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Confira como fazer a arte para canal no Youtube

Para ter sucesso com um canal é preciso um bom conteúdo, organização e uma arte para YouTube de qualidade. Os criadores de conteúdo, no entanto, acabam menosprezando a aparência e a identidade visual de seu canal, cometendo um grande erro. Isso acontece porque, muitas vezes, a criação de uma boa e atrativa identidade visual é o diferencial para alguém decidir consumir seus vídeos – e esse diferencial pode vir de templates, banners e outras ferramentas.

Saiba tudo sobre arte de canal YouTube, arte para canal do YouTube, arte para capa do YouTube e templates para YouTube. | Foto: Unsplash.

Por isso, a seguir, saiba tudo sobre arte de canal YouTube, ferramentas para os seus vídeos do YouTube, arte para canal do YouTube, arte para capa do YouTube e templates para YouTube. Além disso, saiba como fazer arte para YouTube e compreender sua importância para o sucesso de seu canal, pois é a sua imagem que estará na internet.

O que é identidade visual?

Antes de saber como criar uma arte para canal do YouTube, isto é, uma imagem, é necessário entender o que é uma identidade visual e qual a sua importância para um negócio.

Sendo assim, devemos primeiro imaginar uma pessoa e quando pensamos em um determinado alguém, tendemos a lembrar de suas características mais marcantes, como a aparência física, traços chamativos de sua personalidade, entre outras coisas. Esse conjunto de elementos, que tornam aquela pessoa única, é sua identidade, ou seja, quem ela é.

No caso da identidade visual, ela é um conjunto de elementos visuais gráficos, como uma imagem, que tornam algo único, por exemplo, quando pensamos em uma marca, pensamos em seu logotipo, nas cores que predominam seus produtos, ou até mesmo em uma determinada frase.

Isso é a identidade visual da marca, logo podemos definir uma identidade visual como todos os elementos visuais que têm por objetivo se comunicar com as pessoas e fazer daquilo algo único e memorável. Portanto, uma identidade visual pode comunicar valores, propósitos e/ou missões.

Quando pensamos na identidade visual de um canal do YouTube, ela consiste em todos os elementos visuais gráficos que se comunicam com o público e fazem com que aquele canal ou criador de conteúdo seja identificado, isto é, sua imagem. Essa identidade pode estar vinculada às cores utilizadas em seus templates, banner, a imagem que utiliza como foto, o layout de seus vídeos, entre outros elementos.

Qual a importância de uma arte para canal no YouTube?

Uma arte para canal no YouTube pode ser o fator diferencial entre um canal de sucesso e um com pouca visibilidade. Isso porque a arte fará parte da identidade visual do canal e uma identidade visual de qualidade é muito importante, pois o primeiro contato que o público terá com seu conteúdo será por meio de sua identidade – seja ela mostrada por uma imagem ou templates.

Por exemplo, quando uma pessoa está buscando um vídeo sobre maquiagem e encontra um vídeo que fala sobre o que ela deseja ouvir e que possui uma capa chamativa e templates interessantes, as chances de ela clicar nesse vídeo são maiores do que em capas simples ou pouco chamativas. Em seguida, esse usuário irá ver seu vídeo e poderá se interessar por seu canal e, consequentemente, ele irá entrar em sua página e lá irá ver seu banner, a imagem de seu canal, os templates dos vídeos, e a partir disso criará uma identificação com você, sua marca e seu canal.

Por isso, criar templates, um banner e uma imagem única, que transmitem o recado de seu canal e que sejam chamativos é muito importante. Além disso, é a sua identidade visual que diferencia você de outros criadores de conteúdo. Por exemplo, o criador X de conteúdos de jogos usa as cores vermelha e amarela em seus templates do canal, enquanto o criador Y utiliza a cor azul e preto, são esses detalhes, que parecem pequenos, que fazem a diferença para o público.

Quais os elementos de identidade visual na arte para YouTube?

Banner

O banner, ou a capa de seu canal no YouTube, serve para apresentar o canal e informar o público sobre os horários de publicação, os temas abordados nos vídeos, entre outras informações. É preciso lembrar, contudo, que o espaço não é muito grande, por isso muitas informações podem saturar a imagem e deixar seu banner carregado.

Então, quando for criar seu banner, pense nas informações que deseja adicionar, pense em algo que será chamativo e que representa bem o seu canal. Aproveite, também, para adicionar as cores temas de seu canal, a logo ou outra imagem que seja representativa sobre você e seu conteúdo.

Além disso, é preciso respeitar o tamanho do espaço disponível, pois um banner muito grande poderá cortar informações, tirar a qualidade das imagens e, até mesmo, afetar seu objetivo que é atrair e informar.

Avatar

O avatar é a imagem de perfil de seu canal no YouTube. É possível adicionar uma foto do criador do conteúdo, adicionar uma imagem com sua logo ou criar outra arte para YouTube que seja apropriada.

É preciso se atentar, entretanto, à identidade visual que está criando e seguir um padrão. Então se o criador adicionar uma foto sua, deve garantir que ela combine com as cores utilizadas, com os detalhes de sua logo e de seu banner. Lembre-se de que todos os elementos gráficos devem fazer sentido para que a sua identidade visual seja eficaz.

Thumbnail

A thumbnail é a miniatura do vídeo no YouTube, ou seja, a imagem de capa de seu vídeo. É a partir dessa imagem que o criador de conteúdo irá atrair seu público para o vídeo, por isso, além de combinar com a identidade visual já criada, é preciso que a thumbnail seja atrativa.

Muitos criadores apostam em imagens engraçadas e criativas, que deixam o usuário curioso para compreender o que aquilo significa. Outros criadores, por sua vez, pensam em utilizar elementos ou templates mais sérios, que impactam o público de uma outra forma.

O menos recomendado, nesses casos, é utilizar prints do vídeo que será publicado no YouTube, pois muitas vezes a imagem perde qualidade e os usuários ficam desanimados e desencorajados a clicar no vídeo em questão.

Cenário

Por incrível que pareça, o cenário em que o criador de conteúdo grava seus vídeos faz parte de sua identidade visual. Muitas vezes o público lembra do criador pelos elementos que aparecem em seu cenário, que são chamativos e interessantes.

Por isso, crie um bom cenário, com as cores que remetem ao seu canal e elementos que remetem à identidade que criou. Mas cuidado, evite algo extremamente chamativo, pois o intuito é o usuário prestar atenção em seu conteúdo e não em algo que esteja atrás de você.

Vinheta

Além da thumbnail e do cenário, existe outro elemento muito importante para seu vídeo, que tem relação com uma identidade visual no YouTube: a vinheta. Uma vinheta que remete à sua identidade, com uma trilha sonora interessante e com elementos chamativos, é muito importante, pois consiste em outro meio de reconhecer seu conteúdo.

A vinheta deve ter, no máximo, 10 minutos e pode ser introduzida no início do vídeo ou após o criador falar um pouco sobre si e o tema do vídeo.

5 ferramentas para ajudar a fazer a arte para YouTube

Canva

O Canva é uma ferramenta on-line e gratuita para a criação e edição de imagens. Ele oferece inúmeros templates para auxiliar a criação de suas imagens, além de oferecer outros recursos, como diversas fontes, vídeos e fotos de banco de imagens, desenhos e animações, entre outros. Além disso, a ferramenta é totalmente intuitiva e conta com pequenos tutoriais que lhe ajudam a criar sua arte.

Outro ponto positivo é que ele indica quais os tamanhos ideias para as imagens que deseja criar. Por exemplo, ele oferece a opção de você criar um banner para o YouTube e ao clicar nessa opção, ele disponibiliza uma tela com o tamanho padrão da plataforma, além de templates personalizados para um banner.

iPiccy

O iPiccy é uma ferramenta de edição mais avançada, ideal para aqueles que buscam algo mais personalizado e profissional. Seus recursos se assemelham ao do Adobe Photoshop, com funções básicas, como corte e efeitos entre outras funções e ferramentas mais avançadas, como controle de cores, saturação e matiz. Além disso, é possível utilizar a ferramenta gratuitamente, basta realizar o login na plataforma, utilizando sua conta no Facebook, por exemplo.

Stencil

O Stencil é a ferramenta perfeita para quem precisa criar algo bonito e profissional, porém não sabe como realizar ou como utilizar ferramentas profissionais. Ele possui um banco de imagens vasto, além de oferecer mais de mil templates para ajudar a criar suas próprias imagens.

Assim como outras ferramentas on-line, ele possui uma versão gratuita e outra paga. Sua versão gratuita permite a criação de até 10 imagens por mês, enquanto a versão paga permite um número ilimitado de criações.

Bannersnack

Essa é a ferramenta perfeita para os criadores de conteúdo que desejam criar um banner criativo para o YouTube. Isso porque a plataforma permite a criação de banners estáticos e animados, além de oferecer alguns templates que auxiliam no processo de criação de sua arte para YouTube.

Ele é simples e fácil de ser utilizado, contanto com pequenos tutoriais de como usar suas ferramentas e um pequeno passo a passo para criar seu próprio banner.

PicMonkey

O PicMonkey é uma das ferramentas mais populares de criação e edição de fotos na internet. Porque ela permite que o usuário crie imagens de diversos tipos para diversas redes sociais, além de indicar o tamanho ideal para cada um dos conteúdos que serão criados.

Sua função mais popular é chamada Clone, que faz a cópia das imagens, permitindo que o usuário faça algumas alterações, como tirar imperfeições, manchas, borrões e partes escuras. Além disso, traz templates para facilitar sua criação.

Além disso, o PicMonkey permite que o usuário compartilhe suas criações com outras pessoas e que juntas adaptem e criem seu próprio banner, templates, entre outros tipos de imagem. Todas essas ferramentas auxiliam na criação da arte para YouTube, garantindo que o criador de conteúdo invente uma identidade visual chamativa e eficiente, para atrair e conquistar seu público no YouTube.

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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