fbpx

Saiba quais ferramentas ajudar na edição dos seus vídeos no YouTube

A edição de vídeos é muito importante, principalmente, quando pensamos no YouTube e no desejo de fazer sucesso nessa rede. Os vídeos bem editados garantem a qualidade do entretenimento, o engajamento do público em seu canal e a credibilidade de seu conteúdo, algo fundamental para se destacar na plataforma de vídeos. Saber editar, contudo, não é fácil, pois a edição está relacionada a organização e criatividade, dois pontos chaves para um bom vídeo. Porém, uma boa ferramenta de edição de vídeos é o começo para um trabalho de qualidade.

Pensando nisso, listaremos, a seguir, 5 ferramentas de edição de vídeos que ajudam na edição dos conteúdos para o YouTube.

Saiba tudo sobre edição de vídeo com efeitos especiais, edição de vídeos pelo celular, aplicativo para edição de vídeo no celular, aplicativo para edição de vídeos e muito mais! | Foto: Freepik.

Qual a importância de editar vídeos no YouTube?

O YouTube é uma das maiores plataformas de vídeos do mundo, com cerca de 2 bilhões de usuários. Isso significa que muitas pessoas buscam conteúdos dentro da plataforma, ao mesmo tempo em que muitos estão criando conteúdo nessa rede.

O que difere um bom vídeo de um ruim é sua edição, porque quanto mais objetivo, chamativo e bem editado for o vídeo, mais visibilidade e destaque ele tem. Por exemplo, os 15 primeiros segundos de um vídeo são cruciais, pois são eles que definirão se o espectador gostou ou não do vídeo. É por meio de uma boa edição, com uma vinheta, uma boa música e uma fala importante, que o público irá se interessar pelo seu vídeo.

Além disso, seu canal é sua vitrine de conteúdos, então quanto melhor forem seus vídeos, melhor para o seu canal. Toda essa qualidade é garantida com um bom roteiro e uma ótima edição, pois é a partir deles que seus vídeos são organizados, as melhores cenas inseridas e que seu conteúdo seja único. Além disso, é a partir da edição que se constrói uma narrativa, por isso um bom vídeo só é estruturado por uma boa edição.

Quais os benefícios de uma boa edição para seus vídeos?

Uma boa edição de vídeos é muito importante e garante grandes benefícios para seu conteúdo. Dessa forma, como foi dito, uma narrativa só se constrói em definitivo por meio de uma edição. Além disso, é no momento da edição que se garante a qualidade de um vídeo atraente e relevante.

A edição de vídeo permite que o criador torne seus conteúdos profissionais, agregando qualidade a eles. Pois não basta gravar um bom vídeo e com uma boa pesquisa, mas não ter transições de cena ou estar repleto de erros de gravação, que poderiam ser cortados. Por isso, o principal benefício da edição é a agregação de qualidade.

Além disso, por meio da edição de vídeo, é possível criar uma identidade visual a partir de vinhetas e outros elementos que são inseridos nele. Uma vez que a identidade é fundamental para a identificação de seus conteúdos e de seu canal na internet.

Outro benefício que uma boa edição traz, é a construção de uma história coesa. Com a edição é possível montar seu vídeo da melhor forma possível, garantindo que sua mensagem seja compreendida pelo seu público.

5 ferramentas para editar vídeos no YouTube

Aqui estão 5 ferramentas de edição de vídeos que te ajudarão a melhorar seu conteúdo e ganhar relevância na plataforma do YouTube:

Adobe Premiere

O Adobe Premiere é um dos programas de edição de vídeos mais conhecidos e populares na internet. A ferramenta é conhecida por suas inúmeras funcionalidades e é constantemente utilizada por profissionais, pois ele é um dos editores mais completos da atualidade. Ele possui duas áreas de trabalho: uma em que se exibe a área principal de edição e a outra do próprio programa.

Entre seus pontos positivos estão: permitir que o usuário utilize outros materiais de outras ferramentas de edição associados a Adobe, como o Photoshop, além de possibilitar a edição de diversos vídeos ao mesmo tempo e possuir uma versão para Android e iOS, ideal para pequenos projetos.

Entre seus pontos negativos está seu valor, uma vez que é preciso pagar pelo pacote com o Adobe Premiere, que custa cerca de R$ 2814,12. Além disso, o programa exige muito de seu computador, por isso, não são todas as máquinas que aguentam o programa de edição de vídeos.

iMovie

O iMovie é um software de edição de vídeos disponibilizado para os dispositivos iOS, ou seja, dispositivos de iPhones. A ferramenta é gratuita e permite que seus usuários editem, criem e compartilhem seus conteúdos. Normalmente, o aplicativo já vem instalado no dispositivo e possui uma interface simples, além de ser um app intuitivo. Além disso, ele permite que os usuários importem seus trabalhos para outros aparelhos iOS, por exemplo, começar a edição de vídeo no iPad e finalizar no celular.

A ferramenta permite a correção de imagens tremidas, disponibiliza músicas e planos de fundo aos usuários e possibilita a conversão de vídeo em áudio. Por outro lado, a ferramenta só está disponível para aparelhos iOS e não comporta a edição de formatos diversos.

Camtasia Studio

O Camtasia Studio está entre as ferramentas de edição de vídeos mais populares para quem produz conteúdo para o YouTube, porque ela possui uma funcionalidade muito usada por criadores de conteúdo: a possibilidade de capturar a tela de seus computadores. Isso facilita, por exemplo, a criação de vídeos didáticos ou de gameplays, muito populares no YouTube.

Além disso, a ferramenta possui um sistema de arrasta e solta, além de ícones e gráficos em movimento e fundos de tela animados. A grande questão, contudo, é que o Camtasia Studio é indicado para editores que já possuam uma certa experiência, pois suas ferramentas não são muito fáceis de serem usadas.

Seus pontos positivos são: funcionalidades exclusivas, frequentemente atualizadas.

Seus pontos negativos são: investimento alto, pois a ferramenta não possui opções gratuitas, além de editor pouco intuitivo e de difícil manuseio.

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é uma das ferramentas de edição de vídeos mais populares, pois, antigamente, ele vinha instalado em praticamente todos os computadores que utilizavam o sistema Windows. Dessa forma, muitas pessoas começaram a editar por meio desse editor. Além disso, essa é uma das melhores ferramentas para iniciantes.

Sendo assim, se você está começando agora, o Movie Maker é perfeito para conhecer o básico da edição, pois, além de possuir uma interface simples e intuitiva, ele permite criar e editar vídeos, personalizar conteúdos e publicá-los. Além disso, ele possui recursos simples como transições e efeitos básicos, cortes de imagem, inserção de vídeo, áudio e textos.

Seus pontos positivos são: simples de ser usado, fácil acesso, baixo custo, recursos eficazes e excelente editor para vídeos com fotografias.

Seus pontos negativos são: poucas opções de recursos e ferramentas, desempenho lento e conversão de vídeos com pouca qualidade.

Blender

O Blender é uma das melhores ferramentas de edição de vídeos para YouTube, porque permite a edição de vídeo não linear, mudança de temas, simulação de fundos animados, entre outros recursos excelentes para os vídeos da plataforma.

Seus pontos positivos são: a ferramenta de edição de vídeo possui gráficos em 3D, recursos, como sistema de composição e materiais baseados em nódulos e comporta os sistemas mais usados.

Seus pontos negativos: a ferramenta trava constantemente e tem um desempenho lento. Além disso, sua interface é pouco intuitiva, o que dificulta na hora de usar. Agora que já sabe tudo sobre as ferramentas de edição de vídeos no YouTube, está na hora de aprender como se aperfeiçoar na plataforma e em outras redes. Por meio do Método Sirius, metodologia criada por Bruno Ávila para facilitar a vida de empreendedores digitais, você irá aprender a criar conteúdos eficazes, publicar as coisas certas e ganhar visibilidade. Quer saber como ter acesso ao método? Clique aqui e saiba tudo sobre ele!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *