fbpx

É possível viver de Youtube?

A popularização da internet fez com que mais pessoas utilizassem as redes sociais, o que permitiu que essas plataformas virassem um ambiente de trabalho para algumas pessoas, que conseguem uma boa renda e, inclusive, vivem apenas disso. Com essa mudança, as mídias deixaram de ser um ambiente exclusivo para o entretenimento, se transformando em algo que também é comercial. Por isso, contam com algumas ferramentas para ajudar na monetização. Uma dessas redes é o Youtube, que permite que seus colaboradores de conteúdo, cumprindo alguns requisitos, consigam faturar. Por conta disso, iremos mostrar como você pode fazer para viver de Youtube.

É natural que algumas pessoas sejam céticas quanto ao ganho de dinheiro na internet, afinal, ainda é algo recente. No entanto, o Youtube possui mais de dois bilhões de usuários e teve um crescimento de 40% nos canais que possuem uma receita anual de seis dígitos, de acordo com a própria plataforma. Ao analisar esses números, é perceptível que essa mídia possui muito potencial a ser explorado, assim, é preciso sabercomo viver de Youtube. Por isso, veja, a seguir, como trabalhar no Youtube!

como viver de Youtube, como trabalhar no Youtube, Youtube
Saiba como viver por meio do youtube | Foto: Unsplash

Como trabalhar no Youtube

Antes de aprender a viver de Youtube, é preciso entender como trabalhar na plataforma e ter sucesso na mesma, pois dessa maneira fica mais fácil ser monetizado.

Uma vantagem do Youtube é que qualquer pessoa pode trabalhar nessa rede, basta criar uma conta e começar a produzir seus conteúdos. Para ter o seu canal, também é muito simples, apenas é necessário ter uma conta no Google, o criador da plataforma de vídeos. Depois disso, você já está apto para criar conteúdos e começar a trabalhar no Youtube.

É importante ter em mente que o sucesso nessa rede social não vem logo após o início do trabalho no Youtube, ele faz parte de um processo demorado que envolve muito esforço e dedicação. No entanto, isso não pode te impedir de ir atrás dessa independência financeira oferecida.

Como ter sucesso no Youtube

Para conseguir obter renda suficiente para viver de Youtube, é preciso ter sucesso nessa plataforma, conseguindo um bom engajamento. Isso pois os requisitos para monetização estão diretamente ligados aos ótimos números apresentados pelo seu canal como um todo, assim como dos vídeos separadamente. Sabendo disso, iremos trazer algumas dicas para que você tenha êxito nessa caminhada. Leia a seguir:

Ser ativo

Uma das características para conseguir ser um grande nome no Youtube é ser um criador de conteúdo muito ativo, ou seja, que possui uma frequência nas postagens. Isso fará com que seu conteúdo apareça para mais pessoas, fazendo com que você fique mais conhecido e ganhe destaque.

Interagir

Interagir com o seu público também é fundamental para conseguir um bom desempenho no Youtube. Com isso, é muito importante curtir os comentários, responder as pessoas e instigar o seu público a interagir com o conteúdo, pois além de fazer com que eles se sintam mais próximos do seu canal, fará com que seu engajamento suba.

Defina seu público-alvo

É muito importante estabelecer quem você quer que assista aos seus vídeos no Youtube, definindo seu público-alvo. Dessa maneira, será mais fácil na hora de pensar seu conteúdo, pois você saberá do que as pessoas que te acompanham gostam de ver. Além disso, há uma maior chance de sucesso ao ter um público definido em vez de tentar atingir a todos que assistem o Youtube.

Tenha um planejamento

Por não ser um trabalho convencional, que exija que você se reporte a um superior, algumas pessoas tendem, no início, a não levar tão a sério a rotina de criação de conteúdo, muito disso por causa dos resultados. No entanto, isso é um grande erro, pois é necessário se planejar para conseguir criar bons conteúdos e ter frequência nas publicações.

Crie uma identidade visual

É muito importante criar uma identidade visual para seu canal e seus vídeos do Youtube, pois isso passa uma imagem de profissionalismo e cuidado com o conteúdo criado. Além disso, a identidade visual faz com que as pessoas sempre vejam uma determinada paleta de cores ou símbolos e lembrem-se de você.

Aposte em divulgação

Divulgar seu conteúdo do Youtube em outras redes sociais é importante para que mais pessoas conheçam seu canal. Por mais que, de acordo com o Statista, o Youtube seja a segunda rede social mais utilizada no mundo, algumas pessoas não são ativas na plataforma e podem não ver seu conteúdo. E, por isso, é tão importante expor seu trabalho para mais indivíduos. 

Como o Youtube paga

Depois de conseguir certa notoriedade, é possível começar a pensar em como viver de Youtube por meio da monetização. Essa rede social possui diversas maneiras de ganhar dinheiro, e iremos falar mais sobre elas.

A forma mais comum é por meio da receita de publicidade, que é recebida quando alguém assiste a um anúncio que veio antes do seu vídeo. Para poder utilizar esse recurso, é preciso possuir mais de 4 mil horas assistidas no último ano, ter mil inscritos, seguir as diretrizes do Youtube e fazer parte do clube de parcerias. A forma de pagamento dessa opção é pela quantidade de visualizações, atualmente, ao ter um milhão de visualizações, o youtuber recebe entre 2 e 4 mil dólares. Com isso, a média de valor pago por visualização fica entre 10 e 30 centavos.

Outra maneira é a participação no clube de canais do Youtube, no qual as pessoas pagam uma mensalidade para ter acesso a conteúdos exclusivos criados por você. Para isso, é preciso que você também tenha mil inscritos, faça parte do programa de parcerias, tenha mais de 18 anos e não faça vídeos para crianças.

Há também a possibilidade de exibir uma estante virtual com os produtos da sua loja. No entanto, isso é mais difícil de executar, pois precisa que o canal tenha mais de 10 mil inscritos e já tenha a aprovação de monetização.

Uma forma menos utilizada, mas também existente, é a do super chat Youtube, no qual durante a realização de lives, o dono do canal abre um chat para que as pessoas enviem comentários e é possível pagar para ter um comentário em destaque e ser notado. Assim, você recebe por esse pagamento.

Por último, há também o Youtube Premium, no qual as pessoas pagam para ter uma versão especial da plataforma que não possui anúncios. Você ganha uma quantia quando algum assinante assiste a um vídeo seu.

Benefícios de trabalhar no Youtube

Trabalhar com o Youtube possui diversos benefícios, mas o principal é a comodidade oferecida. Por precisar de poucos elementos para realizar as suas funções, você pode trabalhar no conforto de sua casa, ou em outro lugar de sua preferência.

Além disso, há também a questão da autonomia. Por você não possuir um chefe para o qual é preciso se reportar, você tem mais liberdade para tomar as suas decisões e traçar seus próprios objetivos, permitindo um total controle da sua carreira.

Outro ponto positivo de trabalhar no Youtube é a flexibilidade que ele permite. Por conta da autonomia e comodidade, você consegue ter um horário adaptável para seus outros compromissos, assim como escolher quais dias e quantas horas você se dedicará para o trabalho.

Talvez, a melhor parte de ter como trabalho o Youtube é a possibilidade de viver só pelo conteúdo publicado nessa plataforma. Como visto, fazendo um bom trabalho e tendo uma boa taxa de engajamento, é possível fazer uma boa renda e se sustentar por meio disso, possibilitando uma liberdade financeira.

Youtubers bem sucedidos

Nos dias atuais, existem diversas pessoas que trabalham apenas no Youtube e são extremamente bem sucedidas nisso, conseguindo não só se sustentar, mas se dar a possibilidade de desfrutar certos luxos. Para mostrar como é possível se manter apenas com esse trabalho, iremos mostrar alguns casos de sucesso.

Whindersson Nunes

Whindersson é o maior youtuber do Brasil e conseguiu esse êxito por meio de vídeos de comédia. Por conta do canal no Youtube, ele conseguiu fazer diversos stand ups e se tornar um dos mais famosos nomes da comédia brasileira.

Felipe Neto

Felipe Neto também é outro caso de uma pessoa bem sucedida que trabalha no Youtube. Com um conteúdo voltado para o público teen, ele conseguiu ficar entre os 100 mais influentes do mundo, além de possuir algumas empresas.

Luccas Neto

Luccas, da mesma forma que seu irmão Felipe, é uma das personalidades mais famosas do Youtube brasileiro. Seus vídeos são sucesso entre as crianças, o que fez com que ele conseguisse um filme na Netflix, uma das maiores plataformas de streaming.

Rezende

RezendeEvil, como é conhecido no Youtube, é um jovem brasileiro conhecido pelo seu conteúdo sobre o jogo Minecraft. Por meio do seu trabalho na plataforma, ele foi capaz de comprar uma mansão em sua cidade natal e uma lamborghini.

Ser Notável

Como visto, o Youtube é uma excelente plataforma para aqueles que buscam viver da internet. Essa rede possibilita diversas maneiras de monetização e sucesso. No entanto, isso não é tão fácil de conquistar e a ajuda de profissionais pode ser uma ótima ideia.

A Ser Notável é uma empresa que ajuda aqueles que buscam tornar seus negócios online atividades rentáveis. Isso ocorre por meio de e-books e do método sirius. Então, se você quer saber mais sobre como viver de Youtube, redes sociais e muito mais, entre em contato.

Método Sirius

Muitas pessoas pretendem usar ou já usam as redes sociais de maneira profissional. No entanto, boa parte desses empreendedores digitais não atingem os resultados esperados, mesmo postando com frequência no Instagram e no Facebook, ou publicando vídeos no Youtube. Este é o seu caso? Então, o Método Sirius foi feito para você. Com ele, você irá:

  • Criar conteúdos que gerem resultados rápidos e a percepção imediata de autoridade;
  • Postar conteúdo certo, no momento certo e na frequência certa;
  • Ganhar reconhecimento, visibilidade, seguidores e um negócio on-line milionário.

Além disso, com o Método Sirius, você terá à sua disposição lives exclusivas, onde seu projeto poderá ser analisado ao vivo; um grupo de acompanhamento, que inclui o criador do método, Bruno Ávila, e outros grandes notáveis e, ainda, receberá todas as atualizações durante um ano. Para ter acesso a tudo isso e muito mais e ainda conhecer cases de sucesso do Método Sirius, acesse o site e cadastre-se na lista VIP!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Bruno Ávila

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

Outros artigos

Benefícios do marketing terceirizado

A terceirização é um assunto bastante recorrente no mundo corporativo. Geralmente, terceirizar serviços traz maior flexibilidade e eficiência em alguns casos. Se você é um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *