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O que é a comunicação visual?

Você sabe o que é comunicação visual? A comunicação visual é um recurso do marketing digital, é algo de extrema importância a ser levado em consideração na hora de montar o layout da sua página na web.

Na hora de criar sua estratégia de marketing digital é importante que você pense na sua identidade visual, com o intuito de facilitar a sua comunicação visual com o cliente. Tudo tem uma mensagem a ser comunicada, seja isso uma cor, uma foto, uma ilustração, uma fonte, um gráfico, tudo tem impacto na identidade visual que a marca da sua empresa transmite para o mercado e para o público.

Por esse motivo, é crucial fazer com que a comunicação visual seja parte do seu planejamento de marca, sendo prioridade na área do marketing e branding. Você quer saber mais sobre comunicação visual, a importância da comunicação visual e alguns modelos de comunicação visual a se inspirar? Veja abaixo!

Conheça a comunicação visual! | Foto: Unsplash.

Entenda a função da comunicação visual

A comunicação visual, hoje em dia, faz mais parte de nossas vidas do que imaginamos.

É necessário falar, primeiramente, que a comunicação visual sempre existiu. Atualmente, a comunicação visual é muito apropriada pela publicidade e pelo jornalismo, para conseguir transmitir as mensagens que as áreas querem. Dessa forma, as imagens usadas têm funções a cumprir e fazem um papel dentro da comunicação social, estimulando o comportamento desejado por quem fez a comunicação visual.

Vivemos em uma época em que estamos totalmente imersos em imagens. Elas podem trabalhar a nosso favor e nos ajudar a construir um vasto repertório de referências visuais, e nos divertir com memes da internet, mas também podem passar uma visão que não é verdadeira sobre algo, como ocorre em redes como o Instagram.

A comunicação visual tem o poder de moldar os nossos comportamentos, mexer com as nossas emoções e também influenciar nossa forma de perceber o mundo.

Qual a importância da comunicação visual?

A importância da comunicação visual vai muito além de deixar o site com um aspecto bonito. A comunicação visual ajuda a:

Engajar a audiência

Um texto escrito pode fazer com que o público fique engajado, assim como um som (em áudios ou vídeos), mas o que tem o poder de engajar e encantar rapidamente o público são as imagens. Por esse motivo, a comunicação visual é extremamente importante para o marketing.

Branding

As imagens levam informações subjetivas e que conseguem transmitir diferentes sensações e percepções, que muitas vezes palavras não são capazes de explicar.

Informar rapidamente

A velocidade do mundo em que vivemos pede que a comunicação visual seja usada. As imagens contribuem para que a velocidade da informação seja maior. Segundo neurocientistas do MIT, o cérebro humano consegue processar imagens em 13 milissegundos.

Qual a relação entre comunicação visual e marketing digital

O recurso da comunicação visual é um dos mais usados dentro do marketing para conseguir divulgar informações, transmitir a imagem da marca e também se conectar com o público.

A comunicação visual pode ser usada nos mais diversos tipos de materiais do marketing, tanto de forma online quanto offline, como cartões de visitas, folders, redes sociais, sites, anúncios, brindes e muitos outros.

Nesses suportes, todos os recursos visuais têm o mesmo objetivo. Tudo é pensado, a cor de um logo significa uma mensagem que deve ser transmitida para o público. Poder ser uma informação mais objetiva, mas também conter elementos subjetivos do branding, que definem como a marca deseja ser percebida pelo público.

Em grande parte das vezes, a comunicação visual é usada em conjunto com a escrita e a parte sonora. As imagens, os textos e os sons se complementam e consegue reforçar alguma mensagem.

5 modelos de comunicação visual para se inspirar

Confira alguns modelos para se inspirar:

Identidade visual

O recurso mais básico da comunicação visual é a identidade visual de uma marca. Essa identidade reúne um conjunto de aspectos visuais que devem ser utilizados, como as cores, as fontes, ícones e texturas. Juntos, eles comunicam a personalidade da marca e acompanham os produtos, anúncios e embalagens.

UX Design

O UX Design é totalmente voltado para sites e aplicativos que buscam melhorar a experiência do usuário. Sua função é criar e garantir a melhor experiência de interação entre os usuários e a plataforma, de modo que eles consigam encontrar e realizar facilmente seus objetivos.

Considera-se um bom UX Design aquele que ajuda a contribuir para as conversões de sites e aplicativos, além de agradar aos olhos e conquistar a satisfação e engajamento de consumidores.

Infográficos

Um bom exemplo de uso da comunicação visual são os infográficos. Eles transmitem informações complexas de forma rápida e simplificada. Coisas que geram textos longos e difíceis como dados, números e gráficos podem ser resumidas em imagens de forma mais atrativa.

Mídia display

O mídia display é um anúncio do marketing digital, que consegue utilizar imagens e recursos gráficos. Eles podem aparecer em sites, redes sociais e blogs, por meio de animações ou banners.  O que diferencia o mídia display de outros recursos da comunicação visual é sua atratividade visual, que capta a atenção de olhares dispersos com mais eficiência do que o anúncio de um texto.

Data visualization

O Data visualization (também conhecido como visualização de dados) tem um papel importante dentro da ciência de dados. É uma das áreas do Data Science, que se empenha em transformar dados em gráficos ou relatórios que sejam mais compreensíveis e atrativos para o público, garantindo que a mensagem seja passada a todos. Com essas informações, você já consegue ter uma boa ideia sobre o que é comunicação visual e sua importância. Já ouviu falar do Método Sirius? Com ele, você aprende a criar conteúdos que geram resultados rápidos nas redes sociais, postar os conteúdos certos na hora e frequência certa e ganha mais reconhecimento e visibilidade para seu negócio online. Além disso, você tem acesso a lives exclusivas e acompanhamento de grandes nomes da área, como Bruno Ávila, o criador do método! Não perca tempo e cadastre-se!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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