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Marketing de Conteúdo como estratégia para vendas

Por meio do Marketing de Conteúdo é possível atrair clientes com a criação e desenvolvimento de textos, e-books, publicações em redes sociais e produtos audiovisuais. Ele faz parte do Marketing Digital, entretanto, não faz promoção direta da marca. Dessa forma, é uma das estratégias do Inboud Marketing para vendas.

Você pode se inspirar em livros para construir conteúdos relevantes | Foto: Arnel Hasanovic

Atualmente, as pessoas podem escolher os materiais que desejam consumir. Diferente de antigamente, quando não existia Internet, em que os comerciais de TV praticamente “ditavam” as propagandas que o público teria acesso. Para produzir conteúdo relevante, a primeira coisa que deve ser feita é a criação da persona, ou seja, do seu cliente ideal. Assim, é mais fácil segmentar o seu público-alvo.

Funil de vendas

A utilização do funil de vendas pode facilitar a sua produção. Com ele, é possível classificar em que ponto da conversão o possível cliente está e o que deve ser feito para que ele passe por todas as etapas e decida, enfim, efetuar a compra. Existem conteúdos para topo, meio e fundo de funil.

Linguagem

Com essas primeiras fases definidas, você deve pensar na linguagem que será utilizada. Cada plataforma de veiculação (Instagram, Facebook, blogs, sites, Twitter, entre outros) exige um tipo de comunicação. Além disso, ela também deve estar relacionada ao público-alvo: ele deve ser familiarizado com os termos utilizados.

Plataformas

Se o seu conteúdo for para os stories, pense em vídeos curtos e temas que não sejam técnicos ou densos demais. Se for para o YouTube, você poderá tratar de assuntos com mais detalhes e deixar o vídeo mais longo. Se a ideia for produzir textos, as imagens podem complementar o que foi escrito. Lembre-se que ter um blog ou site é uma característica que pode trazer credibilidade ao seu negócio, onde você transmitirá informações ou opiniões sobre o nicho em que atua.

SEO

Seu conteúdo deve ser bem posicionado no Google | Foto: Mitchell Luo

De nada adianta construir um ótimo conteúdo se ele não for consumido. Por isso, pense em aumentar a sua audiência e captar, cada vez mais, possíveis consumidores. Para isso, uma das estratégias é o SEO, sigla para Search Engine Optimization. Ao aplicá-lo, seu conteúdo terá mais chances de ser visualizado, por estar melhor posicionado em sites como o Google. Afinal, a maioria das pessoas não passa da primeira página de busca quando deseja encontrar alguma resposta. A escolha de palavras-chave e otimização de títulos e subtítulos é muito importante no processo.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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