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Aprenda a usar as tags do YouTube e elevar seu número de visualizações

O YouTube é uma das plataformas essenciais para diversas estratégias de marketing digital, assim, a tendência é que os principais conteúdos na internet sejam os vídeos. Por isso, investir em produções de qualidade e otimização SEO demandam certo investimento para que o material seja encontrado pelo público, mesmo com uma variedade de conteúdos. Nesse sentido, o principal método utilizado são as tags para YouTube. Desse modo, entenda melhor como funcionam e as principais vantagens.

As tags para YouTube são essenciais para divulgação dos conteúdos na plataforma. Saiba mais sobre a atuação das tags no YouTube e sua relevância. | Foto: Pixabay.

O que são tags para o YouTube?

A tag YouTube é um elemento essencial para o ranqueamento de busca, ferramenta utilizada pelo algoritmo do YouTube. Portanto, são pequenas frases ou palavras que indicam a categoria, assunto e outras particularidades do seu vídeo. Desse modo, essas informações têm a finalidade de indicar os seus vídeos tanto para os usuários do YouTube, quanto do Google, facilitando que os vídeos sejam encontrados pelo seu público-alvo.

Nesse sentido, sabe quando você termina de assistir um conteúdo e outro já começa a ser reproduzido na sequência? Ou então aparecem diversas opções de recomendação na barra direita, geralmente relacionados aos assuntos que você assiste nos vídeos? Essas sugestões são publicações com YouTube tags que buscam indicar vídeos parecidos com os que você assiste, portanto, são considerados interessantes pelo algoritmo.

Por isso, para uma boa estratégia de marketing digital, o ideal é o uso do YouTube, assim, é possível elaborar um planejamento para selecionar uma lista de tags para YouTube. Essas palavras-chave são fundamentais para levarem os usuários diretamente ao seu conteúdo.

Quando utilizar tags

É fundamental entender a função das tags no SEO, assim, você consegue identificar as melhores tags para YouTube, sabendo selecionar aquelas que têm maior potencial de trazer resultados. No entanto, para conseguir fazer isso naturalmente, a primeira etapa é escolher uma persona, ou seja, para quem será direcionado o seu conteúdo, sendo importante que esteja bem definida e atualizada.

Desse modo, é possível encontrar quais palavras-chave do seu segmento são mais pesquisadas nos mecanismos de busca. Assim, para conseguir executar essa estratégia, existe uma técnica simples, prática e gratuita: o autocompletar do YouTube.

Nesse sentido, é necessário ir até o site, digitar o termo específico no campo de pesquisa e, em seguida, analisar as recomendações apresentadas. Essas sugestões consistem nos termos mais utilizados em pesquisas contendo a palavra-chave escolhida.

Além disso, outra maneira é receber insight para escolha das suas tags, ou seja, verificar as que são utilizadas pelos seus concorrentes. Esse método não é oferecido abertamente pelo site, porém pode ser acessado seguindo algumas etapas: clicar no botão direito da página, selecionar “código fonte da página”, utilizar a função “Ctrl + F” e procurar por “Keywords”. Existem também outras maneiras, por exemplo, os geradores de tags para YouTube.

Como utilizar as tags da melhor forma

A eficiência e importância do SEO para o site de divulgações de vídeos é reconhecida por quase todos os profissionais que trabalham no segmento de marketing digital. Por isso, para se destacar, o ideal é desenvolver as melhores estratégias para colocar seu planejamento em prática e receber os resultados o mais rápido possível. No entanto, é importante entender como colocar tags no YouTube.

Desse modo, por mais que seja interessante mesclar tags longas e curtas, é importante entender a diferença entre esses dois estilos. Em primeiro lugar, as tags curtas, normalmente, significam algo mais genérico, portanto, possuem maior abrangência. Por outro lado, as palavras-chave mais longas conseguem encontrar termos mais específicos, ou seja, restringem a busca e encurtam o número de resultados, facilitando o processo de divulgação.

Imagine um vídeo-análise sobre o lançamento de um novo celular da Apple, por exemplo, a estratégia é utilizar a tag “smartphone”. Portanto, os resultados oferecidos a alguém que busque sobre o termo incluem diversos conteúdos, não apenas sobre o aparelho escolhido. No entanto, pense que, agora, a tag utilizada é “análise novo celular Apple”, assim, os resultados serão mais específicos, facilitando que os vídeos sejam direcionados para os usuários corretos.

Desse modo, para meios de otimização, o YouTube orienta o limite de 120 caracteres, sendo o ideal transformar esse número em algumas tags e o recomendado é entre 6 ou 8 tags.

Além disso, o algoritmo da plataforma consegue interpretar e compreender palavras, mesmo faltando acento ou letra maiúscula. Por isso, ao escolher suas tags, não perca tempo verificando a grafia correta de cada palavra, pois como seu público também não terá acesso a essas definições, saber que o YouTube consegue diferenciá-las já é suficiente.

Outra estratégia que não é recomendada, é a utilização do nome de outro canal nas suas tags, mesmo que seja para aparecer no topo das buscas, porque vai contra a política da plataforma, gerando algumas punições. Além disso, essa prática contribui para o melhor ranqueamento do canal citado, ou seja, você vai estar ajudando um concorrente, ao invés de divulgar o seu próprio vídeo.

No entanto, a única situação em que é permitido o nome de outros canais nas tags dos seus conteúdos, são em vídeos que apresentam discussões sobre o canal citado, pois nessas ocasiões não existem contradições.

Ferramentas geradoras de tags para o YouTube

Confira, a seguir, as ferramentas geradoras de tags para o YouTube:

Keyword Tool

O Keyword Tool é um dos sistemas mais utilizados para a pesquisa de tags, oferecendo mais de 750 sugestões de palavras-chave em poucos segundos. Desse modo, ao invés de elaborar a pesquisa manual, você consegue realizar a pesquisa em poucos cliques.

Além disso, é possível filtrar os resultados por línguas ou países suportados pelo YouTube, oferecendo maior eficiência e segmentação da busca. Os resultados são obtidos com vírgulas já inseridas, portanto, é necessário apenas copiar as que são relevantes e, em seguida, colar no espaço reservado às tags do seu conteúdo.

VidLQ’S Keyword Tool

Assim como o Keyword Tool,  VidLQ’S é um dos poucos aplicativos que disponibiliza uma funcionalidade específica para a busca de tags no YouTube. Desse modo, seu uso é simples: basta inserir as tags desejadas e receber centenas de recomendações.

Sendo assim, o diferencial está no recebimento de dados sobre cada uma das tags escolhidas, portanto, é possível descobrir o número de buscas, a eficiência da tag e competitividade antes de decidir utilizá-la.

YouTube Analytics

É também possível utilizar o próprio mecanismo da plataforma: o YouTube Analytics. Assim, você consegue escolher as tags que devem ser colocadas nos conteúdos, pois a ferramenta disponibiliza as palavras-chave que foram utilizadas pelos usuários para chegar aos seus vídeos. Nesse sentido, para acessar esses dados, é necessário ir ao YouTube Studio, clicar em “estatísticas” e escolher a opção “alcance”.

As tags para YouTube são fundamentais para quem busca crescer com a criação de conteúdos na plataforma e viver de YouTube, portanto, o ideal é buscar maiores conhecimentos e habilidades nesse segmento, assim, facilita a divulgação dos seus vídeos e, consequentemente, o sucesso nos negócios.

As ferramentas de geradores de palavras-chave podem ajudar no desenvolvimento das tags no YouTube. | Foto: Pixabay.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no YouTube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

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Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso sobre tags para YouTube e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

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Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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