fbpx

Pipefy: um modo de ajudar sua empresa

Atualmente, uma empresa necessita de organização para se destacar e o Pipefy é a solução para muitas. Mas você sabe o que é Pipefy? A ferramenta vem sendo muito utilizada por grandes empresas, mas ainda é pouco conhecida e poucos exploram seus benefícios e recursos como deveriam. É preciso se atentar, contudo, que a plataforma não faz todo o trabalho sozinha, é preciso um bom time por trás dela, que esteja disposto a implementar tal organização e começar um novo tipo de trabalho.

Entenda Pipefy o que é e Pipefy como funciona. | Foto: Freepik.

Dito isso, a seguir, saiba o que é Pipefy, como ele funciona, quais suas funcionalidades e seus benefícios para as empresas.

O que é o Pipefy?

O Pipefy é uma ferramenta que auxilia empresas na organização de suas tarefas e na produtividade de seus funcionários. Ela basicamente permite que as empresas criem, a partir dela, novos fluxos de trabalho e novos métodos, que possuem como único objetivo organizar suas atividades, tarefas e, por conseguinte, aumento na qualidade de seus produtos e de seus serviços. Além disso, o Pipefy auxilia em todas as áreas de sua empresa, atuando desde a criação de demanda à execução e análise de relatórios, ajudando com processos do RH, de compras, entre outros.

A ferramenta atua em duas frentes nas empresas, a primeira é a padronização da maneira que as equipes trabalham e atuam dentro da empresa, e a segunda é a exibição da produtividade de cada área da empresa e de seus membros.

O Pipefy foi criado por Alessio Alionço, administrador que paranaense que trabalhou em empresas como Go4 e Acessozero, todas como consultor de gestão, sendo o responsável por organizar e administrar setores. A ideia para o Pipefy, contudo, surgiu alguns anos após deixar tais empresas, quando Alionço se tornou empresário. Frustrado com a organização de seu próprio negócio, que dependia de tabelas, formulários e planilhas de controle, ele idealizou algo novo. Imaginou um sistema que fizesse o trabalho dessas tabelas e planilhas, mas de forma automatizada, simples, intuitiva e que deixasse todas essas informações organizadas.

Como o Pipefy funciona?

O Pipefy é uma ferramenta completa, que pode auxiliar as empresas em diversas áreas e de diversas formas. Sua principal funcionalidade, no entanto, é a organização de informações e de atividades. Ou seja, a ferramenta foi criada para que gestores possam imputar atividades e acompanhar o desenvolvimento delas. Além disso, o sistema permite a troca de informações, feita por meio de planilhas que estão arquivadas dentro do próprio Pipefy. Sendo assim, todas as atividades e informações relacionadas a elas ficam arquivadas e a disposição dos gestores e de outros funcionários que necessitarem.

Sendo assim, o Pipefy funciona, basicamente, da seguinte maneira: O gestor do setor, do projeto ou da empresa irá informar na ferramenta quais atividades sua equipe precisa gerenciar, dividindo-as da melhor forma possível. Em seguida, ele irá adicionar uma checklist do que precisa ser feito em cada etapa de seu projeto e quais os responsáveis pelas atividades. Essa etapa é fundamental, pois toda vez que uma atividade ou etapa for questionada, é aquele funcionário específico que irá responder. Toda vez que o gestor criar uma tarefa, o Pipefy irá designar para a pessoa que cuida do setor que aquela atividade faz parte ou, em alguns casos, para aquele que irá realizá-la.

A principal questão do Pipefy é a facilidade de uso, um dos destaques da ferramenta. Isso porque ele não requer uma estrutura de TI para sua instalação, manutenção ou para seu funcionamento. Além disso, o custo-benefício da ferramenta é atrativo, uma vez que o empreendedor irá pagar uma taxa mensal por seu uso e pode cancelar o serviço assim que desejar.

Funcionalidades do Pipefy

O Pipefy possui diversas funcionalidades, todas criadas para organizar atividades, criando fluxos de trabalho. Além disso, são funções que asseguram a interatividade dos gestores, que estão sempre por trás da ferramenta. É preciso frisar que o Pipefy não irá fazer todo o trabalho sozinho, é preciso um gestor imputando informações e atividades na plataforma, é preciso que os funcionários imputem dados de suas atividades, como o tempo que levaram, o que fizeram, entre outros, e que os responsáveis por cada parte do projeto estejam sempre atentos a ferramenta.

Além disso, a ferramenta permite um trabalho em conjunto, com a possibilidade de clientes, colaboradores e fornecedores realizarem alguns pedidos dentro da plataforma. Todas essas informações são recebidas por todos que utilizam o Pipefy, garantindo que nada passe despercebido. Isso facilita no momento de organizar funções, transmitir informações, entre outros pontos. Tudo pode ser feito de forma manual ou automática, usando campos, formulários e portais compartilháveis; formulários internos; e e-mails.

O Pipefy também permite que as áreas da empresa se conectem por meio das conexões de processos. Essa função permite que todos trabalhem juntos e que tenham noção do que está sendo feito pela empresa. Isso facilita no preenchimento de formulários, criação de estratégias, comunicação com clientes, entre outros pontos. Por exemplo, o financeiro ter conhecimento dos gastos com projetos é imprescindível para uma empresa e ao ter acesso aos dados do Pipefy, o financeiro poderá ter uma noção desses dados.

A ferramenta também permite que as empresas integrem seus serviços com outras plataformas, facilitando a obtenção de dados e outras necessidades.

Além disso, o Pipefy permite que o gestor personalize cada etapa das atividades e dos projetos, automatize tarefas, construa fluxos de aprovação, se comunique com equipes e setores da empresa e centralize demandas.

O Pipefy também permite que os gestores mensuram dados e informações dentro da própria plataforma. É possível criar painéis personalizados, adicionar insights, identificar gargalos, entre outros. Tudo isso permite a leitura dos KPIs da empresa e dos dados em tempo real, que surgem conforme os funcionários trabalham dentro da plataforma.

Em resumo, as funcionalidades do Pipefy permitem que os gestores criem a sua forma. É possível criar seu próprio método de trabalho, incentivando sua equipe a ingressar nesse novo fluxo. É uma espécie de tela branca, em que é possível adicionar informações, dados, atividades, tarefas e tudo o que está relacionado com seus projetos e o controle da empresa. Então, agora que já sabe o que é o Pipefy, está na hora de investir nessa ferramenta. Mas se você deseja levar seu negócio para outro nível e se destacar na internet, temos a solução! O Método Sirius, criado por Bruno Ávila, foi idealizado para que empreendedores digitais aprendam a se destacar. Com publicações estratégicas, conteúdos assertivos, entre outras estratégias, ele te ensina o que deve ser feito. Gostou? Então saiba mais!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *