Nos últimos tempos, o TikTok se tornou uma das redes sociais mais badaladas do momento. Isso porque ela permite que usuários criem conteúdos curtos, porém criativos, fáceis de serem consumidos. Além disso, são conteúdos variados, que podem ser desde conteúdos interativos até publicidades. Por conta de sua popularidade, o TikTok se tornou uma rede indispensável para o Marketing Digital e diversas estratégias vêm sendo criadas para que ela possa colaborar com as vendas de muitos negócios.
Para compreender a dimensão que se tornou o TikTok, em 2019, o aplicativo foi baixado 738 milhões de vezes em todo o mundo. Em 2020, contudo, esse número disparou, alcançando a marca de 2 bilhões de downloads. Um dos motivos para esse crescimento sem precedentes foi a pandemia, pois devido ao lockdown, muitas pessoas buscaram por novos passatempos e por uma forma de ganhar dinheiro sem sair de casa.
Por isso, após tanto sucesso, empresas vêm se dedicando a criar campanhas de marketing no TikTok. Mas a questão que fica é: quais tipos de campanha? Ou melhor, como as empresas estão criando campanhas no TikTok, uma rede que permite apenas vídeos curtos? Pensando nisso, a seguir, explicamos quais estratégias estão sendo adotadas para você aplicar em seu negócio!
Antes de compreender quais estratégias estão sendo utilizadas pelas empresas, é preciso saber o que é o TikTok. Pois bem, o TikTok é uma rede social chinesa, criada em 2018, após a fusão de duas redes sociais também chinesas. A princípio, foi idealizado para ser uma rede social de dublagem de músicas, ou seja, os famosos lip syncs. Assim como os vídeos atuais, os conteúdos teriam apenas 60 segundos e serviriam como uma forma de divulgar talentos.
Assim que surgiu, o TikTok sofreu uma séria resistência em diversos países, isso porque era considerado apenas um aplicativo chines. Por isso, a empresa responsável pela rede social reformulou sua marca, para desvincular sua imagem com a China. A partir dessa mudança, em 2019, o app ganhou destaque mundial e foi baixado por mais de 700 milhões de pessoas.
Seu ápice, entretanto, veio em 2020, com a pandemia de Covid-19. Por ser um app novo, muitas pessoas decidiram baixá-lo como um novo passatempo. Porém, o que realmente levou os usuários a plataforma foi a possibilidade de ganhar dinheiro fácil com os conteúdos publicados. Isso porque o TikTok anunciou que tiktokers que publicassem na rede e conseguissem alcançar um determinado número de pessoas, seriam remunerados por seus vídeos. Com isso, muitos procuraram a rede social como uma forma de garantir renda durante a pandemia.
Os conteúdos do TikTok são vídeos de até 60 segundos, que podem abordar diversos temas e serem produzidos de diversas formas. O mais importante para um vídeo do TikTok é a criatividade, pois são vídeos criativos que fazem sucesso e chegam a viralizar na rede. A plataforma vem criando tendências em todo mundo e está crescendo cada vez mais.
O TikTok se popularizou por ser uma rede simples e mais fácil de criar conteúdos. Isso porque são vídeos curtos, de até 60 segundos, que podem tratar de diversos temas. O objetivo da rede social é criar uma dinâmica mais rápida para o consumo de conteúdos digitais, tornando a experiência do usuário mais agradável.
Mesmo que sejam conteúdos rápidos e, tecnicamente, fáceis de criar, é preciso muito empenho para produzir para o TikTok. Isso porque para viralizar na rede, é preciso apresentar algo a mais, algo que os outros usuários não estão criando. Conteúdos com humor, por exemplo, são os que mais se destacam no TikTok, além das populares dancinhas, que geram milhões de visualizações e viram febre em todas as redes sociais.
Além disso, o TikTok é uma rede voltada para um público jovem, de 16 a 24 anos. Sendo assim, os conteúdos devem ser criados para essas pessoas. Por exemplo, não se recomenda que uma marca, que queira explorar essa rede social, faça anúncios para vagas de emprego. Isso porque, tal público, não busca por essa informação no TikTok.
Outro ponto que deve ser ressaltado nas funcionalidades do TikTok é seu aplicativo em si. Ele é de fácil uso, o que permite que todas as empresas possam utilizá-lo sem problema algum. Além disso, ele está disponível para todos os tipos de aparelhos, desde o iOS e Android. O TikTok também permite o uso de hashtags, o que facilita na divulgação do conteúdo e na organização dele dentro do app.
Mas afinal, como as marcas podem usar o TikTok? Pois bem, essa é uma rede jovem, com diversas funções que permitem a criação de diversos tipos de conteúdo. Para as marcas, no entanto, essa é uma rede social que pode servir como divulgação de sua própria marca e de seus produtos e serviços. Então, é preciso idealizar conteúdos que transmitam essa mensagem: quem vocês são, o que fazem e quais os produtos e serviços que vocês oferecem. Vale lembrar que tais produtos devem ser direcionados para um público jovem, de 16 a 24 anos, faixa etária dos usuários que utilizam o TikTok.
Para isso, existem algumas ações que podem ser realizadas no TikTok. São elas:
As hashtags auxiliam o usuário a encontrar seu conteúdo, além de ajudar o próprio TikTok, uma vez que ele organiza suas publicações por meio das tags. Por isso, utilize boas hashtags, que tratem de sua marca e seu produto. A própria rede social indica ao usuário quais as tags mais utilizadas do momento, para que ele crie conteúdos baseados nelas.
Os challenges são os conteúdos que mais viralizam no TikTok, isso porque, na maioria das vezes, são coisas engraçadas ou ousadas, algo que o público jovem se identifica. Inclusive, esse é o segredo para viralizar na rede, criar um conteúdo único e que seja chamativo para o público jovem. O interessante é desafiá-lo para algo que, normalmente, ele não faria, mas que no TikTok se sente livre para experimentar.
No caso das hashtags challenges, são tags de desafios específicos, que levam o público a tentar, compartilhar e viralizar tal ação. Quando uma marca faz algo do tipo, ela não está apenas viralizando um conteúdo, mas também seu nome no mercado.
Outra ação que pode ser adotada no TikTok são os stickers de marcas. Isso é algo que as empresas no TikTok vem utilizando muito, isso porque são elementos visuais que ajudam a fortalecer a identidade visual de uma marca na rede. Para quem não sabe, os stickers são figurinhas, que podem ser personalizadas à sua maneira e utilizadas em todos os tipos de publicação.
Uma ação muito popular das marcas e de tiktokers é divulgar o mesmo conteúdo em mais de uma rede social. Um grande exemplo de crossover entre redes é o Instagram e o TikTok. Ambos permitem a criação de vídeos curtos, mas que interativos, por isso, conteúdos criados para o Instagram podem servir para o TikTok e vice-versa. Isso irá ajudar com que usuários que te sigam em uma determinada rede social comecem a te seguir na outra.
Além disso, o TikTok é um ambiente propício para marketing de influenciadores, ou seja, tiktokers que divulgam seu conteúdo na internet. Tais profissionais já sabem como criar conteúdos engraçados e informativos, perfeitos para os jovens usuários da rede. Por isso, a ação mais utilizada pelas marcas é justamente essa. Agora que você já sabe como as marcas têm usado TikTok, está na hora de sentar e usar o app para impulsionar suas publicações. Mas se você deseja ir além e se tornar um especialista em marketing digital e vendas na web, nós temos o que você procura! Com o Método Sirius, criado por Bruno Ávila da Ser Notável, você aprende tudo sobre como criar estratégias para as redes sociais, como criar bons conteúdos, os melhores horários para publicá-los e muito mais.
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