Ser reconhecido por alguma ação pessoal ou profissional é muito gratificante, não é mesmo? Saber que alguém está reparando em você, nas suas atividades, naquilo que diz é um grande incentivo. Principalmente, se os elogios vêm de um chefe, da sua supervisora ou dos seus clientes. Nas redes sociais, isso não é diferente. Quem tem um negócio digital cria uma expectativa de ser reconhecido pelo que faz. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como ser reconhecido no Instagram e como ser reconhecido no YouTube. Confira!
Muita gente quer saber como ser reconhecido no trabalho ou como ser reconhecido na empresa. Segundo o dicionário Michaelis, o termo reconhecimento significa “recompensa ou retribuição por altos serviços; galardão e prêmio”, além de um “ato ou efeito de verificar” ou até mesmo “sentimento de gratidão por favor ou benefício recebido”.
Considerando então o sentido da palavra aplicada, o que você tem feito para ser reconhecido no meio em que atua? Será que suas ações estão gerando algum tipo de benefício para as pessoas? Seu trabalho presta um serviço para a sociedade e resolve o problema de alguém?
O reconhecimento pode ter efeito negativo ou positivo. Então, antes de tudo, que tal refletir se a sua expectativa está alinhada com a realidade do seu negócio? Se não estiver, não tem problema! É só recalcular a rota e partir para as novas estratégias que mostraremos aqui.
Para que a sua marca se torne relevante nas redes sociais, é essencial demonstrar autoridade, transmitir conhecimento, passar credibilidade e, por fim, ser reconhecido. O processo não é tão simples e requer boas estratégias de comunicação e marketing digital. Contudo, é totalmente possível de acontecer. Por isso, não desanime e siga as sugestões que daremos abaixo sobre como ser reconhecido no Instagram e como ser reconhecido no YouTube.
É muito chato rolar o feed de notícias do Instagram ou as sugestões de vídeos do YouTube e ver sempre “mais do mesmo”. Aproveite as tendências do momento para tornar o seu negócio conhecido, mas faça isso de maneira autêntica, sem perder a originalidade e a criatividade. Permaneça atuando conforme os propósitos e os valores do seu negócio.
Reduzir as suas redes sociais apenas como um espaço para compartilhar promoções e fotos de produtos ou serviços não é uma boa estratégia de marketing digital. Você pode fazer isso (também), mas é muito importante humanizar a sua marca e agregar valor ao seu conteúdo. Ensine algo para as pessoas e mostre como a sua empresa pode ajudá-las a resolver algum problema, ser uma pessoa melhor ou mais interessante.
Para que isso funcione bem, faça um planejamento de postagens e intercale diferentes tipos de conteúdo ao longo do dia, da semana ou do mês. Conforme é o lema da Ser Notável, que ensina diversos assuntos como, por exemplo, como ganhar dinheiro no YouTube: “transformamos pessoas comuns em negócios milionários”. Então, o que sua empresa pode acrescentar às pessoas?
Anota essa dica, porque ela é valiosa! Atualmente, o mais importante não é ter um milhão de seguidores no Instagram ou milhares de inscritos no canal do YouTube. Para ser reconhecido pelo que faz, é mais inteligente focar na qualidade do seu conteúdo e no engajamento do seu público. Mesmo com poucos seguidores, a sua marca pode ser relevante para o nicho em que atua e ser, assim, reconhecida pela credibilidade.
“Postar e sair correndo” não é legal e não traz nenhum tipo de benefício para o seu negócio. Lembra que no segundo tópico falamos sobre ter um planejamento para as publicações? Além de agregar mais valor ao seu serviço, essa organização também te ajudará a ter conteúdos regulares nas redes sociais. Isso é muito importante, pois sua marca pode ser super bacana, mas se ela não aparecer com frequência, as pessoas poderão até esquecer que ela existe.
Atualmente, as redes sociais são a principal vitrine do seu negócio. Ao redor do mundo, o Instagram possui mais de 1 bilhão de contas ativas todos os meses. No ranking mundial, o Brasil é o 3º país que mais utiliza a rede social, conforme pesquisa da Statista.
No caso do YouTube, a plataforma possui mais de 2 bilhões de usuários, o que corresponde a quase um terço de todas as pessoas que acessam a Internet.
Ou seja, o mundo online é fundamental para o reconhecimento do seu produto ou serviço. Por isso, ensine as pessoas algo interessante e compartilhe esse material por meio de e-books, vídeos, podcasts e postagens regulares.
Nas redes sociais, a recomendação orgânica é o mesmo que o famoso “boca a boca”. Ter um cliente satisfeito é excelente, pois as chances dele dar um feedback positivo sobre a sua marca aumentam. Incentive seus seguidores a postarem fotos com os produtos ou serviços, deixarem avaliações nos sites e compartilharem as experiências positivas com outros contatos.
A fidelização do cliente é o objetivo de qualquer marca, independente do ramo de atuação, isso é essencial para ser reconhecido no trabalho. Afinal, como dissemos no tópico acima, um cliente satisfeito volta outras vezes e ainda compartilha a experiência com outras pessoas. Por isso, procure sempre gerar o melhor serviço para as pessoas que já te seguem. Seja cordial, responda as dúvidas e tenha uma equipe de atendimento gentil e prestativa. Assim, ficará muito mais fácil ser reconhecido no mercado em que a sua empresa atua e nas redes sociais.
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