Muitas pessoas acabam deixando de lado o sonho de ter o próprio negócio porque acham que não possuem uma quantia de dinheiro suficiente para começar a investir. De fato, um empreendimento exige um bom dinheiro para começar do zero, mas este artigo chegou para você aprender como empreender com pouco dinheiro.
É possível, sim, ter um empreendedorismo próprio e você pode começar o seu negócio em casa, basta controlar alguns gastos e sua economia em um primeiro momento.
Ao longo da matéria, você verá o que é empreender, como empreender com pouco dinheiro e algumas ideias de empreendedorismo digital para que você empreenda rápido e de forma prática. Continue a leitura!
O empreendedorismo é quando você aproveita o tempo e suas melhores competências comportamentais e técnicas com autonomia para criar um determinado valor, assumindo alguns riscos e passando por vários desafios.
O empreendedorismo pode ser realizado por uma ou mais pessoas que possuam esse perfil. Portanto, vale lembrar que ter competências para dar um ar para o negócio, não significa saber de tudo e de todas as coisas, mas, sim, se cercar de pessoas, processos e tecnologias a fim de desenvolver o próprio negócio.
Antes de pensar em como empreender com pouco dinheiro, é preciso saber que a iniciativa do empreendedor é fundamental, assim como a predisposição de assumir riscos calculados e a curiosidade de aprender. O desafio faz parte da rotina de um empreendedor.
Não basta simplesmente escolher o que você quer fazer dentro do seu negócio, para aprender como empreender com pouco dinheiro é necessário pensar em alguns fatores, veja:
Quando você pensa em abrir o seu próprio negócio, antes de pensar em como empreender com pouco dinheiro, as primeiras coisas a levar em consideração são a responsabilidade, disciplina, controle financeiro e dedicação.
Para aqueles que pensam em como empreender com pouco dinheiro, é preciso reforçar as estratégias no começo dessa jornada, por isso a dica é estudar bastante sobre empreendedorismo antes de se jogar de cabeça.
Conforme você aprimorar seus conhecimentos, maiores são as chances do seu negócio dar certo.
Depois de estudar sobre empreendedorismo, é hora de colocar os conhecimentos em prática. O plano de negócios é um documento com os objetivos do seu negócio e como você fará para atingi-los.
O plano de negócios é um espaço para você se identificar e solucionar todos os erros e dificuldades que podem surgir ao longo do caminho. Fique atento e não se esqueça de traçar o perfil do seu público, estruturar os canais de divulgação de seus produtos/serviços e de determinar suas metas de produção.
Quanto à formalização, não é preciso ter um CNPJ ou uma conta própria para o seu negócio logo no começo, mas os profissionais em empreendedorismo recomendam outros passos para seguir a formalização adequada do seu negócio.
É possível enquadrar seu negócio na categoria de Microempreendedor Individual (MEI). O valor é baixo e esse será um grande passo para a profissionalização.
Portanto, com o CNPJ em mãos, você consegue alguns benefícios, como:
A seguir, confira algumas ideias para ter bons resultados no empreendedorismo digital:
Uma boa ideia é disponibilizar alguns produtos digitais para venda em seu site ou através das redes sociais, como uma apostila de idiomas, planilha para controle financeiro, livro com receitas, entre outros.
Procure por ferramentas que facilitem os pagamentos do seu cliente em seu site, permitindo a recuperação do carrinho e garantindo um fechamento de compras mais transparente e simples para os consumidores. Esse recurso é indicado para aqueles que pretendem focar seu negócio na venda de produtos online e cursos via web.
Não é necessário ter um estoque pronto para vender. Quem deseja empreender nessa área com pouco dinheiro pode optar por realizar os pedidos conforme a demanda, o que evita riscos de ficar no prejuízo com mercadorias paradas.
A revenda de produtos como roupas, maquiagens e cosméticos, por exemplo, seguem fazendo muito sucesso e são muito populares. Em razão disso, há espaço de sobra para você empreender nesta área.
Você deseja um ar mais profissional para o seu negócio? Então é importante ter em mãos vários tipos de meios de pagamento para receber pelas vendas – como por exemplo o PIX, muito utilizado pelas pessoas atualmente.
Em condições como esta que estamos vivendo, o distanciamento se tornou uma recomendação muito importante. Apostar em um comércio eletrônico e no delivery é uma ótima ideia para você ter um bom volume de trabalho.
Se você não quiser, nem precisa de uma loja virtual para vender online, basta lembrar de usar os links de pagamento, uma das ferramentas ideais para vender online pelas redes sociais. Além de vender pela internet, não se esqueça de divulgar seu serviço/produto nas redes sociais e atrair o público através de um design que chame atenção e que tenha a ver com a cara do seu negócio.
Monte uma página nas mídias sociais, interaja com seus seguidores, realize postagens com frequência e esteja sempre pronto para o atendimento online, seja via chat ou WhatsApp. Se você gostou do artigo e ainda está em dúvidas de como empreender com pouco dinheiro, conheça o Método Sirius para obter os melhores resultados a respeito do seu negócio. Esse método possibilita a criação de conteúdos que geram resultados rápidos e percepção imediata de autoridade; a postagem de conteúdos no momento e na frequência certa; e o reconhecimento, visibilidade e seguidores que você tanto almeja para o seu negócio. Para que você ainda conheça os cases de sucesso do Método Sirius e aprender como empreender com pouco dinheiro, acesse a Ser Notável e cadastre-se!
Você já se pegou em um momento sem inspiração? Sabe aqueles dias em que as…
Nos últimos anos, o Marketing e o Marketing Digital se tornaram fundamentais para muitas empresas,…
No mundo online, o tráfego digital se refere à movimentação de pessoas que navegam entre…
Nos últimos anos, o Marketing se tornou uma área primorosa, fundamental para todos os tipos…
Quem é ou pretende ser empreendedor, precisa entender o mercado digital. Desse modo, a tecnologia…
A luta pela atenção dos internautas no mundo online se torna cada vez mais complexa…