fbpx

O que é e qual a importância do assessment?

Quando uma empresa abre um processo seletivo, o objetivo é sempre encontrar candidatos que tenham as características ideais para aquela vaga. E é aí que o assessment entra: ele ajuda a identificar a pessoa mais adequada ao perfil.

Hoje, vivemos em um mundo altamente tecnológico. Tudo o que fazemos envolve algum tipo de tecnologia, desde a agenda online que usamos para marcar as tarefas diárias até o nosso celular de última geração.

Claro, as empresas precisam acompanhar a evolução da tecnologia, inserindo-a em sua rotina. E isso inclui os processos seletivos! Afinal, aqueles que não se modernizam acabam ficando para trás, e é lógico que ninguém quer isso, certo?

Recrutar e selecionar candidatos não é uma tarefa fácil, principalmente quando você tem um negócio online. Investir em recursos como o assessment pode ser a solução perfeita.

Assessment o que é? | Foto: Freepik.

O setor de Recursos Humanos (RH) da sua empresa pode se beneficiar bastante do assessment, já que ele irá facilitar todo o processo de coleta de dados. Então venha saber mais sobre o que é assessment, como ele funciona para negócio online e qual a importância. É só continuar a leitura!

O que é assessment?

Encontrar o candidato ideal para seu negócio online, ou até mesmo identificar o perfil dele durante o recrutamento pode ser um grande desafio.

O assessment é uma ferramenta desenvolvida especialmente para o setor de Recursos Humanos, visando capacitar o profissional para o reconhecimento de habilidades. Então ele é basicamente um relatório que você elabora para descobrir tendências de comportamento, além do possível desempenho do futuro funcionário.

O recurso de assessment analisa o perfil de cada candidato no processo seletivo, comparando com os requisitos exigidos para aquela vaga. Isso torna mais fácil o trabalho do RH já que o assessment vai orientar o setor nas decisões, garantindo que a escolha feita foi realmente a mais adequada.

É dessa forma que a empresa consegue aproveitar o potencial produtivo do funcionário e suas habilidades. Não é à toa que se tornou uma ferramenta famosa dentro do meio corporativo.

Em resumo, o assessment tem como finalidade principal ajudar seu negócio online a fazer análises mais assertivas dos candidatos e suas competências, indicando qual deles se enquadra melhor no que está sendo requisitado.

Atenção: a ferramenta não é exclusiva para uso em processos de recrutamento. Ela também será útil para o RH quando for necessário realocar um funcionário ou simplesmente escolher alguém para ser promovido.

4 tipos de assessment

Como já foi explicado, o assessment pode ser utilizado para diversas finalidades, por isso ele tem vários tipos disponíveis para seu negócio online escolher.

Existem 4 tipos de assessment, são eles:

1. Pessoal

Dentre todos os tipos, esse é o mais usado pelas empresas no setor de RH. Esse método vai ajudar a compreender as características de um funcionário, além de revelar se aquela pessoa tem as soft e hard skills exigidas para o cargo.

Geralmente, é uma assessment que as organizações usam para cuidar da gestão de talentos. Então será uma técnica voltada tanto para processos internos da empresa quanto na parte de recrutamentos.

Dessa forma, é possível criar equipes altamente produtivas e que sejam capazes de atingir a meta estabelecida.

2. Cultural

Atualmente, existe uma grande discussão sobre cultura organizacional dentro de uma instituição. Esse ponto na verdade tem um grande valor no processo seletivo.

A assessment cultural vai indicar três fatores que têm a possibilidade de afetar a produtividade ou motivação da equipe, são eles: ideias, valores e crenças. É um método importante porque ajuda a reduzir a taxa de rotatividade e ainda provoca reações positivas, capazes de fortalecer a marca no mercado.

3. Desempenho

Esse assessment será responsável por decidir quais padrões e referências serão utilizados para medir ações que possam impactar no desempenho da equipe e também nos resultados.

Porém, é uma técnica pouco empregada no setor de RH porque não leva em consideração as diferenças entre o comportamento de cada funcionário.

4. Coaching

O último tipo costuma ser aplicado com o objetivo de determinar a maneira como os candidatos serão treinados, sempre com foco em trazer melhorias.

Então o coaching é um recurso de assessment extremamente significativo para o RH, sendo capaz de estimular alterações positivas na rotina da empresa.

Como o assessment pode impactar no seu negócio online?

O assessment não é um recurso apenas para empresas grandes e com loja física. Seu negócio online também pode ser impactado positivamente se investir nele!

Existem vários benefícios para um negócio online, porém, o maior deles é conseguir fazer decisões mais assertivas que ajudam a melhorar o desempenho e a produtividade da equipe.

Por exemplo: o funcionário X não está sendo capaz de arcar com a função atual. Esse recurso vai te ajudar a entender como realocá-lo ou se é possível oferecer um treinamento para que ele adquira as habilidades necessárias.

E quanto mais os profissionais estão produzindo, melhor será para o seu negócio online.

Até mesmo o clima organizacional da empresa acaba se modificando, refletindo a satisfação e felicidade da sua equipe. Dessa forma, fica mais fácil reter diversos talentos.

Outro impacto ótimo para seu negócio online está relacionado ao dinheiro. Ao entender mais sobre o perfil dos profissionais, dá para economizar já que o RH vai saber quais instrumentos podem ser deixados de lado.

3 ferramentas de assessment que são úteis para sua empresa

Para terminar as explicações do dia, é necessário que você compreenda mais um ponto: as ferramentas de assessment que existem e como elas funcionam.

1. DISC

O DISC tem como objetivo auxiliar na identificação de tendências comportamentais de um funcionário específico enquanto ele está realizando suas atividades.

É ele quem irá descobrir se aquele profissional corresponde aos requisitos da vaga. Ele é baseado em 4 conceitos: dominância, influência, estabilidade e cautela.

2. Competências

É a ferramenta que analisa as habilidades intelectuais de um candidato e identifica características como autonomia ou proatividade.

Esse assessment vai mostrar se aquele indivíduo avaliado tem capacidade para resolver problemas que acontecem rotineiramente dentro de um negócio online.

3. Avaliação da inteligência emocional

Essa é provavelmente uma qualidade amplamente desejada pelo mercado de trabalho atual. A inteligência emocional ajuda a pessoa a compreender sua própria personalidade e como ela impacta na sua forma de lidar com situações do dia a dia.

Invista no assessment para seu negócio online e observe como esse recurso irá impactar positivamente na rotina de todos os setores da empresa.

Método Sirius

Hoje em dia, quase todas as empresas já possuem redes sociais profissionais. Porém, poucos gestores conseguem realmente atingir um resultado satisfatório nesse meio.

Se esse também for o seu caso, então o Método Sirius é a solução perfeita! Ele vai te auxiliar na produção de conteúdos que sejam capazes de gerar resultado, além de avisar quando eles devem ser postados e dando dicas de como fazer seu negócio online ficar mais visível. Adquirindo o Método Sirius, você terá acesso a materiais exclusivos e poderá participar de um grupo de acompanhamento liderado pelo criador desse método. Clique aqui para conferir nosso site e saber mais sobre assessment e muito mais!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.