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Saiba como fazer anúncios no LinkedIn

Com o advento da internet, anunciar online se tornou uma realidade para muitas empresas e o LinkedIn Ads pode ser uma de suas opções. Por mais que a rede social disponibilize uma plataforma de anúncios, são poucas as empresas que investem em anúncios no LinkedIn e isso pode ser um grande erro, isso porque essa é uma rede social dedicada exclusivamente a parcerias e ligações comerciais.

Saiba tudo sobre anúncios no LinkedIn, anúncio LinkedIn e gerenciador de anúncios LinkedIn. | Foto: Freepik/vectorjuice.

Por isso, a seguir, explicamos o que é o LinkedIn Ads, como os anúncios funcionam e como adotar esse tipo de Ads para sua empresa ganhar visibilidade no mercado!

O que é LinkedIn Ads?

O LinkedIn Ads é o gerenciador de anúncios de mídia paga do LinkedIn, uma rede social voltada para relações comerciais e profissionais. Assim como outros gerenciadores, como o Google Ads e o Facebook Ads, ele permite que o usuário controle suas campanhas e ações dentro da rede social, pagando por publicidade.

Essa ferramenta ajuda o usuário a se aproximar de sua audiência, assim como ter consciência de quais anúncios estão surtindo resultado e quais são ineficientes.

Além disso, é possível, a partir de diferentes tipos de anúncios, modelos, segmentações e pagamentos, deixar suas campanhas mais eficientes. Sendo assim, os anúncios em mídia paga garantem a eficácia de suas campanhas, permitindo que sua empresa aproveite o tráfego orgânico e o tráfego pago da melhor forma possível.

Como fazer LinkedIn Ads?

Utilizar o LinkedIn Ads é algo simples, basta se cadastrar na plataforma e configurar os anúncios da maneira que desejar. Em alguns passos o usuário já estará cadastrado e utilizando o gerenciador de mídia paga. Confira, a seguir, o passo a passo:

Passo 1 – Entre no LinkedIn Ads

Antes de começar a criar e gerenciar suas campanhas no LinkedIn Ads, o usuário precisa entrar no gerenciador. Para isso, é necessário acessar o Gerenciador de Campanhas do LinkedIn e criar uma conta, adicionando dados como o nome da conta, o nome da campanha, em que moeda aquele produto ou serviço está sendo vendido e vincular o anúncio a outros links, se desejar.

É fundamental que as informações sejam claras e objetivas, pois assim o anúncio ficará mais claro e atrairá o público. Além disso, ajudará o algoritmo da plataforma a identificar possíveis interessados dentro da rede social.

Passo 2 – Defina os objetivos

Assim que criar a conta do anúncio no LinkedIn, o usuário deve clicar em criar conta e seguir para a outra etapa, a dos objetivos. Ou seja, está na hora do usuário explicar os objetivos por trás de sua campanha no LinkedIn Ads, informando se ele é um anúncio de conhecimento, consideração ou conversões.

Se o seu anúncio no LinkedIn Ads, contudo, tiver um objetivo diferente dos apresentados pela plataforma, o usuário poderá criar uma especificação.

Passo 3 – Escolha seu público-alvo

Assim que concluir os objetivos e clicar em prosseguir, uma nova aba se abrirá e o usuário definirá quem é seu público-alvo. Isso para quem deseja vender aquele produto ou serviço, pois assim o LinkedIn Ads irá identificar essas pessoas dentro da rede social e mostrar o anúncio para elas.

É possível personalizar seu público, criando filtros que irão ajudar a chegar nas pessoas certas. Além disso, é possível excluir determinados públicos, ou seja, aqueles que não irão receber os anúncios de forma alguma. Isso ajuda a criar uma estratégia de marketing mais inteligente e eficaz, pois enviar anúncios para quem não tem interesse no que está oferecendo é uma perda de tempo e, muitas vezes, de dinheiro.

Passo 4 – Defina o formato de seu anúncio

Em seguida, o usuário irá escolher o formato de seu anúncio, ou seja, a maneira como ele será apresentado. Terá apenas uma imagem ou será um carrossel de imagens? Será um anúncio em vídeo ou em texto? Tudo isso é muito importante de ser pensado, pois determinados públicos tendem a ver anúncios em vídeo, outros preferem imagens, por isso é necessário pesquisar a preferência de seu público.

Uma das maiores vantagens do LinkedIn Ads é que ele possui diversas opções de formatos, permitindo que o usuário escolha o melhor para sua marca.

Passo 5 – Escreva seu anúncio

O próximo passo é escrever o anúncio que irá aparecer no LinkedIn Ads. Essa etapa é muito importante, pois consiste no anúncio em si, que deve atrair o público, convencer sobre o produto ou serviço e levá-lo a comprar. É possível, nessa etapa, criar imagens, textos, vídeos, vincular links e utilizar outros meios de comunicação para chamar a atenção das pessoas.

Um dos grandes segredos dos anúncios é o Call to Action, ou seja, a chamada para ação. Isso significa levar o público a clicar no anúncio para visualizar o produto, isso por meio de frases e palavras de incentivo que devem ser antecedidas por uma apresentação convincente do produto ou serviço.

Passo 6 – Escolha a forma de pagamento

Nessa etapa o usuário irá informar a maneira como deseja pagar pelos anúncios. Assim como outros gerenciadores de mídia paga, o LinkedIn Ads possui diversas formas de pagamento, contudo, as mais populares são a custo por clique (CPC), na qual a plataforma cobra toda vez que uma pessoa clica em seu anúncio, e a por 1000 impressões (CPM), onde a cada mil impressões o usuário paga.

Além disso, o LinkedIn Ads oferece algumas ofertas para os usuários, oferecendo um custo menor por seus serviços.

Passo 7 – Selecione os horários

Após isso, será preciso definir em que período seus anúncios do LinkedIn Ads serão exibidos, ou seja, quais os melhores horários, que serão aqueles nos quais o público que deseja atingir utiliza as redes sociais.

Para escolher o tempo dos anúncios é preciso conhecer seu público e sua rotina dentro da internet. Por exemplo, se o seu público é ativo no período da noite na rede, entrando a partir das 20h e ficando por 45 minutos, os anúncios devem aparecer entre 20h a 20h45, quando o público estará visualizando.

Passo 8 – Monitore

Assim que terminar de criar sua campanha do LinkedIn Ads, o usuário poderá acompanhar como seu anúncio está se comportando, quais estratégias estão dando certo e quais podem ser modificadas, talvez o horário escolhido não esteja gerando visualizações e seja preciso alterar para outro que possa ter um desempenho melhor, por exemplo.

Lembre-se que monitorar seus resultados diferencia uma campanha de sucesso dentro do LinkedIn Ads e uma que está beirando o fracasso.

Benefícios de investir no LinkedIn Ads

Existem diversos motivos para anunciar com o LinkedIn Ads, uma das principais razões é o público diverso que a rede social possui. Por ser um local para conexões comerciais e profissionais, os perfis são os mais variados e, além disso, ainda é uma rede social “nova”, pouco explorada por empresas e outras marcas.

Os principais benefícios de investir no LinkedIn Ads são:

  • Público grande e diversificado, permitindo o investimento em diversos nichos;
  • Opções avançadas para a segmentação do público, garantindo que o anúncio irá para a pessoa certa;
  • Personalização de orçamentos para os anúncios e para o seu negócio;
  • Facilidade para se conectar com seu público-alvo;
  • O LinkedIn baseia suas campanhas em contas;
  • Maior variedade em formatos de anúncio e possibilidade de criação e edição dentro da plataforma.

Como mensurar os resultados?

Como um bom gerenciador de anúncios, o LinkedIn Ads permite que seus usuários analisem suas campanhas em tempo real.

Para ter acesso a todas as informações sobre um anúncio, basta clicar na campanha que desejar na área indicada como “Minhas Campanhas”.

A partir das informações disponibilizadas, o usuário poderá utilizar as ferramentas disponíveis na plataforma para mensurar resultados, ou seja, medir seus resultados para ver se foram positivos ou negativos. É possível mensurar a partir de objetivos, exemplo: o intuito da campanha era alcançar 100 pessoas, mas alcançou apenas 50.

O próprio LinkedIn Ads, a partir das informações de seus anúncios, poderá apresentar resultados de uma mensura. A partir dessas mensuras o usuário poderá mudar suas estratégias de marketing ou aperfeiçoá-las.

Melhores estratégias

Para ter sucesso no LinkedIn Ads é preciso investir em determinadas estratégias. Para escolher a melhor, no entanto, é preciso compreender o que sua empresa precisa, o que está faltando em suas campanhas e quais são os pontos fortes e fracos de seus anúncios. As melhores estratégias para ter sucesso no LinkedIn Ads são:

  • Teste se seu produto tem apoio do público, pois assim será possível definir o sucesso do produto, a melhor estratégia de marketing e os melhores anúncios. Além disso, teste diferentes tipos de anúncios, até encontrar aquele que se adapta melhor com seu produto;
  • Defina objetivos para sua campanha, ou seja, o que deseja com ela – alcançar novos leads, gerar conhecimento da marca, lista de contatos etc. – esses objetivos irão ajudar a mensurar o sucesso de seus anúncios e a idealizar as melhores estratégias;
  • Defina o melhor possível seu público, com isso, atingirá as pessoas certas, ou seja, as que possuem o maior potencial de compra para seus produtos e serviços;
  • Monitore, constantemente, os resultados de suas campanhas, isso ajudará a compreender o que está dando certo e o que não está funcionando. Além disso, é possível idealizar novas estratégias e aplicá-las o mais rápido possível.

O LinkedIn Ads é atualmente um dos melhores gerenciadores de mídia paga, isso porque ele fornece inúmeras ferramentas, possui uma opção vasta de público e um mercado que ainda não está saturado. Então, se você deseja investir em mídia paga, essa plataforma pode ser uma excelente aposta!

Bruno Ávila

Bruno Ávila é publicitário e especialista em Marketing Digital. Um dos precursores do mercado de infoprodutos no Brasil. Hoje Ávila está a frente do Ser Notável, escola que ajuda pessoas a serem percebidas como autoridade através das redes sociais.

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