O sorteio no Instagram aumenta a visibilidade e o engajamento. Além disso, ações promocionais estreitam o seu relacionamento com seguidores. É claro que, para que ele funcione, existem alguns cuidados e estratégias sobre como fazer um sorteio no Instagram que devem ser seguidos.
Ou seja, regras para sorteio no Instagram precisam ser estabelecidas. Também existem ferramentas específicas que podem auxiliar você nesse processo, como o aplicativo para fazer sorteio no Instagram.
Um levantamento da empresa Tailwind mostrou que o sorteio no Instagram pode aumentar os seguidores 70% mais rápido. Ações do tipo têm 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas que posts tradicionais. O estudo constatou ainda que 91% de todas as postagens que alcançaram mais de 1000 comentários no aplicativo são posts de promoções.
Antes de tudo, você deve se perguntar: “qual o objetivo do meu sorteio no Instagram?”. Se não souber a resposta, será impossível medir os resultados da campanha. A sua meta pode ser atrair tráfego para um site, engajar ou ganhar seguidores, divulgar e vender algo.
O segundo passo de como fazer um sorteio no Instagram é definir os critérios. Isto é, para participar da campanha, o seguidor deve oferecer algo para a conta.É muito importante que ele esteja em sintonia com o seu objetivo.
Os critérios e regras para sorteio no instagram que as pessoas devem obedecer para participar podem ser: seguir o perfil, curtir ou comentar a postagem, utilizar hashtags nas fotos ou marcar amigos.
O prêmio para sorteio no Instagram não deve ser escolhido aleatoriamente, nem deve ser muito pequeno. Pode ser um produto físico digital, desconto, ingresso ou assinatura gratuita.
Mas, antes de definir o prêmio, é preciso entender qual a persona e os gostos dos seus seguidores. Por exemplo, se o seu Instagram é sobre beleza, sorteie maquiagens; se você fala sobre investimentos, o prêmio pode ser um curso sobre o tema.
Faça regras para o sorteio do Instagram e divulgue-as ao público. Determine a quantidade de seguidores que ganharão, especifique bem os prêmios, os critérios para participar, a data para início e término do sorteio, como fará contato e o envio para o vencedor. Caso não faça isso, é provável que o seu sorteio no Instagram perca credibilidade. Preocupe-se em ser transparente e justo com o público.
Há regras para sorteio no Instagram que são estabelecidas pelo próprio aplicativo. Informe-se sobre essas exigências, acessando as diretrizes de promoção da rede social. Além disso, toda promoção e campanha desse tipo é fiscalizada no Brasil pela Caixa Econômica Federal e está sujeita a penalizações.
O post do sorteio no Instagram precisa de uma imagem oficial, que deve ser chamativa para atrair as pessoas que estão passeando pelo feed. Além de uma legenda que registrará todas as informações da campanha.
A foto precisa ter os detalhes mais importantes, para caso o texto não seja lido e, obviamente, o prêmio sorteado. Não é necessário um designer, você pode encontrar diversas imagens em bancos gratuitos. Não copie conteúdos de outras páginas!
Pense na legenda como um complemento e um espaço para fazer ressalvas e especificações. Essa etapa de como fazer um sorteio no Instagram significa a concretização da campanha.
Essa é uma estratégia muito importante. Muitas vezes, as pessoas descobrem o sorteio no Instagram, por meio de hashtags relacionadas ao assunto. Por exemplo, #sorteio, #sorteios e #sorteiogram. Use também hashtags com o prêmio, como #sorteiolivros.
Tome cuidado com os excessos. As hashtags são essenciais, mas colocar muitas delas pode acabar poluindo a postagem.
O aplicativo para fazer sorteio no Instagram irá auxiliar você neste processo. Um exemplo é o AppTuts, feito para quem ainda está começando na rede social, ele faz o sorteio no Instagram usando os comentários, assim como o Sorteiogram.
Já o Wishpond, serve para sorteio no Instagram e em outras plataformas. Esse app é mais completo, atendendo a vários critérios, como hashtags, melhores fotos, texto e outros. O Heyo também permite campanhas com critérios diversos, por exemplo, competições de fotos, marcação de amigos, entrega de descontos, entre outros. Mas é um aplicativo para fazer sorteio no Instagram pago.
Depois de cumprir todos os passos acima, que ensinam como fazer um sorteio no Instagram, chegou a hora de divulgá-lo. Compartilhe em outras redes sociais a campanha. Você também pode usar plataformas pagas de anúncio, como o Adwords, Google Ads, Facebook Ads ou o próprio Instagram Ads.
Não há como fazer um sorteio no Instagram sem credibilidade. Por isso, analise divulgue os resultados. Poste quem é o vencedor e entre em contato, por meio de uma mensagem privada.
Outra dica é gravar a tela no momento em que os aplicativos para sorteio no Instagram indicam o vendedor. Ao final do sorteio no Instagram, mensure os resultados e verifique se o seu objetivo foi alcançado.
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