fbpx

Evernote: o que é e como isso ajuda seu trabalho?

Quando falamos em organização de anotações e textos, o Evernote é referência, mas a questão que fica é: Evernote o que é? Essa ferramenta vem sendo adotada a cada dia que passa por mais pessoas. Isso porque ela auxilia na organização de notas e textos, além de permitir que o usuário a utilize em qualquer momento de seu dia e em qualquer local. Além disso, a ferramenta é intuitiva e simples de ser usada, com funções básicas, mas excelentes para o uso cotidiano.

Saiba o que é Evernote e como usar, o que é Evernote no celular e para que serve o app Evernote. | Foto: Freepik.

Dito isso, a seguir, explicaremos o que é Evernote, para que serve essa ferramenta e quais são suas funcionalidades. Tudo para você garantir a organização de suas notas no dia a dia.

O que é o Evernote?

O Evernote é uma ferramenta de anotações para celular, disponível para sistemas Android e iOS. Ele permite que seus usuários realizem anotações de diversos tipos, separadas em cadernos, adicionando anexos, desenhos feitos a mão, com cores diferentes e outros tipos de recursos. Tudo é pensado para facilitar a organização das notas e textos criados por seus usuários. Além disso, na prática, seu sistema de armazenamento remete a ferramentas conhecidas como o Outlook e o Thunderbird. Isso facilita seu uso, uma vez que a maioria das pessoas estão acostumadas com esses softwares em seu dia a dia.

Além de ser uma excelente ferramenta para a organização de notas e textos, ajudando a catalogá-los, o Evernote é perfeito para quem deseja guardar textos. Por exemplo, sabe aquele texto que você viu na internet e não conseguiu ler na hora, com a ferramenta é possível clippar o texto, ou seja, fazer uma cópia dele ou de partes dele, e armazenar em seu celular. Essa função serve para outras necessidades, como guardar trechos importantes de textos e livros acadêmicos, por exemplo.

Além disso, a ferramenta possui versões para computador, permitindo que o usuário acesse suas notas em qualquer lugar e a qualquer momento. Outro ponto é que sua versão para desktop possui algumas funcionalidades a mais e permite ao usuário uma visão mais ampla de seus textos e anotações, assim como das imagens salvas e armazenadas.

Para que serve o Evernote?

O Evernote serve para organizar anotações e outros tipos de texto. A ferramenta possui várias funcionalidades, todas criadas para criar e arrumar suas anotações dentro de seu celular ou computador. Ele permite que seus usuários adicionem textos, imagens, desenhos a mão, notas coloridas, marcadores, anexos, entre outros tipos de conteúdo. Além disso, é possível realizar anotações em cadernos distintos, facilitando a localização de seus textos e notas. Por exemplo, digamos que uma pessoa utilize a ferramenta para anotar informações do trabalho. Nela, é possível criar um caderno para informações relacionadas ao financeiro e outro relacionado a ideias para produtos. Sendo assim, quando precisar de contas e coisas do tipo, basta acessar o caderno financeiro e qualquer lugar e qualquer dispositivo.

Além disso, o usuário pode buscar informações e notas específicas por meio da ferramenta de busca, pode clippar textos e anexá-los no Evernote para ler quando desejar, pode criar lembretes e pequenos planners, armazenar textos e notas, entre outras funções.

Sendo assim, o Evernote é a ferramenta perfeita para aqueles que necessitam, em seu dia a dia, de criar notas e textos, guardar informações importantes, entre outros. Além disso, ele pode ser utilizado como uma agenda versátil, podendo anotar desde tarefas diárias até fazer controle de gastos pessoais ou, até mesmo, de seu comércio.

A ferramenta oferece todos os recursos necessários para criar e se organizar dentro da própria plataforma. Ou seja, não é necessário criar e editar seus textos fora do Evernote e, em seguida, imputá-los. Basta acessar a ferramenta e começar suas próprias edições.

Funcionalidades do Evernote

Como foi dito, o Evernote possui diversas funcionalidades, todas pensadas para a criação, edição e organização de notas. Além disso, suas funções são intuitivas, ou seja, são fáceis de compreender uma vez que as mecânicas são óbvias. Outro ponto é que algumas de suas funções se assemelham a de softwares populares como o Outlook.

Entre suas principais funcionalidades estão:

Cadernos

Assim que o usuário faz sua primeira anotação, o Evernote cria um caderno para ela, que pode ser definido como uma espécie de pasta. É possível, contudo, criar outros cadernos e dividir suas anotações dentro deles. Além disso, o usuário pode migrar uma anotação de um caderno para o outro, em caso de erros.

Para acessar os cadernos, basta clicar na barra lateral da ferramenta e ir na opção “Cadernos”. Lá, estarão todos os cadernos já criados pelo usuário. Além disso, por essa aba também é possível realizar edições de nomes, por exemplo, nos cadernos criados.

Notas

A principal funcionalidade do Evernote são as notas, que são criadas dentro de cada um de seus cadernos. Como foi dito, a primeira nota a ser criada vai diretamente para um caderno, criado automaticamente pelo aplicativo. Para criar uma nota, o usuário irá acessar os cadernos, entrar naquele que deseja e clicar na opção de “Mais”, no canto inferior da tela. Em seguida, basta escrever o que deseja, utilizar as ferramentas disponíveis, como anexo e etiquetas, salvar sua nota e sair.

O Evernote salva suas informações na nuvem, permitindo que o usuário acesse de qualquer local. Além disso, a ferramenta possui uma opção offline, facilitando a criação de novas notas pelo usuário.

Datas

Os usuários do Evernote podem criar lembretes para suas anotações, basta definir uma data e hora para sua nota. Para isso, acesse o caderno com a nota que deseja marcar, abra sua nota e, em seguida, clique em “Data e Hora”, na parte superior da tela. Escolha o dia e a hora que deseja ser notificado e salve a alteração.

Após o lembrete, a nota pode ser marcada como concluída ou é possível limpar o lembrete em caso de erros ou alterações de datas. Para isso, siga o mesmo caminho que fez para adicionar a Data em sua nota.

Etiquetas

As etiquetas são tags que podem ser associadas às suas notas, isso serve para categorizar suas anotações dentro de seu caderno. Um caderno para sua rotina diária, por exemplo, pode ser dividido em lista de compras, tarefas domésticas, animais de estimação, entre outros pontos. Para adicionar uma etiqueta à sua nota, clique na nota que deseja etiquetar e, em seguida, clique na opção “Etiqueta”. Escreva o nome de sua tag e salve.

Uma nota pode ter mais de uma etiqueta, por exemplo, lista de compras e presentes de Natal. Além disso, essas tags podem ser utilizadas na hora de buscar por conteúdo, basta filtrá-las.

Anexos

Em suas notas do Evernote é possível adicionar anexos, como vídeos, fotos, desenhos, áudios, entre outros. Essa função é ideal para aqueles que gostam de fazer anotações em sala de aula, por exemplo, podendo anotar os pontos principais da matéria, adicionar um áudio complementar do professor e ainda uma foto do quadro, com as anotações de seu professor.

Para isso, basta clicar em “Anexos”, durante a edição de sua nota. Busque em seu computador ou celular o que deseja, selecione o conteúdo e em seguida clique em salvar.

Listas

Com o Evernote, o usuário poderá criar listas com checkbox, ou seja, a opção de dar um okay quando aquela tarefa for terminada. Essa opção é ideal para aqueles que fazem listas de compras, lista de tarefas, lista de contatos, entre outras. Isso facilita não apenas na organização de notas, mas também na organização de seu dia a dia.

Para criar a lista basta selecionar o texto e, no menu de edição, clicar na opção do checkbox. Assim que clicar, as caixas irão surgir ao lado dos itens adicionados, em cada um dos parágrafos. É preciso ficar atento apenas a erros, como mais de um item em um mesmo parágrafo. Agora que você já sabe mais sobre o Evernote o que é, basta baixar o aplicativo em seu celular ou computador e começar a organizar sua vida! Para aqueles que querem ir além e desejam conhecer um método para organizar sua vida digital, nós temos a solução. O Método Sirius, criado por Bruno Ávila, te mostra como organizar seus conteúdos, suas redes sociais e seus sites. E mais, ele ainda mostra como criar conteúdos assertivos e como descobrir os melhores horários para publicá-los. Gostou? Então confira agora!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

O que é CRO?

A conversão é uma parte essencial do Marketing Digital. Mesmo que você use diferentes canais digitais, é bem provável que a transição de lead para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *