Atualmente, se destacar nas redes sociais é fundamental e o post carrossel no Instagram é um dos métodos para isso. A plataforma, assim como outras, disponibiliza diversas ferramentas para que seus usuários aumentem seu engajamento, sua influência digital e se destaquem em seus nichos. Além disso, outros também podem se aproveitar de tais ferramentas para outras finalidades comerciais, como contas de marcas e empresas. Mesmo que possua diversos recursos, no entanto, não são todos os usuários que sabem como usá-los a seu favor e nem mesmo a importância deles em suas estratégias de Marketing Digital.
Pensando nisso, a seguir, apresentamos a vocês o carrossel no Instagram, uma ferramenta criada para facilitar a vida dos usuários. Saiba o que é essa ferramenta, como fazer carrossel no Instagram, como postar carrossel no Instagram e como torná-lo mais atrativo para o público.
O Instagram se tornou uma das maiores redes sociais do mundo e muitos encontraram nela uma oportunidade de se tornar influente. Uma das formas mais eficazes de se destacar na rede é por meio do carrossel no Instagram, um tipo de publicação que se tornou muito popular nos últimos anos.
Para quem não conhece, o post carrossel no Instagram, também conhecido como post sequência, é um tipo de publicação criado em 2017. Ele permite que o usuário publique mais de uma foto, em uma única publicação, em seu feed. Ao todo, é possível publicar de 2 a 10 fotos de uma única vez, além de vídeos de até 1 minuto.
De acordo com o site Social Insider, atualmente, 19,44% das publicações feitas no Instagram são de carrossel. É preciso lembrar que além das publicações no feed, são levados em consideração os reels, os IGTV, entre outros tipos de posts. Sendo assim, o número de posts carrossel no Instagram é considerativo.
O objetivo do carrossel no Instagram é permitir que seus usuários criem conteúdos mais criativos, compartilhem mais com seus seguidores e criem relações. Além disso, é uma maneira de deixar os feeds mais dinâmicos e atrativos, fazendo com que mais pessoas consumam conteúdos na rede social.
Como foi dito, o Instagram possui diversas ferramentas, todas criadas para atrair usuários e facilitar seu uso na rede. Entre todas está o post carrossel no Instagram, uma das mais utilizadas, porém, menos compreendidas da plataforma. Isso porque muitos usuários utilizam essa opção, mas não compreendem quais os benefícios ela possui e como pode fazer parte de uma estratégia de Marketing Digital.
Pois bem, o carrossel no Instagram permite que o usuário compartilhe mais em uma única publicação. Isso pode ser extremamente benéfico, uma vez que permite que se compartilhe um número mais de informações. Isso ajuda principalmente quando é preciso passar o maior número de informações possíveis sobre algo, como um produto, por exemplo. Muitos usuários não leem as legendas das fotos, o que dificulta a comunicação, porém, todos veem as fotos e, até mesmo, leem o que está escrito nelas. Além disso, ele garante um dinamismo nas publicações, tornando-as mais atrativas para o público.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Social Insider, o carrossel no Instagram é a melhor ferramenta para aumentar engajamento. A pesquisa aponta que as sequências possuem uma média de engajamento de 1,92%, enquanto as fotos únicas possuem 1,74% e os vídeos possuem um engajamento de 1,45%. Quando os usuários utilizam o máximo de fotos, o engajamento aumenta em 2%.
A maioria dos usuários, entretanto, utilizam até 4 imagens nas sequências. A mesma pesquisa aponta que apenas 6% utilizam as 10 fotografias e saem na frente na rede social com um bom engajamento.
Criar um carrossel no Instagram é uma das funcionalidades mais simples da plataforma, assim como publicar uma foto única ou um vídeo. Isso porque não envolve etapas complexas ou a necessidade de mexer na rede social ou se aprofundar em algo.
Antes de mais nada, é preciso ter em mente o que deseja publicar e quantas imagens serão publicadas. Selecione as que deseja, incluindo vídeos se for de sua vontade, e prepare a legenda, as tags e o que mais desejar. Caso deseje criar um conteúdo exclusivo, faça a edição da forma como preferir. Essa, provavelmente, é a etapa que mais demanda trabalho, isso porque é preciso criar algo interessante e chamativo para ajudar com o engajamento.
Para publicar, por sua vez, basta abrir o aplicativo e clicar no símbolo de mais, no canto superior da tela. Em seguida, a galeria irá se abrir, apresentando todas as fotos e vídeos que estão salvos em seu celular. Assim que abrir, clique em “Selecionar Vários” e escolha as fotos e vídeos que deseja e na ordem que deseja. Após isso, clique na seta no canto superior da tela e reorganize a imagem das fotos se desejar e adicione filtros.
Assim que estiver pronto, clique na seta novamente, adicione sua legenda, com as tags desejadas, localização, entre outros detalhes. Por último, basta clicar no símbolo de ok, no topo da tela.
Criar um carrossel no Instagram é bem simples, porém, é preciso planejamento na hora de criar seu conteúdo. Isso porque publicar a sequência é fácil, mas garantir que ela seja atrativa é bem mais difícil. Por isso, pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais para você criar um post carrossel no Instagram.
Um dos conteúdos mais procurados na internet são os tutoriais. Pequenos vídeos ou segmentos de imagens que permitem que o usuário aprenda a fazer algo. Por conta da possibilidade de adicionar várias imagens em apenas uma publicação, é possível criar um tutorial com o carrossel no Instagram. Além disso, ele permite que o usuário utilize fotos ou vídeos nessa criação. Por exemplo, para ensinar como fazer uma maquiagem específica, a pessoa pode adicionar 10 vídeos de até 1 minuto, ou 10 imagens e, até mesmo, um pouco dos dois.
Além de tutoriais, com o carrossel no Instagram é possível apresentar diversas formas para algo. Por exemplo, uma pessoa está fazendo a publicidade de um produto e ele possui diversos métodos de uso. Com a sequência de imagens, é possível apresentar todos esses métodos ou a maioria deles em uma única publicação. Isso facilita o engajamento de conteúdos dentro da plataforma.
Outro tipo de conteúdo que se pode criar com o carrossel no Instagram é o informativo. Por permitir diversas imagens, é possível criar vários vídeos falando sobre um único tema ou editar até 10 fotos com mensagens que devem ser transmitidas. Criar uma sequência informativa garante que os usuários irão ler o conteúdo, uma vez que muitos não leem as legendas das publicações.
O carrossel também é ideal para quem deseja criar uma pequena história, isso porque ele permite que você adicione diversas imagens e transmita informações. Por isso, deseja se apresentar ou apresentar seu negócio nas redes sociais, um storytelling é perfeito e o carrossel no Instagram pode te ajudar a criá-lo.
O carrossel no Instagram também pode ser utilizado para mostrar seus produtos ou o de parceiros nas redes sociais. Pela possibilidade de diversas imagens, é possível compartilhar fotos e vídeos que ajudem o público a conhecer o que está sendo apresentado. Além disso, é possível adicionar informações no meio da publicação.
O carrossel no Instagram pode ser utilizado para a criação de conteúdos que ativem o gatilho mental da Prova Social e leve os seguidores a compartilhar as impressões que tem de você ou de sua marca. Neste caso, coletar os feedbacks dados pelos usuários pode ser extremamente benéfico, uma vez que eles podem ser utilizados para aperfeiçoar as experiências do público, consertar problemas em seus serviços ou produtos e garantir a felicidade de todos. Agora que já sabe tudo sobre o carrossel no Instagram, está na hora de ir e criar sua própria publicação em sequência. Mas se você quer ir além e se tornar uma referência no meio digital, nós temos a solução. Com o Método Sirius, desenvolvido por Bruno Ávila, você poderá compreender tudo sobre a gestão das redes sociais e saber como criar os conteúdos mais assertivos e publicá-los nos melhores momentos. Gostou? Então saiba mais sobre o Método Sirius!
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