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Saiba a importância de gerenciar seu canal no YouTube

Criar e manter um canal no YouTube não é algo fácil, além disso existem muitas dúvidas sobre isso e uma das mais recorrentes é: como gerenciar canal do YouTube. Pois bem, gerenciar canal do YouTube pode ser muito simples, principalmente quando utilizamos as ferramentas corretas. Além disso, um bom gerenciamento pode te ajudar com o engajamento do seu canal e dos seus conteúdos, seja fora ou dentro da plataforma.

Saiba como gerenciar inscrições YouTube e conheça sobre gerenciador de vídeo YouTube, gerenciador de canal YouTube e gerenciar comentários YouTube. | Foto: Unsplash/NordWood Themes.

Dito isso, saiba, a seguir, como gerenciar canal do YouTube, como trabalhar com gerenciador de vídeos YouTube, a importância de um bom gerenciamento, além de conhecer ferramentas que irão ajudar com essa atividade.

Qual a importância de gerenciar seu canal do YouTube?

Saber gerenciar um canal no YouTube é fundamental para a organização de seu canal, para o sucesso dele e para suas estratégias de Marketing Digital. Ao gerenciar seus vídeos, por meio do YouTube Studio, que pode ser acessado pelo navegador de seu computador ou celular, ou por meio de técnicas de planejamento e conteúdos com temas estratégicos, o criador poderá gerar um número maior de visualizações em seu canal.

Todos os tópicos citados auxiliam nas seguintes questões:

  • Ranqueamento nas buscas: ao aplicar uma palavra-chave de maneira correta em seu conteúdo, criar uma meta-descrição eficiente e seguir outras técnicas de SEO, você poderá ranquear seu conteúdo de maneira efetiva nos navegadores;
  • Otimização: ao gerenciar seu canal no YouTube, você terá as informações necessárias para definir se seu conteúdo está funcionando e como melhorar ou aperfeiçoar o que está fazendo. Além disso, é possível identificar seus pontos fracos e traçar objetivos;
  • Público-alvo: ao definir, por meio de um planejamento, seu público-alvo, é possível contar com o algoritmo do YouTube para ajudar a encontrar os usuários que podem ter interesse no que você produz;
  • Autoridade: ao gerenciar canal do YouTube é possível criar conteúdos assertivos e para o público certo, aumentando sua autoridade em determinado tema e assunto.

Como gerenciar seu canal no YouTube?

Gerenciar canal do YouTube é um grande desafio para muitos, contudo, com um bom planejamento, organização e uma excelente ferramenta, isso fica muito mais fácil. Antes de mais nada, é necessário compreender que esse gerenciamento deve ser feito desde o início, além disso, ele se aplica a todos os aspectos do canal, desde a criação de conteúdo e a organização de seus vídeos até o contato com os inscritos do canal.

Outro ponto fundamental é entender que sem o gerenciamento de seu canal no YouTube, o criador de conteúdo não conseguirá lidar com todas as demandas que a plataforma exige. Além disso, gerenciar vai além de uma simples organização, é preciso ter uma visão ampla do canal e de seus objetivos.

Planeje

Sendo assim, o primeiro passo para gerenciar canal do YouTube é ter planejamento. Planejar tudo o que será feito, da melhor forma possível. Então, primeiro, pense em seus objetivos, o que deseja alcançar com seus vídeos, com seu canal. Mensure seus resultados e estabeleça objetivos por meio deles.

Em seguida, conheça seu público. Para quem você irá destinar aquele conteúdo, qual o interesse daquelas pessoas, quanto tempo passam na internet, em que horário assistem seus vídeos, qual a frequência com que consomem seu canal e quais os vídeos mais atrativos. Quando o criador de conteúdo compreende todos esses aspectos sobre seu público, é possível criar algo direcionado e assertivo para essas pessoas.

O terceiro passo do planejamento são as palavras-chave. Para achá-las você deve se perguntar: quais os temas que estão em alta e que interessam ao meu público? Saber disso irá lhe possibilitar criar um conteúdo que eles gostem e que tenha relevância, além de ser possível aplicar a palavra-chave ao título do vídeo, as tags, a imagem de capa, entre outros pontos que possam servir para que o público chegue até o conteúdo.

Em seguida, é preciso criar uma frequência de postagens em seu canal. Então, ao saber os horários que seu público consome e a frequência, é possível agendar conteúdos para momentos propícios aos seus inscritos.

Além disso, é preciso lembrar que um canal que tenha um bom visual, ou seja, uma boa identidade, atrai um público maior. Outro ponto importante é ser objetivo, ser direto e entregar o que seu público deseja ver é o principal.

Execute

Após planejar todos os aspectos principais do seu canal, como o público, os temas a serem abordados e sua identidade visual, está na hora de colocar o gerenciamento em prática. Nessa etapa, o criador de conteúdo irá contar com ferramentas que ajudem a gerenciar seu canal, criar seu conteúdo e suas imagens. Para a arte, por exemplo, o Canva é uma excelente ferramenta, com inúmeros templates, fontes, imagens, entre outros atrativos.

É necessário utilizar todas as informações que obteve durante o planejamento na execução de seu canal. Além disso, essa etapa permite que você reveja dados, repense seu conteúdo e pesquise mais um pouco. Gerenciar canal do YouTube requer um passo a passo, contudo, esses passos podem sofrer mudanças de acordo com suas necessidades.

Analise

Após planejar e executar, chegou o momento de analisar. Saber se tudo o que foi aplicado aos vídeos deu certo, a partir do número de visualizações, de likes, de compartilhamentos e do tempo médio dos usuários em seu conteúdo. Por exemplo, você publicou um vídeo de 30 minutos, que lhe rendeu 100 visualizações, porém, as pessoas ficaram apenas 5 minutos no conteúdo, indicando que o interesse deles foi baixo.

Para ter acesso a todas essas informações, o criador de conteúdo deve acessar o YouTube Analytics. A ferramenta indica todos os dados sobre visualização, tempo médio em cada vídeo, curtidas, entre outros. Além disso, é possível avaliar um vídeo individualmente ou uma série de postagens.

Ferramentas para gerenciar seu canal no YouTube

Agora que você já sabe como gerenciar um canal no YouTube, está na hora de conhecer algumas ferramentas para te ajudar na tarefa. Confira!

1. YouTube Studio

O YouTube Studio é um excelente gerenciador de canal YouTube. A ferramenta está disponível dentro da própria plataforma e tem como objetivo auxiliar os criadores de conteúdo no gerenciamento de seus canais.

Para aqueles que estão começando agora, essa é a melhor ferramenta, pois ela indica tudo o que é necessário saber sobre o YouTube, sobre a criação de vídeos e a organização de seu canal.

Além disso, ele permite que os usuários organizem seus vídeos, editem seu canal e mudem outros detalhes. A ferramenta serve para gerenciar detalhes corriqueiros do YouTube, garantindo a funcionalidade diária do canal.

2. Tubular Insights

Essa é a ferramenta ideal para os criadores que desejam criar estratégias para que seus conteúdos tenham um bom desempenho. O Tubular Insights entrega dicas para que os vídeos no YouTube desempenhem bem de acordo com as diretrizes do Google.

A plataforma analisa vídeos e outros conteúdos e entrega insights sobre as principais tendências, dando dicas e apontando caminhos para que você desenvolva sua própria estratégia.

3. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma das ferramentas mais famosas da internet, pois ele oferece um número considerável de informações sobre as principais palavras-chave do momento. Além de entregar os dados de palavras-chave do buscador, a ferramenta indica quais as palavras que são mais assertivas no YouTube, dando ao usuário diversas informações que podem ser usadas para criar conteúdo.

As palavras são apresentadas ao usuário com estatísticas, dados e informações sobre sua dificuldade, concorrência, interesse, entre outros.

4. YouTube Analytics

O YouTube Analytics apresenta as principais informações sobre seu conteúdo, como número de visualizações, tempo médio de visualização, taxa de rejeição, entre outras informações necessárias. Além disso, todos os dados apresentados são em tempo real, o que facilita o usuário compreender o que está acontecendo, quando e como. Outro ponto é que ele entrega relatórios mensais sobre seu desempenho.

Todas essas informações ajudam você a identificar seus pontos positivos e negativos no YouTube, compreender o que seu público gosta ou não e criar estratégias para mudar essa situação.

5. Hootsuite

O Hootsuite é uma das ferramentas mais populares para gerenciar canal do YouTube, isso porque a plataforma oferece diversas opções para seus usuários.

Entre suas funcionalidades está o agendamento de conteúdo, o envio de relatórios e métricas, entre tantos outros. Por conta disso, muitas empresas utilizam essa ferramenta, pois, de certa maneira, ela corresponde a todas as necessidades que um criador de conteúdo tem para gerenciar seu canal. Então, agora que você já sabe como gerenciar canal do YouTube, ficará mais fácil se organizar dentro da plataforma e isso tornará seu negócio mais eficiente. Mas, se você ainda não sabe como se destacar em outras redes sociais e criar conteúdos eficientes, saiba que o Método Sirius pode te ajudar nessa. Clique aqui e aprenda mais sobre o método!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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