Blog

O que preciso para fazer um podcast no YouTube?

Os podcasts há algum tempo estão se destacando na internet e o podcast no YouTube está entre os mais famosos. Isso porque a plataforma de vídeos oferece diversas ferramentas, um público fiel, além de vários caminhos que o criador de conteúdo pode seguir com seu projeto. Além disso, muitos youtubers estão transformando seus canais em podcasts ou criando um podcast no YouTube à parte, com novos temas, atraindo um novo público.

Saiba o que é podcast no YouTube, como fazer podcast no YouTube e tudo sobre o flow podcast YouTube. | Foto: Unsplash/Will Francis.

Mas a grande questão é: você sabe o que é um podcast no YouTube? A ideia pode parecer estranha e até inusitada, contudo, é mais fácil do que se imagina. Por isso, a seguir, explicaremos o que é um podcast, como começar o seu e publicar no YouTube, além de dicas primorosas para criar seu próprio conteúdo em áudio. Aproveite!

O que é um podcast?

Nos dias de hoje, quem nunca ouviu falar sobre podcast? Esse tipo de conteúdo ficou extremamente conhecido com a popularização das plataformas de streaming. O que poucos sabem, no entanto, é que é possível fazer um podcast no YouTube, por exemplo, entre tantas outras plataformas. Mas, afinal, o que é um podcast?

O podcast é um conteúdo em áudio, sempre comparado ao rádio. A maior diferença entre o podcast e o rádio, contudo, é que um podcast é um programa salvo, que é hospedado em plataformas de reprodução. Além disso, os podcasts possuem temas mais frios, em sua maioria, o que facilita a compreensão e a conexão do público com os programas. 

Enquanto o rádio, por sua vez, abriga programas que, quase sempre, são ao vivo e transmitidos pelas rádios por meio de antenas e outros sistemas de transmissão. Outro detalhe é que as rádios abordam temas mais quentes que os podcasts.

O podcast no YouTube, contudo, não possui uma definição distinta do conteúdo de áudio. A grande questão desse tipo de podcast nada mais é do que a plataforma onde ele será hospedado. Como o próprio nome indica, esses conteúdos são hospedados no YouTube, mas poderiam ser hospedados no Spotify, por exemplo.

O YouTube se tornou uma plataforma visada devido ao número de usuários nela. Segundo a Statista, até 2025, a base de usuários do YouTube no Brasil chegará a quase 170 milhões de pessoas. Além disso, de acordo com a mesma empresa, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo e em 2020 teve um alcance de quase 74% nos Estados Unidos.

Por isso, o site se tornou um dos maiores do mundo e, consequentemente, seu alcance também. Sendo assim, os podcasters buscam o YouTube como plataforma de hospedagem de conteúdo.

Como começar a fazer um podcast?

Fazer um podcast pode parecer um monstro de sete cabeças, porém, é mais fácil do que se imagina e com um pouco de organização tudo se resolve. Com planejamento, bons materiais, criatividade e determinação, é possível tirar do papel um grande conteúdo em áudio.

O primeiro passo para fazer seu próprio podcast é o planejamento. Isso significa que o criador irá organizar as etapas de seu projeto, determinando tema, público que deseja atingir, plataforma na qual hospedará, o que será necessário para gravar, quantos episódios irá gravar, entre outros pontos fundamentais. 

É nessa etapa que o criador de conteúdo criará seu roteiro por meio de uma pesquisa bem fundamentada sobre o assunto em questão. Pense em como tornar o tema interessante e atraente, imagine se serão necessários convidados e, se sim, quais serão, idealize as imagens que deseja transmitir para o público e organize tudo isso muito bem.

Em seguida, é hora de gravar seu podcast e, para isso, use seu planejamento para ajudar com os passos e com a organização. Para facilitar o trabalho, separe em etapas as gravações. Por exemplo, primeiro as entrevistas, depois os quadros e em seguida o fechamento.

Após gravar, o criador irá editar o conteúdo, montando seu podcast da maneira que preferir. Nessa etapa, adicione trilha e efeitos sonoros, organize os quadros, corte o que não ficou bom, faça ajustes, entre outras coisas. A edição é o momento em que o podcast realmente fica pronto, ou seja, em que a história é montada.

Depois que estiver editado, é preciso publicá-lo na internet. Para isso, escolha a melhor plataforma, pode ser streamings como o Spotify ou Deezer, ou o YouTube, que pode hospedar conteúdos em vídeo e áudio. 

Assim que publicar, é preciso divulgar seu trabalho nas redes sociais, falando um pouco, mostrando algumas prévias, sempre com o intuito de tornar o podcast atrativo, levando as pessoas a escutá-lo.

Dicas para fazer podcast no YouTube?

Para fazer um bom podcast no YouTube é preciso ter planejamento e organização, isso porque administrar um programa de podcast não é fácil. Existem algumas dicas, contudo, que podem tornar essa etapa mais tranquila, além de garantir um excelente programa, são elas:

Defina um tema

Antes de mais nada, é preciso pensar em um tema, de preferência algo que você conheça e se interesse. Isso porque quanto maior for seu contato com o tema e seu interesse por ele, melhor você se sairá na hora de falar sobre. Além disso, vale dar uma pesquisada no mercado de podcasts para saber quais temas estão bombando, quais os temas que são pouco explorados, mas que possuem demanda, entre outros detalhes.

Defina seu público-alvo

Após definir um tema, está na hora de pensar qual será o seu público. Por exemplo, seu podcast fala sobre as novidades no mundo dos jogos, sendo assim, seu público mais provável são os de jovens com idades entre 14 e 25 anos, que jogam videogame ativamente. Imaginar que as pessoas irão ouvir/assistir seu podcast no YouTube é primordial, uma vez que isso irá te ajudar a definir uma linguagem para seu conteúdo e uma estratégia de divulgação.

Busque as imagens

Quem busca um podcast no YouTube está procurando, além de um bom podcast e com um bom conteúdo, um vídeo. Sim! Um podcast com imagens. É comum que as pessoas que tenham um programa do gênero na plataforma recorram às filmagens do estúdio onde está sendo gravado, ou seja, colocam no YouTube o programa em si. Porém, é possível fazer outros tipos de imagem, como animações, por exemplo. Pensar em qual será seu tipo de imagem é muito importante para atrair visualizações.

Se solte

Assim como essa dica é fundamental para quem faz vídeos para o YouTube, é para quem realiza podcasts na plataforma. Isso porque as pessoas estão buscando algo chamativo, uma pessoa que fale bem, que entretenha e que converse, mesmo que de forma indireta, com seu público. Por isso, se solte. Uma das dicas para isso é escolher temas que você já tenha familiaridade.

Como publicar podcast no YouTube?

Publicar seu podcast no YouTube é bem simples, é preciso, contudo, criar um bom conteúdo e que já esteja bem pensado e planejado. Confira, a seguir, 5 passos para publicar um podcast na plataforma de vídeos.

Idealize seu tema

O primeiro passo é pensar qual será o seu tema, ou seja, qual o nicho você irá seguir. Por exemplo, um podcast sobre filmes e séries famosos. Em seguida, especifique isso, escolha um filme ou série para ser abordado no primeiro episódio ou pense em uma apresentação. O primeiro episódio pode ser uma explicação do que pretende com o podcast, seus objetivos, curiosidades, entre outros.

Com o tema definido, é possível pensar em qual será seu público-alvo, qual será o nome do seu podcast, as melhores maneiras de produzi-lo e muito mais.

Pense na identidade visual

Em seguida, pense na identidade visual do seu podcast. Qual será a imagem do seu banner no YouTube, sua imagem de perfil, as cores temas do seu podcast, entre outros. Lembre-se que é preciso relacionar seu tema com esses detalhes visuais, por exemplo, seu podcast fala sobre jogos e as imagens fazem referência a viagens. Isso não seria atrativo para o seu público-alvo e enganaria pessoas que buscassem, por exemplo, por podcasts de viagem.

Além disso, pense em um fundo para gravar, caso use as imagens de sua gravação, escolha uma abertura para seu programa, entre outros detalhes.

Prepare o roteiro

Com tema e identidade visual definidos, chegou o momento de preparar os episódios de seu podcast. Para isso, será necessário um roteiro, que irá te guiar com o que deseja falar, em quais momentos e como. Além disso, ele irá ajudar na montagem do podcast, ou seja, na edição do seu programa.

Um bom roteiro é feito após uma boa pesquisa sobre o tema, pois assim você define primeiro o que deseja apresentar. Além disso, se houver um entrevistado, o roteiro pode conter as perguntas que você deseja fazer para ele e ainda ajudar com um ensaio.

Grave e edite

Com o roteiro pronto, é possível gravar seu programa e, em seguida, editá-lo. Organize sua gravação da melhor forma possível, se preciso grave em diferentes partes ou grave um programa inteiro e corte o que não desejar adicionar. A segunda opção é perfeita para aqueles que irão utilizar as imagens da gravação do podcast no YouTube.

Para editar, use seu roteiro como um guia do que deseja mostrar ou não. Além disso, veja todo o seu material, para saber o que pode tirar, o que deve manter, o que pode ser utilizado para fechar seu podcast e assim por diante. Muitos programas no YouTube optam por não editar e mostrar tudo o que podem.

Publique no YouTube

Com tudo pronto, publique seu episódio no YouTube, se desejar, é possível fazer o upload de mais de um vídeo na plataforma e, até mesmo, criar uma playlist. Lembre-se que é necessário um canal e uma conta ativa para fazer tais publicações na plataforma. Assim que seu podcast estiver no YouTube, divulgue em suas redes sociais.

Agora que você já sabe como fazer um podcast no YouTube, é só escolher um tema e gravar seu próprio material. Mas, se desejar ir além do simples como fazer podcast no YouTube e se tornar um empreendedor digital, você precisará conhecer o Método Sirius. Criado por Bruno Ávila, fundador da Ser Notável, o método irá te mostrar como se destacar na internet com conteúdos assertivos, publicações exatas para seu público e como desenvolver suas habilidades em plataformas como o YouTube, Instagram e muito mais. Gostou? Para conhecer tudo sobre esse método, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Recent Posts

25 frases de marketing digital e as lições que seu negócio pode tirar dela

Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…

2 anos ago

6 livros sobre marketing digital que você precisa conhecer agora

Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…

2 anos ago

Tráfego digital: saiba como rastrear o impacto de seu conteúdo nas redes

No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…

2 anos ago

Marketing 4.0: conceitos e práticas para turbinar seu perfil nas redes

Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…

2 anos ago

Mercado digital: você está preparado para as novas tendências?

Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…

2 anos ago

Isca digital: saiba o que é e como usá-la para turbinar seu conteúdo nas redes

A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…

2 anos ago