Blog

O que é canal de marketing digital?

Canais de marketing digital são os caminhos on-line que você usa para fazer o seu produto ou serviço chegar até o seu cliente. Ele vai desde a manufatura até chegar no consumidor final. Portanto, tudo aquilo que se envolve no processo de distribuição do produto faz parte de um canal de marketing digital.

Compreendendo a importância do assunto, inúmeros canais no YouTube abordam o marketing digital, ensinando e propondo reflexões sobre os diversos temas do setor. Nos vídeos, especialistas debatem temas, analisam estratégias e fornecem dicas que podem ser decisivas no cotidiano.

Esse conteúdo é divulgado no canal de marketing digital em diferentes formatos. Eles podem ser apresentados como aulas, cases e palestras que podem melhorar diversos aspectos do desenvolvimento da sua empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre a necessidade e a importância de procurar um canal de marketing digital. Além disso, mostraremos algumas opções de canais para você acompanhar na plataforma do YouTube. Confira.

Canais de marketing digital no YouTube. | Foto: Freepik.

Por que procurar canais de marketing digital?

Por que procurar um canal de marketing digital no YouTube? Por que investir em marketing digital?

Como explicamos anteriormente, os canais de marketing digital são os meios que facilitam o acesso ao seu produto para os clientes.  No entanto, eles vão muito além de apenas fazer o produto chegar ao seu destino final. Eles lidam com a distribuição, disponibilização e até mesmo com a comunicação entre clientes e empresas.

No marketing digital, os canais são um meio de tráfego que transformam prospects em clientes. Sem os canais de marketing, você não consegue promover sua marca, criar relacionamento com clientes e nem vender seu produto.

Quais são os 3 tipos de canais de marketing?

Os tipos de canais de marketing podem ser divididos em 3: a venda direta, a venda por intermediários e a venda de distribuição dual. Cada um deles possui características específicas que podem se adequar à sua empresa.

Venda direta

A venda direta é um canal de venda feito diretamente entre fabricante/vendedor e consumidor. É o caso de pequenas empresas e produtores independentes que ainda não possuem várias lojas físicas. A vantagem desse tipo de canal de marketing é que ele permite uma interação mais pessoal entre a marca e o cliente.

Venda por intermediário

Essas vendas são realizadas por agentes intermediários e também são conhecidas como vendas indiretas. Nesse canal, não há qualquer tipo de interação entre fabricante e consumidor final.

Venda de distribuição dual

No canal de distribuição dual, o processo de vendas ocorre tanto por meio de intermediários quanto diretamente. Esse é o caso das empresas que decidem fazer a venda diretamente e, ao mesmo tempo, expandir seus produtos para revendedores.

Confira 6 principais canais de Marketing Digital no YouTube

Separamos uma lista com os 6 principais canais de marketing digital nacionais no YouTube. Confira.

Marketing digital no YouTube. | Foto: Freepik.

Rock Content

A Rock Content tem um canal de marketing digital exclusivo para ajudar profissionais e clientes, abordando o assunto da forma mais prática possível. Os conteúdos disponibilizados no canal podem abrir sua mente quando o tema é a criação de materiais para a internet.

Atualizado periodicamente, o canal traz informações temáticas, hacks e aulas para te ajudar a se tornar um especialista em marketing digital.

Nova Escola de Marketing

No canal de marketing digital Nova Escola de Marketing, você tem acesso a vídeos curtos (10 minutos no máximo) que contemplam boa parte do que um profissional dessa área precisa saber.

Nos vídeos são expostas dicas sobre erros mais comuns que você não quer cometer na sua estratégia e é explorado o conceito de funil de vendas para garantir ao usuário que assistir ao vídeo uma perspectiva mais aprofundada sobre o assunto.

Escola de Negócios Digitais

Os vídeos do canal de marketing digital Escola de Negócios Digitais se dedicam tanto ao ensinamento a respeito da área quanto ao empreendedorismo.

Em uma série de vídeos, o canal te ensina como abrir seu próprio negócio on-line. Na outra parte dos vídeos, os pontos principais do funil de vendas são trabalhados. Em uma terceira parte, é ensinado o que pode ser feito para aumentar as vendas de uma empresa.

De forma geral, o canal apresenta conceitos que vão te ajudar a construir um entendimento do que é o Marketing e do impacto que ele pode ter em todas as suas ações.

Hotmart

A Hotmart é uma empresa especialista em vendas de produtos digitais e no seu cotidiano são praticados os principais conceitos que eles explicam no seu canal no YouTube.

Nesse canal de marketing digital, você aprende como vender na web por diferentes meios, além de assistir a vídeos informativos que explicam como criar anúncios nas redes sociais e em outras plataformas.

Nas diversas playlists do canal, você encontra sessões voltadas para dicas e tutoriais, perguntas e respostas, aulas, cases de sucesso e vários outros conteúdos focados em ajudar os usuários.

Resultados Digitais

O canal de marketing digital da Resultados Digitais é um especialista nacional, uma autoridade no assunto e pode ajudar muita gente a entender melhor esse universo, apresentando conteúdos didáticos e sempre atualizados.

No canal, você encontra os conteúdos divididos em categorias, facilitando a sua busca por um tema específico. Em cada playlist, há uma série de vídeos que tratam os temas em diversos contextos e com especificações pontuais.

Erico Rocha (H3)

O canal de marketing digital do especialista Erico Rocha é um dos mais conhecidos. Ao falar da sua vida profissional e das técnicas que aprendeu ao longo dos anos, ele promove seu trabalho e ajuda pessoas a ingressar nesse mercado.

A série de vídeos mais famosa do canal é a Script de Vendas. Mas, além dessa, você pode encontrar vídeos sobre acompanhamento de estudos de casos e uma série de palestras com grandes empreendedores.

Há muito conteúdo interessante sobre marketing digital sendo feito por produtores de conteúdo do mundo todo. Por isso, além dessas opções de canais nacionais, alguns internacionais recomendados são: Backlinko, Ahrefs, HubSpot, Neil Patel, Moz, entre outros.

Se você deseja mergulhar mais ainda no universo do marketing digital, o Método Sirius foi feito para você. Esse projeto da empresa Ser Notável orienta e ajuda as pessoas que querem obter bons resultados no YouTube e nas outras redes sociais. O Método Sirius disponibiliza lives, materiais e acompanhamento com profissionais que te ensinam e te orientam para crescer nas mídias sociais, conquistando reconhecimento. Se quiser se aprofundar e ir além dos canais de marketing digital, conheça o Método Sirius.

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago