Investir em produção de conteúdo traz benefícios para qualquer negócio. É uma forma bastante eficaz de atingir o público-alvo da empresa, visto que é possível educar e converter clientes de maneira orgânica. Principalmente quando se fala em utilizar plataformas digitais na estratégia. São milhares de compartilhamentos por dia. Então, se você quiser se destacar, precisa oferecer materiais de qualidade.
Além disso, compartilhar seu conteúdo em diferentes canais digitais faz com que ele alcance ainda mais pessoas. Isso porque, após a chegada da Internet e a popularização das redes sociais, o consumidor, que era facilmente encontrado em apenas um lugar, normalmente em frente à TV, passou a dividir seu tempo entre diferentes mídias. A pesquisa TIC Domicílios 2019, publicada também pela Agência Brasil, revelou que, dos brasileiros com acesso à Internet, 76% utilizam redes sociais.
Quer aprender mais sobre marketing de conteúdo, além de entender melhor a respeito da estratégia multiplataforma? Continue a leitura!
O marketing de conteúdo tem sido bastante utilizado nos últimos anos. Seu principal objetivo é atrair e fidelizar clientes por meio da oferta de materiais educativos, que são produzidos pensando em resolver os problemas dessas pessoas. Por isso, a estratégia é tão eficaz, ela educa os leads e apresenta a cura para suas dores.
Existem diversos formatos possíveis para gerar conteúdo. Entre os principais, é possível citar:
E, o mais interessante é que você pode usar mais de um deles em sua estratégia. Inclusive, trazem melhores resultados dessa forma. É possível produzir um conteúdo sobre nutrição animal, por exemplo, então adaptá-lo em vídeo, logo em seguida para um post do blog e ainda simplificar a linguagem para compartilhá-lo nas redes. Portanto, fique à vontade para combinar formatos: o mais importante é que o material cumpra seu objetivo.
Para montar uma estratégia sólida, é necessário saber dois itens principais: o que você tem a agregar para seu público e qual público é esse. Com isso em mente, você conseguirá produzir materiais otimizados para atingir suas metas. E, dessa forma, converter e nutrir leads qualificados, que já estarão preparados para o momento da compra.
No marketing de conteúdo, uma das premissas mais importantes é investir na produção de conteúdos originais. Dessa forma, seu negócio ganhará autoridade no mercado e as pessoas enxergarão ele como uma fonte confiável de informações, fazendo com que recorram a você quando surgirem quaisquer dúvidas sobre seu nicho de atuação.
Além disso, utilizar materiais próprios em sua estratégia mostra autenticidade para seus seguidores e clientes ao gerar conteúdo. Também, o LinkedIn, por exemplo, é uma rede social que tende a boicotar conteúdos copiados. Ele faz isso reduzindo seu alcance e limitando a entrega de suas postagens. Ou, até mesmo, banindo-as da rede.
O princípio da comunicação multiplataforma é conversar com seu cliente onde ele estiver. Como dito no início do artigo, o consumidor atual não se contenta em ver o conteúdo em somente um lugar. Então, diferente do que aconteceu nos períodos marcados pelo rádio e pela televisão, as pessoas não são mais simples telespectadoras. Com a chegada da Internet e das mídias sociais, elas passaram a interagir com as plataformas, decidindo como e por onde preferem consumir os conteúdos.
Por isso, é importante estar presente em diferentes canais e atuar como produtor de conteúdo em todos eles. Assim, seu negócio alcançará mais pessoas e você terá a oportunidade de se relacionar com o público já conquistado por meios diversos. Inclusive, poderá fazer isso aprofundando um assunto que iniciou em vídeo por meio de um episódio de podcast, por exemplo.
Apenas, lembre-se de adaptar o conteúdo para redes sociais de acordo com o canal no qual ele for compartilhado. Afinal, o formato que funciona no YouTube é diferente do apropriado para o reels do Instagram, por exemplo. Da mesma forma que, redes sociais como o Facebook e LinkedIn possuem teores distintos que devem ser respeitados. A primeira é uma rede mais amigável que reage bem a postagens corriqueiras, do dia a dia. Enquanto a segunda exige um tom mais profissional e a abordagem de temas específicos, voltados, principalmente, para o mercado de trabalho.
Mas, isso não quer dizer que é impossível construir uma narrativa integrando as redes. Essa, inclusive, é uma tática bastante interessante. Você não precisa contar uma história diferente em cada canal de comunicação, basta mudar a forma de contá-la, de modo que facilite seu consumo pelos usuários da mídia.
Por fim, a produção de conteúdo é essencial para uma estratégia de marketing bem construída. Pois, a partir dela, é possível atrair e educar leads, para que cheguem na etapa de compra seguros de sua escolha. Além disso, estar presente como produtor de conteúdo em diferentes plataformas dá mais visibilidade e flexibilidade ao seu negócio.
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