fbpx

Confira como garantir a qualidade 4K nos seus vídeos

Já entramos na era das tecnologias avançadas com televisões Ultra HD, mas a grande parte dos conteúdos produzidos ainda tem resolução muito inferior a 4K, principalmente quando produzidos no ambiente online. Desse modo, é verdade que tablets e smartphones de linhas mais caras já contam com alta qualidade de vídeo, porém os modelos mais populares ainda gravam em HD e Full HD. Além disso, os diversos clipes, filmes, programas de TV antigos e vídeos caseiros, desenvolvidos muito antes da febre da alta definição, quando compartilhados em sites, por exemplo o YouTube, podem perder um pouco a resolução, o que dificulta apresentar qualidade 4K.

Por outro lado, felizmente existem ferramentas que aumentam a qualidade de produções finalizadas, tornando o resultado mais compatível com os aplicativos desenvolvidos recentemente, inclusive, alguns vão além e contam com upscaling, ou seja, funcionalidade baseada em aumentar as dimensões de uma imagem que não esteja configurada em alta definição, equiparando ao número de pixels  dos valores apresentados nas HDTVs (720p, 1080p, 2160p ou 4320p, este último é usado com pouca frequência).

Vídeo com qualidade 4K tende a atrair um público maior. | Foto: Pixabay.

O que são vídeos de qualidade 4K?

O 4K é uma nova resolução padrão desenvolvida para gráficos de computador e cinema digital, assim, ele tem os seguintes benefícios: mais números de imagem detalhada, qualidade de definição de imagem maior, melhor ação rápida e maior visibilidade de superfície de projeção. A inspiração para o nome 4K veio pelo formato ter uma resolução horizontal de aproximadamente 4.000 pixels. Por outro lado, as resoluções padrão 720p e 1080p receberam este nome por causa de sua resolução vertical. Assim, o novo padrão pode ser equiparado a quatro vezes, por exemplo, o tamanho da resolução de imagem superior às resoluções 1080p.

No entanto, este formato não pode ser modificado na resolução horizontal, portanto, as alterações no aspecto são realizadas através da resolução vertical. Em outras palavras, 4096 x 2304, por exemplo, é um tamanho do quadro com aspecto 16:9 e, 4096 x 3072, é 4:3.

Nesse sentido, o YouTube disponibilizou o suporte de vídeo 4K lá em 2010. Atualmente, esse recurso tem um grande potencial, além de ser o formato de resolução mais alto disponível para os usuários. Por isso, é bem provável que a demanda por essa ferramenta aumente em um futuro próximo, principalmente por serviços de entrega de dados de vídeos digitais.

Como garantir a qualidade 4K para vídeos no YouTube?

Para garantir qualidade 4K nos seus vídeos para o YouTube, confira o que é HDconvert. O HDconvert é um conversor de arquivos de conteúdo que permite aos usuários alterarem o formato nos quais as suas produções são armazenadas, assim, permite que as suas criações sejam transformadas em vídeo qualidade 4K. Além disso, esse aplicativo disponibiliza variadas definições de exportação que oferecem algumas vantagens, por exemplo, aumentar ou diminuir a resolução dos conteúdos produzidos e dos arquivos de vídeo.

Desse modo, não existem limites para o tamanho dos arquivos, assim, você consegue carregar qualquer conteúdo no HDconvert, independentemente do seu tamanho, porém é importante considerar que carregar arquivos com tamanhos grandes pode demorar mais tempo.

Quando o processo de download estiver concluído, você pode optar entre uma enorme diversidade de resoluções de vídeo, ou seja, desde 240p até UHD 4K. Além disso, você pode comprar a versão Premium do HDconvert para conseguir exportar os seus arquivos de vídeo na resolução de Full HD, Ultra HD ou com qualidade 4K. Por outro lado, na versão gratuita, você não poderá modificar o codec de vídeo padrão para H.265, pois nesse modelo não é possível alterar a resolução dos seus vídeos.

Assim, se a sua intenção é ter vídeo com qualidade 4K, o recomendado é assinar a versão premium.

Saiba outras dicas de melhorar a qualidade dos seus vídeos

Confira, abaixo, quais são as dicas para melhorar a qualidade dos seus vídeos:

Utilize presets de vídeo

Os presets de vídeo são um grupo de efeitos predefinidos, portanto, existem diversos presets e cada um deles pode ser usado para determinado objetivo. Assim, é uma ótima estratégia para conseguir melhorar a resolução dos seus vídeos, como também deixar com qualidade 4K.

Nesse sentido, essa ferramenta pode ser utilizada para melhorar a iluminação ou outros aspectos visuais do vídeo. Além disso, para facilitar a edição dos seus conteúdos, você pode utilizar presets que estão disponíveis em aplicativos de edição de vídeo. Desse modo, você não precisará dedicar muito tempo para a edição, ganhando muito mais agilidade para se dedicar a outros projetos.

Equalize o áudio

O ajuste de áudio é outra maneira de melhorar a qualidade de um vídeo que já foi gravado. Afinal, não é recomendado deixar o áudio prejudicado, principalmente em conteúdos interessantes, pois pode afastar os usuários, caso o seu objetivo seja a produção de conteúdos para canal no YouTube.

Por isso, se esse problema está acontecendo no seu vídeo, é possível realizar alguns ajustes, fazendo a equalização do áudio, assim, você terá uma melhor qualidade para o som do seu conteúdo, já que a equalização é um processo fundamental para quem busca ter melhor harmonia no som.

Equilibre as cores e luzes

Equilibrar a luz e as cores do vídeo é uma etapa muito importante para quem busca um resultado mais profissional para o vídeo, principalmente se o seu objetivo é conseguir qualidade 4K para as suas produções, demonstrando mais cuidado no desenvolvimento do vídeo. Além disso, existem diversos aplicativos que auxiliam neste trabalho, por exemplo, as funcionalidades do Adobe Premiere.

Uma iluminação de qualidade é uma característica crítica para a qualidade de uma produção. Por isso, para que a cena seja agradável aos olhos, o ideal é que sejam tomadas precauções relacionadas à iluminação. Além disso, uma iluminação ruim pode retirar toda a credibilidade de um vídeo, assim, por mais interessante que o conteúdo possa parecer, se não tiver combinação das cores e luzes, pode passar a ideia de amadorismo e afastar o público.

Por isso, se a sua ideia é buscar qualidade 4K, o recomendado é buscar por ferramentas que possam facilitar esse processo.

Além disso, agora que você já sabe o que é qualidade 4K, é fundamental buscar por novos conhecimentos e habilidades em edição de vídeo, que podem agregar nas suas produções, ajudando na criação de conteúdos interessantes.

É importante buscar dicas que possam ajudar na resolução do seu vídeo. | Foto: Pixabay.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter à disposição esses recursos, como vídeos em qualidade 4K e ainda conhecer cases de sucesso e êxito do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Seu hobby pode virar sua profissão!

Existem muitas situações em que as pessoas acabam descobrindo um novo negócio através de um hobby. Claro que, é preciso ter muito equilíbrio ao trabalhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.