Quando falamos de um negócio digital, é muito importante compreender formas para impulsionar o seu desenvolvimento. Nesse sentido, existem tipos de tráfego disponíveis: tráfego orgânico, tráfego pago, tráfego direto, tráfego social e tráfego de referência.
No tráfego orgânico, as pessoas chegam em seu site de forma natural. Essa fonte de tráfego pode vir tanto do tráfego direto quanto do tráfego de referência e do tráfego social. No pago, são colocados anúncios no Google ou em sites que sua audiência acessa com o objetivo de atrair visitantes.
No tráfego direto, uma pessoa acessa o seu site de maneira direta, sem vir de outro site, por isso não deixa de ser um tipo de tráfego orgânico. O social é aquele feito a partir das redes sociais, direcionando pessoas para o tráfego em um site. Por último, o tráfego de referência é quando alguém visita uma página a partir de outro site que não seja um mecanismo de busca.
Neste artigo, nós vamos focar no tráfego orgânico e explicar tudo sobre ele. Vamos falar sobre seus benefícios, melhores formas de explorar e como fazer tráfego orgânico. Confira.
A questão que fica é: o que é tráfego orgânico? Toda e qualquer visita que você recebe em seus canais digitais fazem parte do tráfego. Esse tráfego é considerado orgânico quando você conquista e recebe visitas de forma natural, sem precisar investir em lista de e-mails ou em anúncios.
É o que acontece quando os usuários acessam seu site após uma pesquisa nos mecanismos de busca, por exemplo. Apesar do tráfego orgânico ser natural, ele envolve alguns custos, tanto de tempo quanto de dinheiro, de acordo com as estratégias que você utiliza para atrair as visitas.
O tráfego orgânico é um dos principais recursos escolhidos pelas empresas que querem investir em Marketing Digital. Mas por que essa estratégia é boa para o seu negócio? Conheça agora os benefícios que o tráfego orgânico pode gerar para a sua empresa e entenda por que você deve focar nele em 2022.
O tráfego orgânico contribui com a redução de custos da sua estratégia de marketing e ainda aumenta sua margem de lucro sobre a vendas. Dessa forma, pode-se dizer que ele apresenta um ótimo custo-benefício.
Ao contrário dos anúncios, o tráfego orgânico é escalável. Ou seja, os anúncios só geram resultados enquanto você tiver verba para investir neles. Já no tráfego orgânico, quanto mais visitas você atrai, menos você irá gastar.
Quando você faz uma pesquisa no google, aparecem vários sites diferentes na primeira página de resultados. Geralmente, pelo menos um deles apresenta a marcação “Anúncio”. Ou seja, alguém pagou para aquele anúncio aparecer nessa posição.
Nessa situação, os usuários já sabem que a página está vendendo algo para eles, o que pode atrapalhar na relação de confiança do público em relação às informações apresentadas.
No tráfego orgânico, esse problema não acontece. Como as visitas são feitas de forma natural, a relevância e a credibilidade do conteúdo são maiores.
Se no tráfego pago, os resultados só duram enquanto os anúncios estiverem sendo pagos, no tráfego orgânico, os resultados não têm prazo de validade.
Um único conteúdo postado em seu blog pode gerar milhões em vendas durante um período longo, algo que é considerado impossível se for comparado com o custo de manter uma campanha de tráfego pago ativa continuamente.
Mas, um ponto que merece destaque é: seus conteúdos precisam ser atualizados frequentemente. Sua estratégia de tráfego orgânico trará resultados desde que você se dedique a ele de maneira contínua. Afinal, se manter no topo não é simples.
Uma vantagem importante do tráfego orgânico é a possibilidade de construção de um relacionamento mais próximo com o cliente a partir do acompanhamento por toda a jornada de compra.
O tráfego pago é importante, mas é mais indicado para quem deseja fazer uma venda imediata. Se você deseja firmar uma relação com o cliente, o tráfego orgânico é mais recomendado.
Algumas atitudes são essenciais para melhorar o tráfego orgânico de um negócio digital e atingir melhores resultados. Separamos a seguir 6 dicas que vão te ajudar a impulsionar a geração de tráfego orgânico em seu site.
● Foque totalmente na sua persona;
● Crie uma estratégia para suas palavras-chave;
● Capriche na descrição do conteúdo para o Google;
● Publique o mesmo conteúdo em diferentes formatos;
● Gaste tanto tempo na promoção quanto na produção do conteúdo;
● Faça estratégias em mídias sociais.
Conheça agora 3 estratégias práticas e eficientes dentro do tráfego orgânico.
O marketing de conteúdo é um dos pilares do Marketing Digital e é fundamental para gerar tráfego orgânico, baseando-se na formação de um público a partir do compartilhamento de conteúdo.
De forma geral, o marketing de conteúdo envolve o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o seu cliente. Essa é uma ótima forma de atrair visitas qualificadas sem precisar recorrer a meios pagos.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização de mecanismos de buscas. Consiste em um conjunto de técnicas que tornam seu site mais fácil de ser posicionado e ser encontrado em buscadores.
Assim como o Marketing de Conteúdo, o SEO é uma excelente estratégia, mas que demanda tempo e disciplina. É necessário a otimização de textos com a produção de conteúdos relevantes. Essa combinação é perfeita para alcançar posições privilegiadas rumo ao topo dos mecanismos de busca.
Como mencionamos, a construção de um relacionamento com o cliente é um dos benefícios do tráfego orgânico. Ter uma relação íntima com as pessoas que acessam seu conteúdo é a única forma de transformar visitantes em clientes fiéis.
Nesse sentido, o e-mail marketing é uma excelente estratégia para construir relações e conquistar o público. Com uma lista de emails, é mais fácil direcionar visitas para seu conteúdo.
Se você deseja entender mais sobre marketing digital e utilizar suas redes sociais de forma profissional, você pode contar com a ajuda do Método Sirius. Esse método foi criado pelo Bruno Ávila, da empresa Ser Notável, com o objetivo colaborar e acompanhar o crescimento das pessoas e o alcance de resultados nos meios digitais, inclusive por meio do tráfego orgânico. Conheça mais sobre o Método Sirius.
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