacionados à sua vida profissional. A rede social é indicada para qualquer tipo de negócio devido à credibilidade transmitida. As pessoas, ao conhecerem a sua imagem por meio dos materiais audiovisuais, passam a confiar mais no seu trabalho.   

O YouTube é uma das principais redes sociais atualmente
O YouTube é uma das principais redes sociais atualmente

Instagram

O Instagram, assim como o YouTube, é uma rede social basicamente visual. Por isso, investir em imagens de qualidade para o seu feed é primordial. Atente-se ao foco e iluminação das fotos: aplique filtro e edite-as, se necessário. E, se você deseja aumentar as vendas do seu negócio, não deixe de trabalhar com as ferramentas disponíveis. Para ter acesso a elas, transforme a sua conta para comercial ou de produtor de conteúdo

Muitas vendas são efetuadas por meio do Instagram | Foto: Solen Feyissa
Muitas vendas são efetuadas por meio do Instagram | Foto: Solen Feyissa

O Instagram permite a monetização de anúncios, assim como o Facebook. Além disso, você pode postar vídeos mais curtos no IGTV, criar reels, postar stories e construir um layout personalizado. Para saber a melhor hora de postar, clique na aba “informações” do perfil. Essa mesma ferramenta informa também qual a faixa etária e o sexo das pessoas que te seguem, para que você consiga direcionar o seu conteúdo.  

Dica extra

Uma boa alternativa para ter sucesso com seu negócio é apostar em todas as redes sociais, cada uma com as suas especificidades de conteúdo. Assim, você consegue manter contato com diferentes perfis de clientes e possíveis clientes. Um exemplo é criar uma versão menor de um vídeo do YouTube para o IGTV (Instagram). Ao fazer isso, você consegue “alimentar” as duas redes sociais com a mesma ideia de conteúdo, mas com linguagens distintas. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *