Categories: Blog

Mensagens instantâneas pelo WhatsApp: como utilizar

Com o WhatsApp Business, é possível utilizar diversas ferramentas de mensagem. Com as funcionalidades disponíveis, você consegue criar mensagens automáticas para seus clientes, sejam elas para cumprimentar, demonstrar que você não está presente e entrará em contato depois, ou até mesmo para agilizar as respostas de perguntas recebidas com frequência.

Com o WhatsApp Business, você não precisa deixar seus clientes esperando | Foto: Christian Wiediger

Confira a seguir, de acordo com as instruções FAQ do WhatsApp, como configurar as mensagens automáticas de seu interesse. Com isso, otimize o seu atendimento ao cliente pelo aplicativo e faça com que o seu negócio tenha uma imagem mais profissional e moderna no mercado. 

Como usar a mensagem de saudação

Android

Você pode enviar mensagens de saudação automaticamente a clientes quando eles enviarem uma mensagem pela primeira vez ou depois de 14 dias de inatividade na conversa entre vocês. Para configurar sua mensagem de saudação, primeiro toque em “mais opções” (“três pontinhos”). Depois, siga estas etapas:

  1. Ferramentas comerciais > mensagem de saudação;
  2. Ative a opção “enviar mensagem de saudação”;
  3. Toque na mensagem para editá-la;
  4. Em “destinatários”, clique em:
    • “Todos” para enviar a mensagem de saudação a todas as pessoas que entrarem em contato com você fora do seu horário de atendimento;
    • “Ninguém na agenda de contatos” para enviar a mensagem de saudação a todos os números que não estão salvos na sua agenda de contatos;
    • “Todos, exceto…” para enviar a mensagem de saudação a todos os números, exceto os números que você selecionar;
    • “Enviar somente para…” para enviar a mensagem de saudação apenas aos contatos selecionados.
  5. Toque em “salvar”.

iPhone

Com o iPhone, a única diferença é que você precisa clicar primeiro em “ajustes”. Depois, as etapas são as mesmas.

Como usar a mensagem de ausência

Android

Para configurar uma mensagem de ausência, primeiro toque nos “três pontinhos”. Depois:

  1. Clique em ferramentas comerciais > mensagem de ausência.
  2. Ative a opção “enviar mensagem de ausência”.
  3. Toque na mensagem para editá-la e, em seguida, em OK.
  4. Escolha uma das opções de horário;
  5. Define a opção de destinatário;
  6. Salve.

iPhone

Mesmo processo anterior. Entretanto, clique primeiro em “ajustes” e, na hora de salvar a mensagem editada, em “salvar”.

Como usar as respostas rápidas

As respostas rápidas devem ser utilizadas com cautela nos aplicativos. Muitas vezes, pode acontecer do cliente perguntar algo que não tem relação com o que será enviado a ele como resposta. Afinal, somente a escolha de palavras-chave não é suficiente para acertar com precisão o que é solicitado.

Mesmo com as respostas automáticas, não deixe de conversar pessoalmente com o seu cliente |
Foto: Emily Morter

A palavra-chave ajudará a localizar a resposta rápida adequada. Ela também serve para facilitar a pesquisa caso você salve diversas respostas rápidas na sua lista. Existe um limite de três palavras-chave por resposta rápida. Para saber outros detalhes técnicos e como definir as suas próprias respostas rápidas, clique aqui!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago