Conhecer bem o público da sua marca é um dos primeiros passos para investir em estratégias de comunicação eficientes, seja no ambiente físico ou virtual. Mas há uma vantagem para quem deseja começar pela internet, afinal, no Brasil, existem cerca de 46 milhões de usuários ativos nas redes sociais.
As chances de oferecer um bom atendimento e obter sucesso nas vendas, por exemplo, são muito maiores quando sabemos com quem estamos lidando, ou seja, quando sabemos qual é o nosso público-alvo. Nesse quesito, o ambiente virtual serve como um verdadeiro banco de dados e não deve ser desperdiçado.
Além de auxiliar na construção de ações de marketing digital mais assertivas, a boa percepção do público evita que a empresa ou o profissional gaste tempo e esforço com o que não funciona. É preciso se atentar para quem a sua presença pode realmente interessar. Veja algumas dicas de como ser exitoso e definir bem seus consumidores nas plataformas digitais.
Ter uma noção detalhada do seu público-alvo leva tempo, mas aos poucos você pode ir reunindo essas informações. Dedicar tempo a pesquisas diárias é um bom começo.
Vá atrás de dados demográficos e psicográficos, identifique padrões, analise as informações obtidas para construir, pouco a pouco, uma imagem do seu potencial comprador ideal, também conhecido como buyer persona. Esse é um primeiro exercício bastante útil para definir, por exemplo, o tom de conversa da marca com o cliente.
Localização, faixa etária, gênero, interesses, site e aplicativos preferidos, hobbies, profissão, condição econômica, preocupações e motivações de compra são algumas das principais informações que você deve obter do seu público para conhecê-lo mais a fundo.
Ninguém melhor que o próprio cliente para dizer quem ele é e o que deseja. Essa é a sua fonte mais preciosa de informações. Tenha um canal fixo de relacionamento com os seus clientes, atente-se para quem visita a sua página ou perfil, para os elogios e, principalmente, para as reclamações.
Quando o assunto é mercado, é mais fácil errar o alvo quando se atira para todos os lados. O erro de muitas marcas está justamente em envidar esforços para o alcance em massa. É mais fácil e menos dispendioso focar em uma fatia específica do mercado. Estabelecer um nicho de mercado pode, inclusive, fazer com que a empresa ganhe mais destaque.
Identificar e definir o seu público nas plataformas digitais não é uma tarefa fácil, porém, existem ferramentas que podem ajudar nessa tarefa. A ferramenta Audience Insights Facebook, por exemplo, dá insights sobre a audiência da sua página ou de uma segmentação imaginária que você pode criar.
Já a Similar Web é uma boa ferramenta para avaliar as principais métricas de marketing digital do site ou blog dos seus concorrentes e, com isso, obter insights do seu público. Para análise de comportamento do público, o Hotjar é uma boa opção.
Se você ainda não tem familiaridade com essas ferramentas, mas não quer ficar parado, é possível apostar em formas de pesquisa mais simples diretamente com a sua base de clientes. Um exemplo é rodar formulários online de satisfação e/ou avaliação usando o Google Forms ou o Typeform.
Conhecer como a concorrência atua no ambiente online também pode dizer muito sobre o seu negócio e sobre o seu público-alvo. Você deve se atentar especialmente em como o concorrente se comunica nas redes sociais, quais estratégias utiliza, como se relaciona com os clientes e em qual rede ele está mais presente. O público das outras empresas pode ser similar ao que a sua marca já reúne ou que pretende impactar no marketing digital das redes sociais.
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